Buscar

metodo pilates disturbios neurologicos, reabiltçao e coluna vertebral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marineuza Cristina dos santos
MÉTODO PILATES PARA DISTURBIOS NEUROLOGICOS, REABILITAÇÃO E COLUNA VERTEBRAL
 Benefícios do Método Pilates são amplamente conhecidos e difundidos de forma geral.
 Na reabilitação de paciente com disfunções de origem neurológico não é diferente.
 É possível atuar com o Pilates em diversas situações em que o objetivo seja conquistar ganhos motores. Quem vive ou convive com alguém que apresenta essas desordens (Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Acidente vascular Cerebral – AVC e Paralisia Cerebral, por exemplo) precisam saber que esses pacientes podem ser beneficiar, e muito , com a prática do método.
 O Pilates pode ajudar o paciente a recuperar a habilidade de realizar tarefas simples do dia-a-dia como banhar-se, vestir-se, subir e descer escadas, entre outros. Outra situação muito importante é a melhora na qualidade da marcha, que irá resultar em menor esforço para os deslocamentos além de prevenir a ocorrência de quedas, que é motivo de grande preocupação entre familiares e os profissionais da área da saúde. Isso tudo é possível porque o Método promove melhora na mobilidade, flexibilidade, força, coordenação motora e equilíbrio. Os exercícios são associados à respiração, exigem concentração e são realizados em poucas repetições.
 A interação entre corpo e mente que acontece na prática do Método favorece ao paciente perceber melhor o corpo, tornando o mesmo capaz de melhorar o seu desempenho nas atividades cotidianas buscando conquistar autonomia e independência.
 A técnica Pilates apresenta muitas variações de exercícios e pode ser realizadas por pessoas que buscam alguma atividade física, por individuas que apresentam alguma patologia em que a reabilitação é necessária, como desordens neurológicas, como visto anteriormente, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios da coluna vertebral (Blum, 2002; Kolyniok;Cavalcante; aoki, 2004; Vad; Macknzie; Root, 2003; Laty, 2001; Sacco Et Al, 2005; Mendonça; Silva, sd). Muitos dos pequenos movimentos terapêuticos desenvolvidos para ajudar pessoas que se recuperam de lesões podem ser intensificados para desafiar.
 Conforme Curi (2009) no Pilates bem orientado, é praticamente inexistente a possibilidade de lesões ou dores musculares, pois o impacto é zero. Com a pratica de Pilates, as pessoas aprendem a manter uma postura correta em diversas situações do cotidiano, como por exemplo, sentar, andar e agachar.
 A flexibilidade é a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações. É a capacidade de alongamento das estruturas que compõem os tecidos moles e músculos, tendões, tecido conjuntivo, através da amplitude de movimento articular disponível. O musculo é o maior contribuinte a amplitude de movimentos das articulações. 
 Atualmente considera-se que 80% da população em geral sofrerá pelo menos um episodio de dor na coluna, ao decorrer da vida.
 As patologias na coluna são sem duvida alguma o maior numero de procura pelo Método Pilates. Seja hérnia de disco, escoliose ou qualquer outra patologia, o tratamento com Pilates melhora e muito, a reabilitação do paciente.
 O Pilates é o tratamento mais utilizado para patologias da coluna pois trabalha profundamente a musculatura do abdômen e assim promove uma maior articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga, se tornando a melhor escolha por não lesionar a musculatura.
 “Para alcançar as mais altas realizações dentro de nossas capacidades em todos os momentos da vida, precisamos constantemente nos esforçar para adquirir corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes ate o limite de nossa habilidade”
 	Joseph pilates, retum to life

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais