Buscar

Exercícios e Prova de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo - Exercício de Fixação 1
Questão 1 
A poluição dos recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, não é causada apenas por lançamentos pontuais de efluentes domésticos e industriais não tratados. Nas áreas urbanas, a poluição também é provocada pelo escoamento superficial em áreas impermeáveis, como nas ruas pavimentadas e construções. Sobre a poluição difusa, julgue as assertivas a seguir:
I. A impermeabilização reduz a velocidade de escoamento superficial da água, prejudicando o ciclo hidrológico.
II. Exemplos de fontes potenciais de poluição difusa são o lixo acumulado nas ruas e calçadas e atividades da construção civil.
III. A poluição difusa se caracteriza pelo lançamento de poluentes em pontos específicos em rios e córregos.
IV. O monitoramento das cargas poluidoras difusas não é uma tarefa fácil, haja vista a dificuldade em se identificar sua origem.
V. O controle de poluição difusa deve incluir ações sobre a área geradora de poluição, e não apenas sobre o efluente lançado.
Assinale a alternativa que contém todas e apenas as alternativas corretas:
A - I, II, III, IV e V.
B - I, III e V. 
C - II e IV.
D - II, III e IV.
E - II, IV e V. (Resposta correta)
Questão 2 
Atividades agrícolas e industriais que fazem uso de recursos naturais na forma de matérias-primas ou insumos têm potencial de provocar inúmeros impactos ambientais no solo. Contudo, é possível reduzir estes impactos planejando uma ocupação criteriosa do solo e utilizando técnicas adequadas de conservação para cada cultura agrícola e região. Sobre os impactos ambientais causados ao solo por atividades agrícolas e industriais, analise as assertivas abaixo e assinale a correta:
A - A compactação do solo, causado pelo tráfego de maquinário pesado, é um efeito benéfico ao plantio.
B - A implantação da monocultura e o desmatamento para plantio levam à redução da biodiversidade nas áreas utilizadas. (Resposta correta)
C - A remoção da mata ciliar favorece o aumento da biodiversidade, ao produzir corredores ecológicos de acesso a rios e córregos.
D - As queimadas controladas favorecem a ciclagem de nutrientes no solo, tornando-os mais acessíveis às culturas.
E - O uso de adubos químicos e fertilizantes pode levar ao aumento da disponibilidade de nutrientes e melhoria na qualidade do solo.
Questão 3 
A bacia hidrográfica é a unidade básica de planejamento dos recursos hídricos. Sobre ela incidem planos e normas estabelecidos em diferentes escalas: federal, estadual e municipal. Sobre o manejo de bacias hidrográficas, assinale a alternativa correta:
A - A água é um bem ilimitado e, dessa forma, não é dotada de caráter econômico.
B - A definição dos limites de uma bacia hidrográfica ou fluvial, apesar de geograficamente importante, não é relevante para a redução dos impactos ambientais nos recursos hídricos.
C - A impermeabilização de solos é uma medida positiva no manejo das bacias hidrográficas, por proporcionar o rápido escoamento das águas superficiais.
D - As matas ciliares contribuem para o armazenamento de água nas microbacias hidrográficas, diminuindo o risco de falta de água na estação seca do ano. (Resposta correta)
E - No processo de manejo dos recursos hídricos, o ideal é que a água presente em uma bacia escoe rapidamente por meio de seus rios e córregos.
Questão 4 
“Os coliformes indicam a presença de micro-organismos patogênicos, provenientes de efluentes sanitários. Os principais constituintes são Coliformes Totais; Coliformes Termotolerantes; Escherichia Coli; Bactérias Heterotróficas; Protozoários (Giardia e Cryptosporidium) e Clorofila “a”. Capítulo 1, Parte 3: parâmetros biológicos da água e do solo. A respeito dos coliformes, analise as sentenças a seguir:
I. É possível encontrar em grandes quantidades nas fezes do ser humano e de animais de sangue quente.
II. Não representa risco à saúde humana, apenas à saúde dos animais.
III. Podem ser subdivididos em coliformes totais e coliformes termotolerantes.
IV. Quanto maior a concentração destes organismos em um corpo d’água, menor será o seu grau de poluição, assim reduzindo os riscos de doenças.
Estão corretas:
A - I e II;
B - I e III; (Resposta correta)
C - I e IV;
D - II e III;
E - III e IV.
Questão 5 
A água na forma líquida pura não se encontra na natureza, pois sempre estará em contato com os gases atmosféricos, por exemplo. Então, para identificar a qualidade da água, são necessários indicadores físicos, químicos e biológicos.
 PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/43547/parametros-e-indicadores- de-qualidade-da-agua#ixzz4C8HazMbu. Acesso em: 19 junho 2016.
Assinale a alternativa que contenha apenas parâmetros físicos da água:
A - Alcalinidade, cor, temperatura e oxigênio dissolvido.
B - Coliformes termotolerantes, cor, turbidez e temperatura.
C - Condutividade elétrica, turbidez, cor e temperatura. (Resposta correta)
D - Potencial hidrogeniônico, alcalinidade, cor e temperatura.
E - Sabor, turbidez, cor e temperatura.
Questão 6
Assinale a alternativa que apresenta o órgão que tem a competência sobre o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e sua potabilidade.
A - Agência Nacional das Águas.
B - CONAMA.
C - Ministério da Saúde. (Resposta correta)
D - Ministério do Meio Ambiente.
E - Secretaria Nacional de Saneamento Básico.
Questão 7 
“O pH é a sigla usada para potencial (ou potência) hidrogeniônico, porque se refere à concentração de [H+] (ou de H3O+) em uma solução. Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC”. CAP. 1 PARTE 1: Parâmetros físicos da água e do solo. A respeito desse indicador, analise as afirmações abaixo:
I. Se o pH for igual a 7, ou seja, o meio da escala, o pH será neutro;
II. Se o pH for maior que 7, a água será considerada ácida;
III. Se o pH for menor que 7, a água terá um pH básico.
Está(ão) correta(s):
A - Apenas a I e II.
B - Apenas a I; (Resposta correta)
C - Apenas a II;
D - Apenas a III;
E - Todas estão corretas;
Questão 8 
O nível do Rio Doce subiu 1,72 metro em Colatina por causa das chuvas que atingem o Noroeste do Espírito Santo e Minas Gerais, desde domingo (17). O efeito disso foi o aumento da turbidez da água. [...] G1. Espírito Santo. Publicado: 20/01/2016. Disponível em:< http://g1.globo.com/espirito-santo/desastre-ambiental-no-rio-doce/noticia/2016/01/rio-doce-tem-nivel-e-turbidez-da-lama-elevados-apos-chuva-no-es.html> Acesso em: 20 Junho 2016. Turbidez é um dos parâmetros físicos analisados na qualidade da água. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que traz a explicação correta do que é a turbidez:
A - A turbidez da água é determinada por diversos materiais em suspensão, de tamanho e natureza variados, tais como areia, matéria orgânica e inorgânica, compostos corados solúveis, plâncton e outros organismos microscópicos. (Resposta correta)
B - A turbidez é o resultado de grande quantidade de metais pesados em suspensão.
C - A turbidez representa uma porção da água não ocupada por sólidos ou partículas.
D - Turbidez é o processo de desagregação do solo pela água da chuva reduzindo os poros que absorvem a água no mesmo.
E - Turbidez é um termo empregado para designar a proporção relativa das frações argila, silte ou areia no solo. Ou seja, a diferença de tamanho das partículas de cada um.
Questão 9 
As áreas florestais, assim como algumas espécies de algas, são de extrema relevância para purificação do ar, mas parte do O2 que é produzido pelas árvores é também consumido pelas próprias, por meio da respiração. Porém, algumas espécies de algas fabricam muito mais oxigênio do que precisam e desta forma as algas são, juntamente com as árvores, importantes contribuintes para amenizar a quantidade de CO2 emitido por ações poluidoras.
Além disso, as algas podem ter grande importância para produção de O2 porque ocupam uma área maior que a das árvores. "Afinal, 70% do planeta é coberto de água e todos os oceanos são habitados por algas microscópicas produtoras de oxigênio", diz a bióloga, Estela Maria Plastino, da Universidade de São Paulo (USP). IBF. Qual a contribuição das árvores e algas para produção de O2?. Disponível em: < http://www.ibflorestas.org.br/noticias/251-qual-a-contribuicao-das-arvores-e-algas-para-producao-de-o2.html> Acesso em 20 Junho 2016. Acredita-se que grande parte do oxigênio produzido e dissolvido é devido a fotossíntese das algas. Com base no texto e no conteúdo estudado analise as alternativas abaixo:
A - A eutrofização é causada pela falta de nutrientes na água.
B - As algas desempenham importante e único papel durante sua existência: a produção de oxigênio.
C - As algas são importantes contribuintes para amenizar o O2 da atmosfera.
D - As algas trazem inconvenientes com frequência, pois reduzem o oxigênio da água e assim altera sua turbidez.
E - Quando presente em grandes quantidades, como resultado do excesso de nutrientes (eutrofização) na água, as algas trazem alguns inconvenientes como sabor e odor; toxidez, turbidez e cor. (Resposta correta)
Questão 10 
No Brasil, a Resolução Conama 357, de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e os padrões de lançamento de efluentes. Entretanto, para que o enquadramento seja feito de forma correta, é importante estabelecer alguns parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade. Sobre este tema, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta a correspondência correta entre o parâmetro e sua definição:
A - Alcalinidade: associada à concentração de íons [H+] no meio.
B - Cor: relacionada à capacidade da água em transmitir corrente elétrica.
C - Demanda bioquímica de oxigênio (DBO): quantidade de oxigênio necessária à oxidação da matéria orgânica por meio de um agente químico.
D - Potencial hidrogeniônico (pH): medida da concentração de sais alcalinos, como sódio e cálcio.
E - Turbidez: determinada por parâmetros em suspensão (matéria orgânica e inorgânica), compostos corantes solúveis, plâncton e outros microrganismos. (Resposta correta)
Exercício de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo - Exercício de Fixação 2
Questão 1
O índice de pH indica fatores ácido, básico ou neutro. Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se o pH da água entre:
A - 1 e 4.
B - 12 a 15.
C - 3 e 5.
D - 5 e 7.
E - 6 e 9. (Resposta correta)
Questão 2 
Estação de Tratamento de Água.
Uma das etapas das estações de tratamento de água consiste em deixar a água mantida por determinado tempo em tanques, o motivo é para que sólidos em suspensão se depositem no fundo. Esta operação é chamada de:
A - Centrifugação.
B - Filtração.
C - Fluoretação.
D - Sedimentação. (Resposta correta)
E - Sifonação.
Questão 3 
O manejo das Bacias Hidrográficas é umas das tecnologias mais avançadas na conservação da água. Dentre suas práticas e técnicas estão a conservação do solo, planejamento e conservação de estradas rurais, programas de macrodrenagens em áreas urbanas e recuperação de matas ciliares. FAEL, 2016. Gerenciamento e Controle da Poluição da Água e do Solo Sobre as práticas e técnicas do manejo das Bacias Hidrográficas associe a coluna I de acordo com a coluna II. Coluna I
1. Conservação do solo
2. Planejamento e Conservação de estradas rurais
3. Recuperação de matas ciliares Coluna II
( ) funcionam como filtros, retendo sedimentos e poluentes das áreas agrícolas e urbanas adjacentes.
( ) caracterizada por intervenções físicas com a finalidade de conduzir e reduzir a velocidade das águas da chuva e fomentar que ela se infiltre no solo para alimentar os lençóis freáticos e aquíferos.
( ) se transformam em dias de chuvas em canais de escoamento de água gerando sérios processos erosivos degradando os próprios cultivares agrícolas, bem como assoreando as nascentes, rios e riachos.
A sequência correta é:
A - 1, 2, 3.
B - 1, 3, 2.
C - 2, 1, 3.
D - 3, 1, 2. (Resposta correta)
E - 3, 2, 1.
Questão 4 
Um dos mecanismos utilizados nas Estações de Tratamento da Água é a sedimentação. Que consiste em:
A - Agregar em conjuntos maiores, chamados flocos, as partículas coloidais que não são capazes de se sedimentar espontaneamente.
B - Grades e crivos que são barreiras físicas de ferro que são locadas na entrada de água para a estação.
C - Introdução de ar no meio aquoso de modo a oxigenar o líquido.
D - Separação da areia que possui grãos com maiores dimensões e densidade e que vão por gravidade para o fundo do tanque, da matéria orgânica que possui sedimentação bem mais lenta permanecendo em suspensão. (Resposta correta)
E - Utilização de flúor visando proporcionar uma medida segura e econômica de auxiliar na prevenção da cárie infantil.
Questão 5
“Qualquer atividade agrícola que emprega recursos naturais, como água e solo, e usa insumos e defensivos químicos, como fertilizantes e praguicidas, provoca inúmeros impactos ambientais no solo. Contudo, é possível reduzir quaisquer impactos, ao fazer planejamento, ocupação criteriosa do solo agrícola e emprego de técnicas de conservação para cada cultura agrícola e região”. Capítulo 3; parte 2: técnicas e métodos de redução de impactos ambientais no solo. Diante dessa temática, relacione as colunas dos impactos ambientais com a melhor técnica/método de redução de impacto, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta. Impacto
( 1 ) Desmatamento
( 2 ) Compactação do solos
( 3 ) Erosão e Voçorocas do solos
( 4 ) Contaminação com óleos e combustíveis de máquinas agrícolas Técnica/método de redução de impacto
( ) Fazer sempre a manutenção das máquinas agrícolas.
( ) A conservação do solo através de curavas de nível, terraços e plantio.
( ) Promover o Manejo Florestal certificado pelo IBAMA
( ) Definir e planejar rotas de acesso á áreas agrícolas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - 1, 2, 3, 4.
B - 1, 4, 2, 3.
C - 2, 1, 3, 4.
D - 4, 3, 1, 2. (Resposta correta)
E - 4, 3, 2, 1.
Questão 6 
O tratamento físico da água é considerado preliminar, tendo como procedimento convencional as detecções de turbidez, cor e pH. FAEL, 2016. Gerenciamento Água e Solo. Marque a alternativa correta sobre a turbidez:
A - é a presença de tanino, oriundo dos vegetais.
B - é o nível de acidez da água.
C - é o nível de alcalinidade da água.
D - é ocasionada pela presença de argilas, matéria orgânica e microrganismos, mono e policelulares oriunda apenas de processos antrópicos.
E - é ocasionada pela presença de argilas, matéria orgânica e microrganismos, mono e policelulares oriunda de processos naturais e antrópicos. (Resposta correta)
Questão 7
“De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 todas as esferas da federação possuem competências e responsabilidades no que tange à verificação de indicadores de análise de qualidade de água”. Cap. 2; Parte 3: órgãos competentes e oficiais previstos na legislação para análise de indicadores. Em seu Artigo 6°, são definidas as competências atribuídas à União e que serão exercidas pelo Ministério da Saúde e entidades a ele vinculadas. Julgue, como verdadeiro ( V) ou falso ( F ), os órgãos vinculados ao Ministério da Saúde.
( ) IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
( ) FUNASA - Fundação Nacional de Saúde
( ) ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
( ) CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente
( ) SESAI/MS – Secretaria Nacional de Saúde Indígena
( ) SVS/MS – Secretaria de Vigilância em Saúde
A sequência correta é:
A - F, V, V, F, F, F.
B - F, V, V, F, F, V.
C - F, V, V, F, V, V. (Resposta correta)
D - F, V, V, V, V, V.
E - V, V, V, F, V, V.
Questão 8
A imagem mostra as etapas do processo do tratamento da água nas estações de
tratamento antes de chegar às residências.
Fonte: www.pelotas.rs.gov.br
Com base na imagem e nos conhecimentos adquiridos responda: Uma das etapas do tratamento é a cloração, esta fase é importante pois:
A - O cloro age como um coagulante das impurezas da água, e assim será visível caso chegue compostos orgânicos as torneiras das residências.
B - O cloro ajuda evitar cáries.
C - O cloro atua como um filtro.
D - O cloro atua na desinfecção da água para que chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor. (Resposta correta)
E - O cloro auxilia no processo de decantação.
Questão 9 
Disponível em: <http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma10.htm>. Acesso: 01 jul 2016.
Na figura acima é possível perceber como o tipo de cobertura do solo influencia a vazão e, mais grave, o menor tempo dessa descarga máxima, sobrecarregando os tubos de drenagem por onde a água da chuva escoa. Para amenizar ou alterar a tendência nas áreas urbanas da vazão X tempo é preciso considerar alguns princípios. Sobre esses princípios avalie as afirmativas a seguir:
I. O aumento de vazão devido à urbanização deve ser transferido para Jusante.
II. No horizonte de avaliação deve-se contemplar futuras ocupações urbanas.
III. As áreas ribeirinhas somente deverão ser ocupadas dentro de um zoneamento que contemple as condições de enchentes;
IV. A expansão urbana deve ser o domínio preponderante na avaliação dos impactos resultantes de atos ambientais.
As afirmativas que estão de acordo com o princípio de contenção de inundações são:
A - I, e III;
B - I, II e IV.
C - II e III; (Resposta correta)
D - II e IV;
E - III e V;
Questão 10
De uma maneira simplificada o processo Anaeróbio ocorre em quatro etapas. Associe a coluna I (etapa) com a coluna II ocorrência do processo.
Coluna I
Etapa
1
2
3
4
Coluna II
Ocorrência do processo
( ) os microrganismos metanogênicos transformam esses substratos em CH4 e CO2.
( ) as bactérias acidogênicas transformam os ácidos e açucares em compostos mais simples como ácidos graxos de cadeia curta, ácido acético, H2 e CO2.
( ) a matéria orgânica complexa é transformada em compostos mais simples como ácidos graxos, aminoácidos e açúcares, pela ação dos microrganismos hidrolíticos.
( ) estes produtos são transformados principalmente em ácido acético, H2 e CO2, pela ação das bactérias acetogênicas.
A sequência correta é:
A - 1, 3, 4, 2.
B - 2, 3, 4, 1.
C - 3, 1, 2, 4.
D - 4, 2, 1, 3. (Resposta correta)
E - 4, 2, 3, 1.
Exercício de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo - Exercício de Fixação 3
Questão 1
Matas Ciliares são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. Disponível em:< http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/matas_ciliares/>Acesso em: 26 junho 2016. Com relação ao desmatamento das matas ciliares é correto afirmar que:
A - A retirada da mata ciliar aumenta o assoreamento e a erosão dos rios e mananciais, comprometendo a qualidade da água e aumentando o risco de enchentes e inundações. (Resposta correta)
B - A retirada das matas ciliares deve ser realizada para que poluentes das áreas agrícolas não contaminem plantas e solo.
C - Espécies exóticas como pinus e eucalipto são uma boa alternativa para substituir a mata da beira dos rios.
D - Não há interação entre florestas e animais.
E - Nos lugares em que as pessoas vivem a pesca a mata ciliar pode ser retirada.
Questão 2 
O Brasil é o país que possui maior quantidade de água doce no mundo, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente. Mas será que o país mais rico em recursos hídricos faz bom uso dessa dádiva da natureza? [...] Carlos Madeiro. Do UOL em Maceió. Publicado em: 21/03/2015. Disponível em:< http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/21/com-12-da-agua-doce-mundial-o-brasil-cuida-bem-dela-veja-respostas.htm> Acesso em: 28 junho 2016. Considerando o cenário brasileiro em relação à quantidade de água doce em relação a outros países do mundo. O que poderia motivar uma grave crise hídrica no território nacional? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
A - A ausência de aquíferos em solos brasileiros.
B - A degradação dos mananciais causada por animais.
C - A degradação provocada pelas atividades humanas e o desperdício no consumo. (Resposta correta)
D - A redução de áreas de solo utilizadas para agricultura.
E - Escassez de grandes bacias hidrográficas.
Questão 3
Fonte: natanaelklein102.blogspot.com
Todos os seres vivos dependem da água para sua sobrevivência seja em maior ou menor escala. Porém, o consumo excessivo, o alto grau de desperdício e a poluição provocada pela atividade humana vêm ameaçando a disponibilidade deste recurso para as futuras gerações.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez de água em nível global seria:
A - Captar águas pluviais.
B - Considerando que a maior parte da água na Terra é doce, uma opção seria explorar leitos de água subterrânea.
C - Desenvolver processos de reutilização da água. (Resposta correta)
D - Importar água de outros estados.
E - Limitar o uso da água para todos os seres vivos apenas uma vez por semana.
Questão 4 
Sobre a importância de recuperação e a técnica de recuperação de matas ciliares analise as afirmativas abaixo:
I. Na recuperação das Matas Ciliares, é necessário saber, primeiramente, como eram essas matas, no local, antes de serem desmatadas ou degradadas.
II. É importante nas ações de manejo garantir a volta dos processos ecológicos, por exemplo, a redução de consumo e o reuso, a inserção de curvas de nível e o desenvolvimento de plântulas no solo da floresta.
III. As matas ciliares contribuem protegendo e conservando de forma efetiva a água.
É correto o que se afirmar em:
A - I e II.
B - I e III. (Resposta correta)
C - II e III.
D - Nenhuma das alternativas.
E - Todas as alternativas.
Questão 5 
Devido à falta constante de água em algumas regiões do país, o seu reaproveitamento passa a ser uma solução.
Fonte: cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com A disponibilidade hídrica para o setor de saneamento tem se agravado por conta da deterioração da qualidade da água bruta dos mananciais, localizados nas regiões mais próximas dos centros urbanos. Com o desenvolvimento econômico das regiões metropolitanas e a consequente exploração dos recursos ambientais, a disponibilidade hídrica, em termos de quantidade e qualidade, dos rios, dos reservatórios, dos poços e dos demais mananciais, diminui ao longo do tempo. FAEL, 2016. Gerenciamento e Controle da Poluição da Água e do Solo Inúmeras tecnologias de Redução do Consumo e o Reuso da água vêm sendo desenvolvidas, sejam em grandes obras como hospitais, prédios públicos e indústrias ou mesmo em residências ou pequenos empreendimentos. Uma alternativa é o Programa de Conservação e Reuso da Água (PCRA). Com relação ao PCRA é correto afirmar que:
A - A implantação de um PCRA significa avaliar de forma sistêmica o uso da água, ou seja, otimizar o consumo de água, com o consequente aumento do volume de efluentes gerados, e utilizar as fontes alternativas de água disponíveis, considerando os diferentes níveis de qualidade necessários, de acordo com um sistema de gestão apropriado.
B - A implantação do PCRA atende apenas interesses sociais, econômicos e políticos.
C - Na questão social, o PCRA provoca um aumento da disponibilidade hídrica à população por meio da redução das captações de água dos mananciais. (Resposta correta)
D - O uso da água varia entre os vários tipos de indústrias e atividades consumidoras, porém, o detalhamento do PCRA não precisa ser diferenciado, ou seja, é o mesmo para todos os casos.
E - Um PCRA se inicia com a implantação de ações para a otimização do consumo
de água, em busca do maior consumo possível para a realização das mesmas atividades, garantindo-se a qualidade da água fornecida e o bom desempenho destas atividades.
Questão 6
Os comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil têm seu ordenamento jurídico maior regido pela Lei das Águas nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. FAEL, 2016. Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo. Sobre os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, analise as sentenças abaixo e coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) a água é um bem de domínio público.
( ) a água é um bem de domínio privado.
( ) em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
( ) a água é um recurso natural ilimitado, dotado de valor econômico.
( ) a água não tem valor econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, V, F, V, F.
B - F, V, V, F, V.
C - V, F, F, F, V.
D - V, F, V, F, F. (Resposta correta)
E - V, V, F, V, F.
Questão 7 de 10
O Rio São Francisco, é um importante rio brasileiro com cerca de 2800 km de extensão, flui atravessando cinco estados, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. 
Rio São Francisco. Fonte: www.onordeste.com
Tomando este exemplo, um rio que passa por 5 estados e mais de 500 municípios estas águas......................................................................................
Com base nos comentários apresentados, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia:
A - São privadas, de domínio privado à medida que vai passando por cada propriedade.
B - São públicas, de domínio da gestão pública de cada município individualmente.
C - São públicas, de domínio de cada estado apenas.
D - São públicas, de domínio do estado que está sua nascente.
E - São públicas, de domínio federal ou estadual. (Resposta correta)
Questão 8 
Sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas é correto afirmar:
A - A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a fome no mundo tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.
B - É voltado para políticas partidárias.
C - O principal objetivo dos comitês de bacia hidrográfica é estabelecer metas, sejam elas qualitativas, sejam quantitativas, de maneira consensual por parte dos membros dos comitês e demais interessados. (Resposta correta)
D - Os Comitês de Bacias Hidrográficas foram criados a partir da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
E - Os debates são técnicos e principalmente de interesses concisos e do bem estar da individualidade.
Questão 9 
“Barros (2005) diz que o sistema de drenagem tem que ser projetado para dar vazão ao excesso de chuvas e o seu dimensionamento depende da ocorrência do fenômeno natural. Este autor subdivide o sistema de drenagem em medidas estruturais, correspondentes às obras hidráulicas essenciais para se obter uma boa drenagem do escoamento superficial, e medidas não estruturais, aquelas que correspondem a várias propostas para se minimizar os efeitos das chuvas intensas nas áreas urbanas”. FAEL, 2016. Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo. Indique abaixo a alternativa que apresente apenas medidas não estruturais de drenagem urbana.
A - Canalização de córregos e rios e a ampliação de bocas de lobos;
B - Construção de trincheiras de infiltração e a instalação de sistema de microdrenagem;
C - Desapropriação de áreas de risco e construção de barreiras para reduzir a velocidade das águas da chuva.
D - Educação ambiental e a construção de reservatórios de retenção;
E - Regulamentação do uso e ocupação do solo e a instalação de sistema de alerta e prevenção de inundações; (Resposta correta)
Questão 10 
“...esse tipo de propriedade tem como característica a improdutividade, pois o proprietário adquire terras com intuito de desenvolver especulação imobiliária, dessa forma não há nenhuma intenção de cultivá-las, produzindo empregos, impostos e colaborando com o crescimento econômico do país”. FAEL, 2016. Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo. Sobre o fragmento de texto acima, faça a análise das afirmativas abaixo:
I. É uma das justificativas dos defensores da reforma agrária no Brasil.
II. Trata-se do latifúndio por dimensão.
III. É uma realidade brasileira.
IV. Apresenta produção diversificada.
V. Se trata do latifúndio por exploração.
A alternativa em que todas as afirmativas estão de acordo com o fragmento acima é:
A - I, II e III.
B - I, II e IV.
C - I, III e V. (Resposta correta)
D - II, III e V.
E - III, IV e V.
Prova de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo - Exercício do Conhecimento
Questão 1
O solo é definido como o elemento fundamental para o desenvolvimento dos ecossistemas, onde acontecem inter-relações entre fatores bióticos e abióticos.
O solo também é importante para as atividades econômicas, como a agropecuária e o reflorestamento, pois é fonte de matérias primas, minerais e combustíveis fósseis. A perda de qualidade do solo é causada por qualquer alteração direta na sua estrutura e atividade biológica. O aumento das queimadas na Floresta Amazônica está trazendo prejuízos para o meio ambiente, e comprometendo a qualidade do ar.
Disponível em: Acesso em: 05 jan. 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que:
A - As propriedades químicas do solo resultam da decomposição do seu material parental e da matéria orgânica. (Resposta correta)
B - O solo é composto apenas por materiais sólidos.
C - O solo fornece apenas suporte mecânico para os organismos vivos e as suas estruturas.
D - O teor de fósforo, a acidez, a matéria orgânica, a capacidade de troca catiônica, e a saturação de bases são exemplos de propriedades físicas do solo.
E - O tipo de uso e manejo de uma área não apresenta influência sobre as características físicas de qualidade do solo.
Questão 2
A cobrança pelo uso da água é um dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecida pela lei nº 9.433/97. A cobrança está inserida como um instrumento financeiro, atribuído à realização da Política Nacional de Recursos Hídricos. Entretanto, não deixa de ser um instrumento de monitoramento, ao conceder à água um valor econômico, o que permite o uso racional.
Com relação às considerações sobre a cobrança pelo uso da água, avalie as afirmações a seguir.
I. Essa cobrança é um imposto ou tarifa cobrados pelas distribuidoras de águas na cidade.
II. O valor da cobrança é designado a partir da participação dos usuários, da sociedade civil e do poder público, no âmbito dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs).
III. A Agência Nacional de Águas (ANA) não é responsável por executar ou decretar a cobrança pelo uso da água nas casas das pessoas.
Estão corretas as afirmativas:
A - I e III, apenas.
B - I, apenas.
C - I, II e III.
D - II e III, apenas. (Resposta correta)
E - II, apenas.
Questão 3
A Lei nº 9.433 foi aprovada em 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e originou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Assim, ficou conhecida como Lei das Águas do Brasil e modificou para sempre o paradigma dos recursos hídricos no país, elevando a água a um patamar mais alto nas prioridades das políticas públicas nacionais. Considerada um instrumento de gestão, a PNRH determina diretrizes e políticas públicas para melhor uso da água.
Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O Plano de Recursos Hídricos é formado por planos diretores que constituem e direcionam a implantação da Política Nacional de Recursos Hídricos e seu gerenciamento.
II. A outorga de direito do uso da água consiste no ato administrativo de autorização, concessão ou permissão do direito de uso de um recurso hídrico deferida
pela autoridade competente da União ou dos Estados.
III. Não compete às Agências de Água, no âmbito de sua área de atuação efetuar, mediante delegação do outorgante, a cobrança pelo uso de recursos hídricos.
Estão corretas as afirmativas:
A - I e II, apenas. (Resposta correta)
B - I, apenas.
C - I, II e III.
D - II e III, apenas.
E - II, apenas.
Questão 4 
Os solos exercem um papel fundamental no ecossistema terrestre, uma vez que a preservação e sobrevivência de espécies vivas dependem direta, ou indiretamente, da qualidade dos solos. É necessário garantir que os solos continuem desempenhando suas funções em sistemas naturais. Geralmente, os principais fatores que causam a degradação do solo estão relacionados a pecuária, urbanização e implementos agrícolas, incêndios, extração de madeira, agrotóxicos, processos erosivos entre outros. Dessa forma, cientistas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), estudam bactérias que favorecem o crescimento das plantas. Como foram isolados do solo, esses organismos têm potencial para serem usados como fertilizantes sem causar a poluição das águas e alterações prejudiciais ao próprio solo, como pode ocorrer com fertilizantes químicos.
Disponível em: <https://exame.abril.com.br/ciencia/bacterias-substituem-fertilizantes-quimicos-sem-causar-impacto-ambiental/> Acesso em: 14 jan. 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A Resolução CONAMA n.º 420/2009 é um instrumento legal que dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas de interesse e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.
PORQUE
Para analisar a qualidade de um solo e recuperá-lo, é necessário estabelecer parâmetros comuns de medição e de terminologia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Resposta correta)
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 5
As intensas chuvas ocorridas em diferentes regiões no Brasil nos primeiros meses do ano de 2019 mostraram que, daqui para a frente, o que era considerado “atípico” deverá se tornar o novo normal. Além das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, toda a infraestrutura disponível (sirenes, sistemas de drenagem, equipes de resgate, etc.) para lidar com desastres naturais, não funcionou. O processo de urbanização e sua falta de planejamento, associada a atributos como a impermeabilização do solo, acarretam diversos danos ambientais como a poluição da água e da atmosfera, aumento da produção de resíduos, perda de diversidade biológica e diminuição da cobertura vegetal. Essa concentração populacional nos centros urbanos tem provocado um excesso de superfícies impermeabilizadas, mudando as características de infiltração, escoamento e evaporação da água oriunda da chuva.
Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/impacto/chuvas-atipicas-vao-se-tornar-o-novo-normal-diz-especialista/> Acesso em: Acesso em: 15 jan. 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A área total impermeabilizada é caracterizada por toda a área de uma bacia ou sub-bacia urbana recoberta por materiais e construções que impossibilitam a infiltração da água da chuva no subsolo.
II. A área impermeabilizada efetiva é estabelecida como a área impermeabilizada diretamente conectada ao sistema de drenagem urbana.
III. A inundação localizada de áreas urbanas é comum por causa do estreitamento do curso d’água por pilares de pontes, adutoras, aterros e rodovias que diminuem a seção de escoamento dos corpos d’águas.
Estão corretas as afirmativas:
A - I e III, apenas.
B - I, apenas.
C - I, II e III. (Resposta correta)
D - II e III, apenas.
E - II, apenas.
Prova de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo - Avaliação Objetiva
Questão 1
O nível do Rio Doce subiu 1,72 metro em Colatina por causa das chuvas que atingem o Noroeste do Espírito Santo e Minas Gerais, desde domingo (17). O efeito disso foi o aumento da turbidez da água. [...] G1. Espírito Santo. Publicado: 20/01/2016. Disponível em:< http://g1.globo.com/espirito-santo/desastre-ambiental-no-rio-doce/noticia/2016/01/rio-doce-tem-nivel-e-turbidez-da-lama-elevados-apos-chuva-no-es.html> Acesso em: 20 Junho 2016. Turbidez é um dos parâmetros físicos analisados na qualidade da água. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que traz a explicação correta do que é a turbidez:
A - A turbidez da água é determinada por diversos materiais em suspensão, de tamanho e natureza variados, tais como areia, matéria orgânica e inorgânica, compostos corados solúveis, plâncton e outros organismos microscópicos. (Resposta correta)
B - A turbidez é o resultado de grande quantidade de metais pesados em suspensão.
C - A turbidez representa uma porção da água não ocupada por sólidos ou partículas.
D - Turbidez é o processo de desagregação do solo pela água da chuva reduzindo os poros que absorvem a água no mesmo.
E - Turbidez é um termo empregado para designar a proporção relativa das frações argila, silte ou areia no solo. Ou seja, a diferença de tamanho das partículas de cada um.
Questão 2 
Matas Ciliares são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. Disponível em:< http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/matas_ciliares/>Acesso em: 26 junho 2016. Com relação ao desmatamento das matas ciliares é correto afirmar que:
A - A retirada da mata ciliar aumenta o assoreamento e a erosão dos rios e mananciais, comprometendo a qualidade da água e aumentando o risco de enchentes e inundações. (Resposta correta)
B - A retirada das matas ciliares deve ser realizada para que poluentes das áreas agrícolas não contaminem plantas e solo.
C - Espécies exóticas como pinus e eucalipto são uma boa alternativa para substituir a mata da beira dos rios.
D - Não há interação entre florestas e animais.
E - Nos lugares em que as pessoas vivem a pesca a mata ciliar pode ser retirada.
Questão 3 
Um dos mecanismos utilizados nas Estações de Tratamento da Água é a sedimentação. Que consiste em:
A - Agregar em conjuntos maiores, chamados flocos, as partículas coloidais que não são capazes de se sedimentar espontaneamente.
B - Grades e crivos que são barreiras físicas de ferro que são locadas na entrada de água para a estação.
C - Introdução de ar no meio aquoso de modo a oxigenar o líquido.
D - Separação da areia que possui grãos com maiores dimensões e densidade e que vão por gravidade para o fundo do tanque, da matéria orgânica que possui sedimentação bem mais lenta permanecendo em suspensão. (Resposta correta)
E - Utilização de flúor visando proporcionar uma medida segura e econômica de auxiliar na prevenção da cárie infantil.
Questão 4
“Qualquer atividade agrícola que emprega recursos naturais, como água e solo, e usa insumos e defensivos químicos, como fertilizantes e praguicidas, provoca inúmeros impactos ambientais no solo. Contudo, é possível reduzir quaisquer impactos, ao fazer planejamento, ocupação criteriosa do solo agrícola e emprego de técnicas de conservação para cada cultura agrícola e região”. Capítulo 3; parte 2: técnicas e métodos de redução de impactos ambientais no solo. Diante dessa temática, relacione as colunas dos impactos ambientais com a melhor técnica/método de redução de impacto, depois
assinale a alternativa que corresponde a sua resposta. Impacto
( 1 ) Desmatamento
( 2 ) Compactação do solos
( 3 ) Erosão e Voçorocas do solos
( 4 ) Contaminação com óleos e combustíveis de máquinas agrícolas Técnica/método de redução de impacto
( ) Fazer sempre a manutenção das máquinas agrícolas.
( ) A conservação do solo através de curavas de nível, terraços e plantio.
( ) Promover o Manejo Florestal certificado pelo IBAMA
( ) Definir e planejar rotas de acesso á áreas agrícolas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - 1, 2, 3, 4.
B - 1, 4, 2, 3.
C - 2, 1, 3, 4.
D - 4, 3, 1, 2. (Resposta correta)
E - 4, 3, 2, 1.
Questão 5
Assinale a alternativa que apresenta o órgão que tem a competência sobre o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e sua potabilidade.
A - Agência Nacional das Águas.
B - CONAMA.
C - Ministério da Saúde. (Resposta correta)
D - Ministério do Meio Ambiente.
E - Secretaria Nacional de Saneamento Básico.
Questão 6
O Brasil é o país que possui maior quantidade de água doce no mundo, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente. Mas será que o país mais rico em recursos hídricos faz bom uso dessa dádiva da natureza? [...] Carlos Madeiro. Do UOL em Maceió. Publicado em: 21/03/2015. Disponível em:< http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/21/com-12-da-agua-doce-mundial-o-brasil-cuida-bem-dela-veja-respostas.htm> Acesso em: 28 junho 2016. Considerando o cenário brasileiro em relação à quantidade de água doce em relação a outros países do mundo. O que poderia motivar uma grave crise hídrica no território nacional? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
A - A ausência de aquíferos em solos brasileiros.
B - A degradação dos mananciais causada por animais.
C - A degradação provocada pelas atividades humanas e o desperdício no consumo. (Resposta correta)
D - A redução de áreas de solo utilizadas para agricultura.
E - Escassez de grandes bacias hidrográficas.
Questão 7 
O índice de pH indica fatores ácido, básico ou neutro. Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se o pH da água entre:
A - 1 e 4.
B - 12 a 15.
C - 3 e 5.
D - 5 e 7.
E - 6 e 9. (Resposta correta)
Questão 8
As áreas florestais, assim como algumas espécies de algas, são de extrema relevância para purificação do ar, mas parte do O2 que é produzido pelas árvores é também consumido pelas próprias, por meio da respiração. Porém, algumas espécies de algas fabricam muito mais oxigênio do que precisam e desta forma as algas são, juntamente com as árvores, importantes contribuintes para amenizar a quantidade de CO2 emitido por ações poluidoras. Além disso, as algas podem ter grande importância para produção de O2 porque ocupam uma área maior que a das árvores. "Afinal, 70% do planeta é coberto de água e todos os oceanos são habitados por algas microscópicas produtoras de oxigênio", diz a bióloga, Estela Maria Plastino, da Universidade de São Paulo (USP). IBF. Qual a contribuição das árvores e algas para produção de O2? Disponível em: < http://www.ibflorestas.org.br/noticias/251-qual-a-contribuicao-das-arvores-e-algas-para-producao-de-o2.html> Acesso em 20 Junho 2016. Acredita-se que grande parte do oxigênio produzido e dissolvido é devido a fotossíntese das algas. Com base no texto e no conteúdo estudado analise as alternativas abaixo:
A - A eutrofização é causada pela falta de nutrientes na água.
B - As algas desempenham importante e único papel durante sua existência: a produção de oxigênio.
C - As algas são importantes contribuintes para amenizar o O2 da atmosfera.
D - As algas trazem inconvenientes com frequência, pois reduzem o oxigênio da água e assim altera sua turbidez.
E - Quando presente em grandes quantidades, como resultado do excesso de nutrientes (eutrofização) na água, as algas trazem alguns inconvenientes como sabor e odor; toxidez, turbidez e cor. (Resposta correta)
Questão 9
“De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 todas as esferas da federação possuem competências e responsabilidades no que tange à verificação de indicadores de análise de qualidade de água”. Cap. 2; Parte 3: órgãos competentes e oficiais previstos na legislação para análise de indicadores. Em seu Artigo 6°, são definidas as competências atribuídas à União e que serão exercidas pelo Ministério da Saúde e entidades a ele vinculadas. Julgue, como verdadeiro (V) ou falso (F), os órgãos vinculados ao Ministério da Saúde.
( ) IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
( ) FUNASA - Fundação Nacional de Saúde
( ) ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
( ) CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente
( ) SESAI/MS – Secretaria Nacional de Saúde Indígena
( ) SVS/MS – Secretaria de Vigilância em Saúde
A sequência correta é:
A - F, V, V, F, F, F.
B - F, V, V, F, F, V.
C - F, V, V, F, V, V. (Resposta correta)
D - F, V, V, V, V, V.
E - V, V, V, F, V, V.
Questão 10 
Atividades agrícolas e industriais que fazem uso de recursos naturais na forma de matérias-primas ou insumos têm potencial de provocar inúmeros impactos ambientais no solo. Contudo, é possível reduzir estes impactos planejando uma ocupação criteriosa do solo e utilizando técnicas adequadas de conservação para cada cultura agrícola e região. Sobre os impactos ambientais causados ao solo por atividades agrícolas e industriais, analise as assertivas abaixo e assinale a correta:
A - A compactação do solo, causado pelo tráfego de maquinário pesado, é um efeito benéfico ao plantio.
B - A implantação da monocultura e o desmatamento para plantio levam à redução da biodiversidade nas áreas utilizadas. (Resposta correta)
C - A remoção da mata ciliar favorece o aumento da biodiversidade, ao produzir corredores ecológicos de acesso a rios e córregos.
D - As queimadas controladas favorecem a ciclagem de nutrientes no solo, tornando-os mais acessíveis às culturas.
E - O uso de adubos químicos e fertilizantes pode levar ao aumento da disponibilidade de nutrientes e melhoria na qualidade do solo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando