Buscar

Contabilidade de Areas Especificas I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Enunciado: A agricultura tem sido na atualidade, principalmente nesse início do século XXI, um setor que recebeu incentivos para que as atividades fossem ampliadas. A diversificação de culturas fez com que as atividades fossem mais organizadas, não somente nos seus processos de cultivo, mas também na organização administrativa. Ocorrem aspectos nessa atividade que se não tiverem controle podem levar prejuízos aos negócios agrícolas e podem dificultar a sobrevivência da atividade. Destaca-se que, há nesse segmento diferenciação nas atividades, bem como nas Pessoas que a elas se dedicam.
Questiona-se:  Considerando esse contexto, bem como os capítulos UM ao CINCO do livro texto apresente um breve resumo do entendimento sobre os eixos centrais de cada capítulo. 
Orientação: Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 15 linhas. Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão.
Um abraço e BOM TRABALHO,
Prof. Nédio
 
Resposta
Ao profissional da Contabilidade é relevante o conhecimento da atividade rural, pois há especificidades da área como por exemplo o ciclo agrícola que podem (e devem) ser classificadas de acordo com o tempo que levam para o plantio, armazenamento e comercialização, o que nem sempre coincide com o ano/período fiscal de um ano. 
Referente ao plano de contas aplicada na atividade rural, é necessário primeiramente, distinguir que há atividade de culturas agrícolas e há atividade que trata de pecuária, ambas são rurais. O plano de contas deve ser adaptado em cada uma das atividades com o intuito de fornecer melhores informações sobre os fatos contábeis que ocorrem em cada atividade.
Há variação no custo, no caso da pecuária, deve-se lançar mão do método pelo valor de mercado, pois a variação do mercado traz informações para a contabilidade do negócio rural.
Quanto a depreciação, toda cultura permanente que produzir frutos será alvo de depreciação. 
O quarto capítulo trouxe alguma peculiaridade do plano de contas aplicado à atividade agrícola e, nele, verificou-se que há os gastos pré-operacionais, os quais normalmente são contabilizados pelo preparo do solo, agregando-se nela os recursos dispendidos para um futuro desenvolvimento da atividade agrícola. Por fim, estudou-se a tributação na atividade rural, tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica. Foi visto que cada qual tem forma específica de tratamento tributário, sendo que na Pessoa Jurídica deve ser observado se a mesma desempenha duas atividades, as quais devem ser evidenciadas, mensuradas e tributadas separadamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando