Buscar

Apol Objetiva MECANISMO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
A função das Instituições Financeiras é a compra de dinheiro a determinado preço (taxa de captação) e o empréstimo deste ao preço maior que a compra (taxa de aplicação). 
Considerando essa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando uma instituição capta dinheiro de poupadores e faz o empréstimo do mesmo, ela estará buscando a obtenção de um spread bancário com essa operação.
PORQUE
II. O spread bancário representa o ganho obtido pela instituição financeira em operações de empréstimos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Você acertou!
Gabarito: Conforme exposto na rota da aula 01, página 16, a alternativa correta é a letra A, pois quando uma instituição financeira realiza um empréstimo, ela estará pagando para o poupador o custo do capital disponibilizado por este, e por outro lado, está cobrando do tomador a taxa de juros que representa o custo a ser pago por esse segundo. Nesse contexto, a instituição busca a obtenção de um ganho com essa operação, sendo esse chamado de spread bancário.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
As instituições financeiras, sendo algumas mais conhecida como Bancos, possui em seu portifólio uma gama de produtos e serviços ofertados aos seus clientes. Desta forma, existem algumas classificações das operações de créditos. 
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Empréstimo
II – Financiamento 
Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem:
(           ) Uma das modalidades é o CDC consignação (para servidores, aposentados etc.).
(           ) São as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos.
(           ) São as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.
(           ) Exemplos dessa operação, recursos para parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais e imobiliários, financiamento imobiliário.
(           ) Possui destinação específica. Ademais, esta modalidade exige a comprovação da aplicação dos recursos, prestando-se este, inclusive, como lastro (garantia) da operação.
(           ) São operações de crédito nos quais os recursos emprestados são aplicados conforme decisão do tomador, dado que o recurso não está determinado a um fim específico. 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, I, II, I, II
	
	B
	II, I, II, I, II, I
	
	C
	I, I, I, II, II, II
	
	D
	II, II, II, I, I, I
	
	E
	I, II, I, II, II, I
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), Rota 03, página 4 e 5. Conforme exposto no material. Empréstimos – são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos. Exemplos: CDC (Crédito Direto ao Consumidor); CDC consignação (para servidores, aposentados etc.); empréstimos pessoais; empréstimo para capital de giro. Por conseguinte, os empréstimos são operações de crédito nos quais os recursos emprestados são aplicados conforme decisão do tomador, dado que o recurso não está determinado a um fim específico. Financiamentos – são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos. Exemplos: financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais e imobiliários, financiamento imobiliário. Diferentemente do empréstimo, o financiamento tem destinação específica. Ademais, esta modalidade exige a comprovação da aplicação dos recursos (registro do imóvel, alienação do imóvel ao Banco etc.), prestando-se este, inclusive, como lastro (garantia) da operação.
Questão 3/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
Pode-se definir uma operação de crédito como um compromisso financeiro contraído entre o consumidor (tomador) e a instituição financeira (credor). Nesta operação, o credor disponibiliza ao tomador recursos financeiros que deverão ser restituídos em um determinado prazo com acréscimo de juros e encargos, sob condições previamente contratadas (Niyama & Gomes, 2012). 
Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir.
I – Hot Money – operação de empréstimo, normalmente por um ou dois dias. Devido ao seu custo elevado, não se estende por mais tempo.
II – Operações Prefixadas, os encargos são previamente determinados, sem estar sujeitos a modificações durante o prazo de vigência contratual.
III –Crédito Rotativo – operações de crédito contratadas a partir de um limite estipulado em função da análise da capacidade de pagamento do cliente.
IV – Operações Pós-fixadas, os encargos são conhecidos após a divulgação periódica da variação do indexador conforme a cláusula de atualização. 
Assinale a alternativa correta, a qual representa as modalidades de operações de crédito acerca dos encargos. 
Nota: 10.0
	
	A
	Está correto o que se afirma em I e II apenas
	
	B
	Está correto o que se afirma em I e IV apenas
	
	C
	Está correto o que se afirma em II e III apenas
	
	D
	Está correto o que se afirma em II e IV apenas
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), Rota 03, página 5 e 6. Conforme exposto no material. Em relação aos encargos, estes podem ser definidos em duas modalidades de operações de crédito: - nas Operações Prefixadas, os encargos são previamente determinados, sem estar sujeitos a modificações durante o prazo de vigência contratual; e - nas Operações Pós-fixadas, os encargos são conhecidos após a divulgação periódica da variação do indexador conforme a cláusula de atualização.
	
	E
	Está correto o que se afirma em III e IV apenas
Questão 4/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
O item 1.6.1.1 do regulamento anexo à Circular n° 1.273/87 (COSIF) classifica as operações de crédito pelas diversas contas do plano de contas (títulos contábeis).
Nesse contexto, analise as classificações abaixo: 
(I) Empréstimos
(II) Financiamentos
(III) Títulos descontados 
Relacione os tipos de operações de créditos com seus respectivos conceitos: 
(   ) São as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos.
 (   ) São as operações nas quais o cliente recebe antecipadamente valor correspondente às suas vendas a prazo.
 (   ) São as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, III
	
	B
	I, III, II
	
	C
	II, I, III
	
	D
	II, III, I
Você acertou!
Gabarito:
Empréstimos – são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.
 
Financiamentos – são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos.
 
Títulos Descontados – são as operações nas quais o cliente recebe antecipadamente valor correspondente às suas vendas a prazo.
Rota da aula 03, página 5.
	
	E
	III, II, I
Questão 5/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
Conforme a lei 6.099/74, considera-se arrendamento mercantil, o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.
Considerando essa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nos casos em que a empresa faz
uma operação de arrendamento com intenção de adquirir o item arrendado no fim do prazo do contrato, esta operação se caracteriza como um leasing financeiro.
PORQUE
II. O leasing financeiro tem como característica a locação do bem e a devolução do mesmo à arrendadora ao final do prazo contratado, mas sem a possibilidade de transferência do bem para o arrendatário ao fim desse prazo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
Gabarito: Conforme exposto na rota da aula 02, páginas 03-04, a alternativa correta é a letra C, pois o arrendamento com a intenção de compra no item no fim do contrato tem características de financiamento, que por sua vez, se configura em leasing financeiro. Portanto, a asserção II é errada, pois ela diz justamente o contrário da primeira, pois o leasing financeiro possibilita ao arrendatário adquirir o item no final do prazo, sem existir a obrigatoriedade de devolução do mesmo ao fim do contrato.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
O arrendamento mercantil, também conhecido como leasing, é uma operação de financiamento que viabiliza o acesso do empresário a bens de uso necessário ao funcionamento de sua empresa, sem ter que adquiri-los imediatamente. Nessa relação, existem algumas partes, que compactuam a relação comercial pela formalização de contratos.
 
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Locador
II – Locatário
III – Arrendador
IV – Fornecedor
V – Arrendatário
 
Assinale a alternativa correta, a qual representa as partes de um arrendamento mercantil.
Nota: 10.0
	
	A
	Está correto o que se afirma em I e II apenas
	
	B
	Está correto o que se afirma em I, II e IV apenas
	
	C
	Está correto o que se afirma em II, III e IV apenas
	
	D
	Está correto o que se afirma em III e V apenas
	
	E
	Está correto o que se afirma em III, IV e V apenas
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), Rota 02, página 2 e 3. Conforme exposto no material. Há  diversos aspectos do arrendamento mercantil, iniciando pela particularidade contratual entre três partes (arrendador, arrendatário e fornecedor). Vamos exemplificar os sujeitos na aquisição de um veículo, por intermédio do banco. A empresa adquirente do veículo (arrendatário), o banco (arrendador) e a concessionária (fornecedor). Não pode-se limitar apenas ao arrendador e arrendatário, pois o bem normalmente é oriundo de outro fornecedor, que ainda não pertence a instituição financeira (arrendador).
Questão 7/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
O Sistema Financeiro é um conjunto de instituições que são responsáveis pela intermediação do fluxo monetário entre os que poupam e os que investem. Esse sistema é divido em dois subsistema. 
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem.
I – Subsistema Normativo;
II – Subsistema de Intermediação financeira (operativo). 
Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem:
(           ) Conselho monetário nacional
(           ) Banco Central do Brasil (BACEN)
(           ) Instituições Financeiras Bancárias
(           ) Instituições Financeiras não Bancárias
(           ) Comissão de valores mobiliários (CVM)
(           ) Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)
 
Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, I, II, I, II
	
	B
	II, I, II, I, II, I
	
	C
	I, I, II, II, I, II
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), Rota 01, página 5. Conforme exposto no material. O sistema O subsistema normativo, conforme descrito por Filgueiras (2013) tem como atribuição publicar normas que definam os critérios para a transferência de recursos dos poupadores aos investidores e monitorar o desempenho das instituições e entidades que exercem operações de intermediação financeira. Sua estrutura é composta pelas instituições normativas: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e outras instituições classificadas como especiais: Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal (CEF). Ao passo que a função do subsistema de intermediação financeira é operacionalizar a transferência de recursos do poupador para o tomador, de acordo com as regras estabelecidas pelas entidades que integram o sistema normativo. A composição do subsistema de intermediação financeira (operativo) é formada pelas instituições financeiras bancárias e não bancárias, instituições que compõem o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, e outras instituições.
	
	D
	II, II, I, I, II, I
	
	E
	I, I, I, II, II, II
Questão 8/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
O item 1.6.1.1 do regulamento anexo à Circular n° 1.273/87 (COSIF) classifica as operações de crédito pelas diversas contas do plano de contas (títulos contábeis). Dentre as classificações das operações de crédito, uma das modalidades é a de Títulos Descontados, que são as operações de desconto de títulos. 
Considerando essa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em operações de títulos descontados, a instituição financeira antecipa ao cliente o valor correspondente à suas vendas a prazo.
PORQUE
II. Nessas operações, existe o risco de inadimplência que será arcado pelo cliente que descontou o título, caso a IF não receba o valor do crédito devido pelo título descontado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 0.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Gabarito: Conforme exposto na rota da aula 03, página 05, a alternativa correta é a letra B, pois em operações de títulos descontados a instituição financeira antecipa ao cliente os valores referentes a suas vendas a prazo, existindo o risco de não recebimento por inadimplência. No entanto, embora ambas as asserções sejam verdadeiras, a segunda não justifica a primeira, pois são contextos diferentes, não apresentam uma sequência lógica que possibilite essa relação de causa e consequência.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
A relação entre o risco das operações de crédito e o seu respectivo retorno demonstra comportamentos que refletem a existência de uma relação direta entre eles. Isto é, quanto maior for o risco do investimento, maior será o nível de retorno esperado. Segundo a Resolução CMN n° 2.682/1999 e COSIF 1.6.2, a classificação das operações por nível de risco deve contemplar alguns aspectos.
 
Com base no texto acima, leia as asserções que seguem, em relação ao devedor e seus garantidores:
I – Valor
II – Fluxo de caixa;
III – Grau de endividamento;
IV – Características das garantias
V – Situação econômico-financeira;
VI – Natureza e finalidade da transação;
VII – Capacidade de geração de resultados;
 
Assinale a alternativa correta, que representa algumas informações necessárias para avaliar na classificação da operação de crédito.
Nota: 10.0
	
	A
	Está correto o que se afirma em I, II, III e IV apenas
	
	B
	Está correto o que se afirma em II, III, IV e V apenas
	
	C
	Está correto o que se afirma em II, III, V e VII apenas
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (c). Rota 03. Página
9 e 10. Conforme exposto no material. a) Em relação ao devedor e seus garantidores: I - Situação econômico-financeira; II - Grau de endividamento; III - Capacidade de geração de resultados; IV - Fluxo de caixa; V - Administração e qualidade de controles; VI - Pontualidade e atrasos nos pagamentos; VII - Contingências; VIII - Setor de atividade econômica; e IX - Limite de crédito. b) Em relação à operação: I – Natureza e finalidade da transação; II – Características das garantias, particularmente quanto à suficiência e liquidez;  III – Valor (idem à condição acima).
	
	D
	Está correto o que se afirma em I, III, V e VII apenas
	
	E
	Está correto o que se afirma em I, V, VI e VII apenas
Questão 10/10 - Contabilidade de Instituições Financeiras
O arrendamento mercantil, também conhecido como leasing, é uma operação de financiamento que viabiliza o acesso do empresário (arrendatário) a bens de uso necessário ao funcionamento de sua empresa, sem ter que adquiri-los imediatamente.
 
Com base no texto acima, leia as asserções a seguir.
I – O arrendatário escolhe o bem conforme suas necessidades e, ao celebrar o contrato de arrendamento mercantil, solicita a compra à arrendadora.
PORQUE
II – A propriedade do bem é da sociedade arrendadora, enquanto o uso, da empresa arrendatária.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
Comentário: Alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), Rota 02, página 3. Conforme exposto no material.  Esta operação é representada por um contrato no qual uma empresa (arrendadora) cede a terceiros (arrendatários) o direito de usar bens de sua propriedade durante um período determinado, o que pode ser visto como uma forma especial de financiamento. Estes bens de uso podem ser imóveis, automóveis, máquinas, equipamentos etc. Essencialmente, nessa modalidade, o arrendatário escolhe o bem conforme suas necessidades e, ao celebrar o contrato de arrendamento mercantil, solicita a compra à arrendadora. Assim, a propriedade do bem é da sociedade arrendadora, enquanto o uso, da empresa arrendatária. Ao final do prazo estabelecido contratualmente, a arrendatária pode solicitar uma prorrogação, devolver o bem à arrendadora ou adquiri-lo pelo preço determinado no contrato de arrendamento. A inserção I e II são verdadeiras, a justificativa que a II se apresenta diante da I, é que no leasing a propriedade do bem é da empresa arrendadora, dando concessão de posse ao uso da empresa arrendatária, por isso a compra deve ser efetivada e autorizada pela empresa arrendadora.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais