Buscar

logistica empresarial 2020 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

23584 . 7 - Logística Empresarial - 20202.A
AV2
AV2
Rosinaldo Cristiano do Carmo
Nota finalTentativa com a nota mais alta
4,2/6
Tentativa 1Enviado: 28/09/20 20:20 (BRT)
4,2/6
1. Pergunta 1
/0,6
A gestão da cadeia de suprimentos pode ser dividida em três macroprocessos: (1) Gestão de relacionamento com o cliente (CRM); (2) Gestão de cadeia de suprimentos interna (ISCM); e, (3) gestão de relacionamento com o fornecedor (SRM). Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ISCM consiste nos processos de planejamento estratégico, planejamento de demanda, planejamento de oferta, execução e serviço de campo. 
2. 
O objetivo do CRM é gerar demanda do cliente e facilitar o acompanhamento de pedidos. Os principais processos de CRM são: marketing, venda, gestão de pedido e central de chamada/atendimento.
3. 
O planejamento de demanda é um processo do ISCM que consiste em prever e analisar o impacto sobre a demanda, incluindo precificação e promoções.
4. Incorreta: 
O planejamento estratégico é um processo do ISCM que focaliza o projeto da rede da cadeia de suprimentos. 
5. 
A central de chamada/atendimento é um processo do SRM e normalmente é o ponto de contato principal entre a empresa e seus clientes. 
Resposta correta
2. Pergunta 2
/0,6
Com relação ao modo como estoques são criados, podemos classificar o estoque em quatro tipos. Assinale a alternativa que NÃO é um desses tipos.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Cíclico
2. 
Antecipação
3. 
Segurança
4. 
Produto acabado
Resposta correta
5. 
Em trânsito
3. Pergunta 3
/0,6
Para entender a logística empresarial, é de fundamental importância conhecer o conceito de cadeia de suprimentos, outro passo na evolução do processo logístico. Por outro lado, a logística pode ser entendida como uma estratégia para obtenção de resultados comerciais. Sobre esses assuntos, assinale a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A inovação com o sistema supply chain management (cadeia de suprimentos) está justamente na implementação e na aplicação de uma estratégia logística de sistemas integrados, o que reduz o nível de vulnerabilidade do negócio.
2. 
A logística deve ser pensada como fator estratégico e fundamental para o sucesso de uma empresa. O objetivo principal de qualquer sistema logístico é satisfazer os clientes.
3. 
Para que uma empresa consiga ser competitiva em sua área de atuação, é imprescindível que seja capaz de utilizar a logística com eficiência, na medida em que assim estará atendendo a seus clientes e reduzindo custos.
4. 
A meta de uma empresa moderna, competitiva, é de aumentar ao máximo o valor agregado de seus produtos, ao mesmo tempo que busca minimizar os custos globais na cadeia de suprimentos.
5. 
A cadeia de suprimentos contempla o fluxo total de materiais e os agentes transformadores, desde as matérias-primas básicas de um processo até a entrega de todos os produtos acabados ou serviços ao consumidor, pelo ponto de venda do atacado.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/0,6
A importação significa trazer produtos de outros países, e, o importador precisa de alguns documentos, além do pagamento de impostos específicos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Vários impostos podem ser cobrados sobre as transações, tais como: imposto de importação (II), Imposto sobre produto industrializado (IPI), Imposto sobre Serviços (ISS), dentre outros.
2. 
O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadoria e prestação de serviços (ICMS) pode ser cobrado sobre a importação.
3. 
O comprovante de importação (CI) é a garantia para os riscos da transação.
Resposta correta
4. 
A declaração de importação (DI) é o registro de confirmação que o importador realizou uma importação.
5. 
A licença de importação (LI) é o registro junto a Receita Federal, pelo mesmo sistema Siscomex, mas na categoria importador.
5. Pergunta 5
/0,6
Podemos dizer que a missão da logística é agregar valor, conseguindo fornecer lugar, tempo, informação e qualidade, o que realizado de forma eficiente e eficaz, traz vantagem para as empresas atuarem em um mercado cada vez mais competitivo e, assim se destacarem. Isso só é possível por meio das atividades logísticas. Sobre essas atividades, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A armazenagem nada mais é do que guardar os produtos de forma adequada as suas especificações, enquanto que o manuseio de materiais visa garantir que os produtos sejam movimentados internamente de forma adequada.
2. 
Na atividade manutenção de estoque, o maior desafio é fornecer o serviço desejado ao cliente mantendo o mínimo em estoque consistente como o menor custo total possível.
3. 
As atividades de apoio são: armazenagem, manuseio de materiais, compras e manutenção de informações.
4. 
As atividades primárias são mais importante que as atividades de apoio.
Resposta correta
5. Incorreta: 
As atividades primárias são: transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
6. Pergunta 6
/0,6
No gerenciamento da cadeia de suprimentos existem vários processos vitais para obter um bom desempenho. Assinale o processo onde se buscar criar indicadores de desempenho logístico.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Manutenção.
2. 
Simplificação.
3. 
Controle.
Resposta correta
4. 
Fluxos de materiais.
5. 
Sistemas integrados.
7. Pergunta 7
/0,6
Sem deixar de lado a questão do custo, que é de suma importância em qualquer decisão, a escolha dos modais de transporte tem relação com diversos fatores, tais como: a perecibilidade dos bens, a confiabilidade do modal, o valor dos bens transportados, a frequência e disponibilidade do modal e a velocidade do modal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
No caso de produtos perecíveis, é preciso utilizar modais que proporcionem maior rapidez.
2. 
A frequência e disponibilidade do modal diz respeito à regularidade que o prestador de transporte mantém em certa rota. Contudo, não basta que existam veículos fazendo determinado roteiro em intervalos de tempo regulares, é preciso que haja também disponibilidade.
3. 
Se o valor agregado dos bens for baixo, o modal pode ser mais rápido, porém, a medida que o valor agregado dos bens aumenta, torna-se possível optar por modais mais baratos e lentos.
Resposta correta
4. 
A velocidade do modal está ligada à perecibilidade e à urgência (rapidez) necessária para conquistar mercados, envolvendo, ainda, o tempo disponível para efetuar a entrega, em relação à distância pela qual os bens são transportados.
5. 
A confiabilidade do modal tem relação com os estoques, resultando da capacidade de realizar entregas consistentes nos prazos combinados. Quando não há confiabilidade no modal, o cliente sente-se obrigado a aumentar seus estoques, a fim de garantir suas operações, o que implica maiores custos.
8. Pergunta 8
/0,6
Os elementos do serviço ao cliente podem ser dividos em algumas categorias: elementos de pré-transação, elementos de transação e elementos de pós-transação. Sobre esses elementos, assinale a alternativa incorreta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os elementos de pós-transação são os serviços oferecidos depois do pedido, tais como: garantias, rastreamento e reclamações.
2. 
Os elementos de pré-transação são os elementos já existentes na empresa, tais como: estrutura física e capacidade produtiva.
3. 
Os elementos de pré-transação estão relacionados à capacidade de atendimento do pedido. Ou seja, os níveis de estoque, tempo de atendimento e precisão.
Resposta correta
4. Incorreta: 
Dentre os elementos de pré-transação, podemos citar também a política interna.
5. 
Os elementos de transação estão relacionados à capacidade de atendimento do pedido. Ou seja, tempo de atendimento, níveis de estoque e precisão.
9. Pergunta 9
/0,6
Ela pode ainda ser compreendida sob as perspectivas estratégica e operacional. Sobre a logística reversa, assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os produtos de pós-consumo poderão
se originar de bens duráveis ou descartáveis e fluir por canais reversos de reuso, remanufatura ou reciclagem até a destinação final.
2. 
A logística reversa pode ser entendida como a área da logística empresarial responsável pelo planejamento, operação e controle do fluxo e das informações logísticas correspondentes, e pelo retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos.
3. 
A perspectiva estratégica refere-se às decisões de logística reversa no microambiente empresarial. O uso das principais ferramentas é a perspectiva operacional.
Resposta correta
4. 
A logística reversa de pós-consumo tem a função de equacionar e operacionalizar o fluxo físico e as informações correspondentes de bens de pós-consumo descartados pela sociedade, que retornam ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio dos canais de distribuição reversos específicos.
5. 
A logística reversa de pós-venda ocupa-se do equacionamento e da operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, não usados ou com pouco uso.
10. Pergunta 10
/0,6
As atividades importantes para a logística nas organizações são divididas em dois grupos: atividades primárias e atividades de apoio. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As atividades de apoio são aquelas que auxiliam as primárias.
2. 
Armazenamento é uma atividade de apoio.
3. 
Processamento de pedidos é uma atividade de apoio.
Resposta correta
4. 
As atividades primárias referem-se às atividades de extrema importância para o alcance dos objetivos logísticos de custo e o cumprimento da tarefa logística.
5. 
Transporte e manutenção de estoque são atividades primárias.
Ajuda para a página atual

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais