Buscar

ADF - Aula 04 - Teste de Conhecimento

Prévia do material em texto

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
	
	
	Aula 4 - Teste de Conhecimento
	
	1 Questão
	
	
	A análise das demonstrações financeiras visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, em consequência, sua posição atual e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências futuras. A análise que permite que se avalie a evolução dos vários itens de cada demonstração financeira em intervalos sequenciais de tempo denomina-se análise
		
	
	vertical
	
	do índice de liquidez corrente
	
	do índice liquidez Imediata
	 
	horizontal
	
	nenhuma das anteriores
	
Explicação:
A questão aborda a definição da análise horizontal.
	
	
	2 Questão
	
	
	A Análise Vertical indica a importância, em percentual, de cada conta em relação ao conjunto. No Balanço Patrimonial, a conta considerada como parâmetro é:
		
	 
	Ativo Total
	
	Vendas
	
	Patrimônio Líquido
	
	Ativo Não Circulante 
	
	Passivo Circulante 
	
Explicação:
A análise vertical do Balanço Patrimonial considera o Ativo total como 100%, afinal, este corresponde ao patrimônio total da entidade. Quando a análise vertical é aplicada ao Balanço Patrimonial, possibilita-se detectar a composição percentual dos tipos de aplicações e as origens de recursos que compõem o patrimônio da entidade
	
	
	3 Questão
	
	
	(Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: MPE – AP Prova: Analista Ministerial - Administração) Na análise de demonstrações financeiras, aquela de participação percentual ou de estrutura dos elementos dos Demonstrativos Contábeis é à de
		
	
	Análise Prospectiva (AP).
	
	Indicadores Econômico-Financeiros.
	
	Análise Horizontal (AH).
	 
	Análise Vertical (AV)
	
	Análise Horizontal Real (AHR).
	
Explicação:
A questão aborda a definição da análise vertical
	
	
	4 Questão
	
	
	Os seguintes valores foram obtidos do balanço patrimonial de uma empresa: Ativo Circulante...........22.000 Passivo Circulante.......30.000 RLP.............................. 6.000 Passivo Não Circul. ....20.000 Ativo de Investimento.. 3.000 Patrimônio Líquido...... 8.000 Ativo Imobilizado.........27.000 Podemos afirmar que o endividamento da empresa corresponde a aproximadamente:
		
	
	0,25
	
	0,66
	 
	0,86
	
	0,61
	
	0,78
	
Explicação:
O percentual é de 0,86
	
	
	5 Questão
	
	
	As técnicas de análise vertical e de análise horizontal permitem informar, por exemplo, quais são os principais tipos de ativos e como a participação/relevância de cada ativo se alterou nos últimos exercícios. Esse mesmo raciocínio pode ser estendido para os itens do Passivo + Patrimônio Líquido e também para as contas de Resultado. Neste contexto, marque a opção que contém a resposta correta.
		
	
	A análise vertical compara os valores de uma demonstração em determinado exercício social com as demonstrações em exercícios anteriores.
	
	Através da análise vertical, é possível detectar os motivos pelos quais o resultado de uma empresa melhora ou piora de um período para outro.
	 
	As análises vertical e horizontal devem ser empregadas de forma complementar, a fim de obter uma visão mais completa da situação da empresa.
	
	O objetivo da análise horizontal concentra-se na verificação da estrutura de composição de itens dos demonstrativos e a sua evolução no tempo.
	
	As análises vertical e horizontal da demonstração do resultado permitem avaliar a participação de cada elemento na formação do lucro ou prejuízo do período.
	
Explicação:
As análises vertical e horizontal devem ser usadas de forma conjunta e complementar para uma análise robusta.
	
	
	6 Questão
	
	
	Na análise do desempenho empresarial, os indicadores de lucratividade das vendas são utilizados para medir a eficiência de uma empresa para produzir lucros por meio de suas vendas. Por exemplo, uma margem operacional de 20% revela que 80% das receitas de vendas foram utilizadas para cobrir os custos e despesas operacionais. (ASSAF NETO, A. LIMA, F.G. Fundamentos de administração financeira. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014 (adaptado)
Considerando o exposto, analise os seguintes dados do resultado operacional da empresa comercial WB.
	Receita Líquida de vendas
	50.000,00
	(-) CMV
	17.000,00
	= Lucro Bruto
	33.000,00
	(-) Despesas de Vendas
	7.000,00
	(-) Despesas Financeiras
	1.000,00
	(-) Despesas Administrativas
	10.000,00
	= Lucro Operacional
	15.000,00
 
A margem operacional obtida pela empresa WB ao final do X1 é de:
		
	
	25%
	
	15%
	
	20%
	
	40%
	 
	30%
	
Explicação: MARGEM OPERACIONAL = 15.000/50.000 = 30%
	
	
	7 Questão
	
	
	De acordo com os conceitos de análise das demonstrações financeiras, a principal finalidade da análise horizontal é
		
	
	determinar índices-padrão de crescimento das contas do balanço.
	
	As alternativas "a" e "c".
	 
	determinar a evolução de elementos das demonstrações contábeis e caracterizar tendências.
	
	determinar quocientes de liquidez, endividamento, rotatividade e rentabilidade.
	
	determinar a relação de uma conta com o todo de que faz parte.
	
Explicação:
O objetivo da análise horizontal é avaliar a evolução de elementos das demonstrações contábeis e caracterizar tendências.
	
	
	8 Questão
	
	
	Qual é a análise que, expressa em porcentagem, relaciona uma conta ou um grupo de contas com valor afim, identificado no mesmo demonstrativo?
		
	
	horizontal
	 
	vertical
	
	operacional
	
	econômica
	
	NDA
	
Explicação:
A questão aborda a definição da análise vertical

Continue navegando