Buscar

LEANDRO KARNAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
JÚLIA ZENÓBIA PEREIRA DE SOUZA 11191101998
LAURA DE FÁTIMA FERREIRA 111911
LEANDRO KARNAL
MOGI DAS CRUZES – SP
2020
LEANDRO KARNAL
Leandro Karnal nasceu em São Leopoldo, município do Rio Grande do Sul, em 1 de fevereiro de 1963, filho de Renato Karnal e Jacyr Karnal, terceiro de quatro dos filhos, do pai que era advogado, político e professor de idiomas. 
Teve uma vida de classe média, com o pai professor teve ótimas oportunidades de estudo assim como seus irmãos. A princípio, sua educação se deu em um colégio de freiras, na adolescência e juventude, estudou na Companhia de Jesus, local onde foi um Jesuíta. Graduado em História pela Unisinos, é especializado em História da América e doutor em História Social pela USP. Leciona há 30 anos, tendo passado por ensino fundamental, médio, escolas públicas e privadas, cursinhos pré-vestibulares, universidades variadas e hoje leciona na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha há muitos anos com capacitações para professores da rede pública e publicação de material didático e de apoio para os professores. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC), do corpo editorial da Revista Brasileira de História (versão impressa) e de corpo editorial da Revista Poder & Cultura. Foi parecerista da Fapesp, CAPES, CNPq, Revista Pagu, Revista Brasileira de História, Editora da Unicamp. E colaborou na curadoria de museus, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Leandro não tem filhos e não é casado, quando questionado quanto a isso pelo entrevistador Peu Araújo, para a página “Páginas Negras da Trip” em 2016 o historiador deu a seguinte declaração:
Há um ônus em estar solteiro e há um ônus em estar casado e quando você consegue dizer qual é o ônus e o bônus que você quer de cada uma dessas relações você dá um salto muito grande. É a defesa particular que faço hoje, aos 53 anos. A opção tem que ser clara pra você. Então, quando você casa, case. Quando você não casa, não case.
Na mesma entrevista mostrou como aplicou o que aprendeu em sua vida acadêmica com grandes filósofos para a sua vida pessoal. 
Você nunca terá certeza de um caminho certo. Nietzsche diz, e eu adoro, que praticamente todos os caminhos darão errado; portanto você tem que achar um caminho que dê errado, mas que a caminhada cause mais prazer que dor. Todos os caminhos são o fracasso. Há uma coisa de Sartre que influenciou muito a minha juventude, que é quando ele explica que a morte nadifica – nem existe essa palavra em português – a vida. Torna-a destituída de sentido. E tornar a vida destituída de sentido nos dá uma liberdade enorme.
Autor de mais de 20 livros -cujas vendas já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares, o historiador Leandro Karnal convida o leitor a fazer uma reflexão sobre temas apresentados em suas obras e ao fazer ser exposto a incertezas o leitor é obrigado a ver o seu reflexo na sociedade contemporânea. Alguns de seus livros são parcerias com outros intelectuais como Mario Sergio Cortella e Monja Coen, com uma linguagem simplista que acaba encantando não só os estudiosos da área.
Leandro Karnal faz questionamentos que açoitam o cotidiano da sociedade, perguntas como “O que importa na vida?” são comuns nos títulos de seus vídeos no YouTube (Prazer, Karnal) com mais de seiscentos mil inscritos. A plataforma ajudou a propagar e dividir soluções de como se comportar em algumas situações, não induzindo o espectador a tomar as atitudes não com base em questões de “certo” ou “errado”, mas analisando a situação de diferentes aspectos. Karnal é ativo em diferentes redes sociais e tem uma conta no Instagram voltada a educação (Escola do Karnal). Passou a ser mais conhecido depois de participar de programas em emissoras abertas e hoje é colunista do Estadão e apresentador do programa CNN Tonight, da CNN Brasil.
Leandro citou em sua página da Editora Contexto que sua meta de vida é ser lembrado como alguém que tentou ser um bom professor. 
“Eu gosto de dizer coisas que tirem as pessoas das zonas de conforto mentais.” KARNAL, Leandro. Quero ser Leandro Karnal. Revista Trip, São Paulo 27 de setembro de 2016. Páginas Negras da Trip. Disponível em: < https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-filosofo-leandro-karnal-nas-paginas-negras-da-revista-trip >. Acesso em: 25 de setembro de 2020.
REFERÊNCIAS
EBIOGRAFIA. Leandro Karnal. Disponível em: https://www.ebiografia.com/leandro_karnal/. Acesso em: 26 set. 2020.
EDITORA CONTEXTO. Autores: Leandro Karnal. Disponível em: https://www.editoracontexto.com.br/categoria/autores/l1/leandro-karnal. Acesso em: 25 set. 2020.
ESCOLA EDUCAÇÃO. Leandro Karnal. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/leandro-karnal/. Acesso em: 25 set. 2020.
REVISTA TRIP. Quero ser Leandro Karnal. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/entrevista-com-filosofo-leandro-karnal-nas-paginas-negras-da-revista-trip. Acesso em: 25 set. 2020.
SUPER INTERESSANTE. Leandro Karnal – O historiador convertido em guru da filosofia pop Leia mais em: https://super.abril.com.br/cultura/leandro-karnal-o-professor-preferido-de-quem-busca-filosofia-pop/. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/leandro-karnal-o-professor-preferido-de-quem-busca-filosofia-pop/. Acesso em: 25 set. 2020.
YOUTUBE. Prazer, Karnal. Disponível em: https://www.youtube.com/c/PrazerKarnal/about. Acesso em: 25 set. 2020.

Continue navegando