Buscar

atletismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA 
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
ATLETISMO NAS ESCOLAS
Sorocaba/SP
2020
Maria Eduarda Conegero Pedrico
POSSIBILIDADE DO ENSINO DO ATLETISMO NAS ESCOLAS
Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 4° semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Sorocaba/SP
2020
Sumário
1. INTRODUÇÃO	1
1.1. A HISTÓRIA DO ATLETISMO	1
1.2. AS MODALIDADES DO ATLETISMO	2
2. O ATLETISMO NAS ESCOLAS	2
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS	4
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	4
1. INTRODUÇÃO
Esta Atividade Pratica Supervisionada tem como objetivo discutir sobre a falta de aulas de atletismo dentro das unidades escolares. Podemos dizer que, conforme a nossa realidade escolar, podemos encontrar uma grande indiferença em relação ao ensino de atletismo, fazendo com que os alunos não conheçam a modalidade. Apesar de toda historia por trás do atletismo e do mesmo se encontrar no bloco de conteúdo dos parâmetros curriculares nacionais, não encontramos isso em sala de aula. Segundo Freitas (2002) há mais de dois mil anos os gregos utilizavam do esporte para treinamento de corpo e mente.
É de responsabilidade de profissional de educação física fazer com que seus alunos tenham, por meio da utilização de diferentes movimentações, uma evolução em seu repertorio motor. O que nos resta saber, o porque não ser trabalhada com os alunos, já que é considerada a base para outras modalidades esportivas, rico em muitos aspectos não deveria ser abandonada e é nosso papel, como professor de educação física, dar oportunidade de apresentar a nossos alunos esta modalidade vista por muitos, somente pela televisão. 
O atletismo é considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, arremessar e saltar. (Gonçalves, 2007).
	Este trabalho e estudo têm como principal objetivo, analisar as diversas alternativas e formas de inserir a modalidade de atletismo nas escolas. Introduzir o esporte para os alunos, com a finalidade de que sintam prazer em praticar e para que participem produtivamente das aulas de educação física. 
1.1 A HISTÓRIA DO ATLETISMO.
O atletismo é o desporto mais antigo que vem sendo organizado há cerca de quase três mil anos e compõe-se de varias modalidades, sendo elas corridas, saltos e lançamentos. Os lançamentos e saltos eram vistos como treinamento para utilizar em momentos de caça e guerra.
	
Segundo Freitas (2002), a única prova registrada, em Olímpia, na Grécia em 776 a.C, foi a corrida em estádio. Com o decorrer dos anos, foram criadas novas modalidades, sendo elas os saltos e lançamentos. Os pioneiros do esporte organizado trouxeram ao Brasil, foram os alemães e ingleses.
	
Sempre houve pouco estímulo a pratica do atletismo, dado que o suporte da mídia e a falta de patrocinadores dificulta a geração de novos atletas, se fosse mais divulgado e trabalhado em instituições de ensino ou até então se houvessem mais projetos sociais ligados ao atletismo, o Brasil poderia deixar o estigma de ser país do futebol e se tornar modelo na pratica esportiva. Segundo Oro (1984), o atletismo brasileiro está amparado pela Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF). 
O atletismo tem sua evolução desde a Grécia ate os dias de hoje. É um esporte onde os atletas buscam cada vez mais superar os limites do corpo humano através de provas competitivas realizadas nos Jogos Olímpicos. Hoje, este esporte obtém muitos filiados em todo o mundo entre homens e mulheres. Duarte (2003).
1.2. AS MODALIDADES DO ATLETISMO
	
	
	A maioria das provas é realizada dentro dos estádios, mas algumas, como a maratona, são realizadas em vias publicas. Cada modalidade existe uma demarcação e equipamentos específicos, como por exemplo, o salto com varas. 
	
As corridas envolve bom condicionamento físico, técnica e estratégia e são divididas entre curta e longa distancia ou de velocidade; média distancia ou meio fundo; longa distancia ou fundo. A pista de corrida conta com oito raias e largura mínima de 	dez metros. A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas.
	
O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo. As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.
	
As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. A prova de salto horizontal corresponde ao salto em distância e o salto triplo.
2. O ATLETISMO NAS ESCOLAS.
	Segundo Darido (2008) é dever do professor transmitir o conhecimento ao aluno, levando em consideração, tudo que o envolve em relação aos aspectos sociais, histórico e politico, sem descaracterizar o esporte. Seguindo a perspectiva de Darido (2005), é possível trabalhar o atletismo nos seguintes aspectos, como:
Conceitual: é a sabedoria necessária sobre atletismo, saber sobre a historia e as mudanças pela qual as regras passaram para chegar aos dias atuais, recordes mundiais, movimentação e material necessário, sejam eles oficiais ou improvisados. 
Procedimental: exploramos o que devemos saber fazer no campo de atletismo, levando os alunos a experimentarem os fundamentos básicos e movimentos, por meio de brincadeiras e jogos.
Atitudinal: por meios de debate, procuramos mostrar o como se deve ser, valorizando todas as modalidades esportivas e jogos e brincadeiras relacionados a cada uma dela. 
Segundo Fischer (2002), a mídia é parte fundamental em processos de vinculação e de produção de significados, sentidos, os quais por sua vez, estão relacionados ao modo de ser, pensar, conhecer o mundo e se relacionar com a vida. Portanto, para que o aluno tenha uma primeira imagem positiva sobre determinado esporte, é imprescindível que o professor utilize deste recurso que está presente no cotidiano de muitos alunos.
Ao utilizar em uma sala de aula, uma demonstração do esporte que tenha como material, vídeos, revistas, jornais, irá abrir um debate sobre as formos de se expressar, dizendo sobre o que eles acham de cada modalidade, quais delas eles se identificaram e se achariam mais fácil de praticar. Esse tipo de debate criaria uma curiosidade grande e muito produtiva sobre muitas questões. 
O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como “pré-atletismo”, onde, numa primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos, como correr, saltar lançar e arremessar, e numa segunda fase, mantem-se os da primeira, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do atletismo. Costa (1992)
	Outra forma de fazer com que os alunos conheçam mais sobre a modalidade de atletismo, é propor a eles uma pesquisa, fazendo com que busquem maiores informações e acabem se aprofundando mais no tema. Segundo Mattheisen (2008) o professor também poderá organizar uma excursão à uma pista de atletismo, onde os alunos teriam contato direto e uma visão mais ampla sobre o que irão trabalhar e seria uma maneira diferente de tirar os alunos do cotidiano escolar e fazendo com que a aula fique mais atrativa. 
	Segundo Souza, (2005) ao trabalhar atletismo, temos oportunidades em fazer com que o aluno vivencie o domínio do corpo em movimento, ganhando liberdade de ação e expressão pela formação de movimentos imaginativos e criativos. Nesse processo de relação com o mundo por meio da brincadeira, ela vai aumentando sua consciência em relação a si e ao mundo.
Ao rever o contexto
de atletismo deve-se deixar de lecionar de forma tradicional e aderir novas propostas entre os jogos com os temas lúdicos, contemplando e valorizando o conhecimento das suas técnicas especificas. É necessária a pratica educativado professor de Educação Física Escolar, porem de forma equilibrada para que ocorra um êxito positivo durante as aulas,onde os escolares possam participar e socializar-se, e não somente para os mais habilidosos, mas também para os que realmente gostam de esporte.
Nascimento (2010)
	Portanto, ao explorar o atletismo, o professor deve criar novas possibilidades, alternando jogos e brincadeiras, atividades grupais, podemos estimular os alunos ao criar uma aula mais atraente, prazerosa e que haja a possibilidade de participação de todos.
	Apesar de não ser tão intensa quando um treino, com movimentos naturais do atletismo, pode atrair mais alunos para as aulas praticas e consequentemente, desenvolver a consciência intelectual corporal nos alunos.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Podemos concluir com esta Atividade Pratica Supervisionada, que a introdução ao atletismo forma a base para a maioria dos outros esportes, mas a falta de objetividade dos professores e a recusa dos alunos em participar das aulas, colocam o atletismo em um nível muito baixo em comparação aos outros esportes. Nosso fator cultural em nosso país dificulta com a falta de divulgação pelos meios de comunicação a não ser em períodos de olimpíadas, e mesmo assim, levando a imagem de heróis, para os atletas, onde só os fortes conseguem chegar.
	
Como podemos perceber a grande causa que impede os alunos de realizar a pratica do atletismo, é a falta de estrutura, objetos inutilizados na prática e outros motivos que desmotivam o aluno de querer praticar o esporte e também dos professores, em ensinar. 
Em um país onde as instituições de ensino com a falta de equipamentos para as aulas de atletismo, com escolas depreciadas e sem espaço próprio para o esporte, levam o professor a sequer mencionar a realização das aulas práticas. Não contamos com sistematização de ensino para as series menores, então podemos entender os porquês da não utilização em sala de aula.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
GONÇALVES, Gilberto – HISTORIA DO ATLETISMO, trabalhos escolares pronto disponível em www.coladaweb.com.br acessado em 20/09/2020.
MATTHIESEN, S.Q. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005.
SURAYA CRISTINA DARIDO, Irene Conceição Andrade Rangel. Educação Física na Escola, Implicações Para A Prática Pedagógica. Editora GUANABARA KOOGAN -2008.
COSTA, A. Atletismo. Educação Física na Escola Primária. Volume II Iniciação Esportiva. Porto: Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física, 1992.
ORO, Ubirajara (1984) Antologia do Atletismo: Metodologia para Iniciação em Escolas e Clubes.
FISCHER, Rosa Maria Bueno (2002) O desportivo pedagógico da mídia: Modos de educar na (e pela) TV. 
SOUZA, E. R (2005) O Atletismo no Ensino Fundamental, Reflexões Teóricas e Possibilidades Pedagógicas.
MATTHIESEN, Sara Quenzer (2008) Atletismo para crianças e jovens: vivencia e conhecimento
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais