Buscar

Considerando a disciplina jurídica dos recursos, disserte acerca do juízo de admissibilidade recursal na sistemática do Código de Processo Civil. Justifique sua resposta.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dentro do âmbito jurídico recurso quer dizer curso retroagido, ou seja, ele não deixa de ser uma nova análise do processo, que possui a finalidade de apurar ou não a existência de um defeito processual, fazendo com que se provoque uma nova análise na decisão judicial.
Porém para que o recurso em questão seja aceito ele deve obedecer a alguns requisitos formais, caso contrário não será analisado. Entretanto se ele for aceito, será dividido em duas partes que é o juízo de mérito e o juízo de admissibilidade.
Focando no solicitado pela atividade discursiva, a função do juízo de admissibilidade nada mais é do que analisar o recurso para que seja verificado se ele atende todos os pré-requisitos exigidos pela lei, estando esse recurso de acordo, é informado que ele foi admitido ou conhecido, caso a análise seja negativa, o recurso não será conhecido, o que irá prejudicar a analise de mérito, fazendo com que ele pereça antes mesmo de ser avaliado.
Também existem inúmeros pressupostos em relação ao juízo de admissibilidade, que podem ser divididos em dois grupos que são os pressupostos intrínsecos que estão relacionados ao processo concreto e os pressupostos extrínsecos que estão relacionados aos requisitos que se encontram na norma processual, que são o interesse, cabimento e legitimidade. 
Conclui-se que o juízo de admissibilidade é o primeiro passo no processo recursal, sendo que o juiz responsável irá analisá-lo e determinar se a ação será inadmissível proferindo assim a sentença terminativa ou admissível chegando ao juízo do mérito, julgando nessa parte o pedido improcedente ou procedente, dando assim continuidade no recurso dentro dos autos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando