Buscar

APRENDIZAGEM 1 2 3 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APRENDIZAGEM 1 2 3 4
1) Os desafios que envolvem o contexto educacional são muitos, principalmente em se tratando de adolescentes, pois os questionamentos e conflitos existenciais que envolvem este momento de preparação para a fase adulta. Muitos não conseguem expressar nem compartilhar suas dúvidas e angústias e acabam depositando e golpeando no próprio corpo todos os sentimentos que não conseguem nomear, como acontece nos casos de automutilação.
 
Com base nestes argumentos, analise os fundamentos que norteiam o tema "automutilação" e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) Destruição deliberada direta ou alteração do tecido do corpo com intenção consciente, caracterizando uma tentativa de suicido. F
(   ) A automutilação em adolescentes resulta em ferimentos graves o suficiente para a constatação de ocorrência de lesões. V
(   ) Trata-se de um comportamento associado a mecanismos mal adaptativos que adolescentes utilizam como estratégia para regular as emoções. V
(   ) A automutilação tem a função simbólica de apaziguar a dor, a angústia daquilo que o adolescente não consegue nomear. V
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
Alternativas:
· a)F – V – V – V.
· b)V – V – F – V.
· c)V – F – V – V.
· d)F – V – F – F.
· e)V – F – F – V.
2)Pesquisas mostram que o número de adolescentes que não frequentam a escola ou que estão com atraso no fluxo escolar é expressivo e decepcionante, principalmente no Ensino Médio. Os dados informaram que existem fatores internos e externos que levam um jovem a parar seus estudos.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fator externo, referenciado no texto.
Alternativas:
· a)Programa pedagógico.
· b)Linguagem da equipe escolar.
· c)Atitude dos professores.
· d)Desigualdade social.
· e)Gestão escolar.
3)A adolescência é um momento em que os jovens encontram-se desejosos de novas descobertas e com muita energia. É preciso dar-lhes voz, acolher suas motivações, inseri-los no contexto escolar e construir situações para a socialização e aprendizagem.
 
Nesse contexto, são considerados fatores de construção da aprendizagem:
 
I. Transmitir o conhecimento como algo pronto aos estudantes.
II. Incluir os alunos no processo de conhecimento.
III. Desenvolver as habilidades socioemocionais.
IV. Trazer a realidade dos alunos para sala de aula.
É correto o que se afirma
Alternativas:
· a)I, II, III e IV.
· b)I e III, apenas.
· c)I e IV, apenas.
· d)I, II e III, apenas.
· e)II, III e IV, apenas.
4)Philipe Ariés foi um dos primeiros autores a considerar a constituição histórica da adolescência em oposição à naturalização desse fenômeno. O autor afirma que a adolescência estava atrelada à infância até o século XVII, firmando-se efetivamente apenas no século XX.
CHECCHIA, A. K. A. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. 
Considerando os aspectos históricos da constituição da adolescência, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)Na Idade Média, havia distinção marcada entre crianças, adolescentes e adultos.
· b)Antes do século XVIII, as crianças não podiam conviver com os adultos em suas atividades, fossem ligadas ao trabalho ou à vida sexual.
· c)A distinção entre o período final da infância e a adolescência não está relacionada com a idade e a classe escolar.
· d)Foi a partir do século XVIII, com a industrialização e a soberania burguesa, que a adolescência passou a ser considerada um período específico no desenvolvimento humano.
· e)Atualmente, depois de diversos estudos realizados, consegue-se definir a adolescência a partir de critérios que são universais.
AP2
1)Um estudo encomendado pelo Sindicato dos Docentes Paulistas, realizado com 702 professores, aponta que mais da metade dos professores ouvidos já sofreram algum tipo de agressão por parte dos alunos, sendo que 44% afirmam ter sofrido agressões verbais, 9% sofreram algum tipo de discriminação, 6% foram vítimas de furtos/roubos e 5% sofreram agressões físicas.
 
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Segundo o Sindicato dos Docentes Paulistas não há um investimento no aumento de profissionais mediadores de conflitos no âmbito das escolas estaduais.
II. Não somente os professores são alvo da violência perpetrada pelos alunos, pois os próprios alunos  são constantemente coagidos por seus pares.
III. Segundo dados desta pesquisa, a violência entre os alunos provoca evasão escolar e aumento na taxa de suicídios e automutilações entre os jovens.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a)I, apenas.
· b)II, apenas.
· c)III, apenas.
· d)II e III, apenas.
· e)I, II, III e IV.
2)Dentro do campo das violências no contexto escolar, observa-se também a violência social. Para alguns pesquisadores, a agressão social se configura enquanto prejuízo intencional contra outras pessoas, a partir de seus relacionamentos, status social e autoestima.
Nesse contexto, pode haver
Alternativas:
· a)agressões diretas e indiretas, sendo que em ambos os tipos pode-se observar a presença de atos de manipulação da realidade, calúnia e exclusão social.
· b)apenas agressões indiretas, sendo que pode-se observar também a presença de atos de manipulação da realidade, calúnia e exclusão social.
· c)agressões diretas e indiretas, porém, apenas nas agressões diretas pode-se observar a presença de atos de manipulação da realidade, calúnia e exclusão social.
· d)apenas agressões diretas, sendo que pode-se observar também a presença de atos de manipulação da realidade, calúnia e exclusão social.
· e)agressões diretas e indiretas, porém, apenas nas agressões indiretas pode-se observar a presença de atos de manipulação da realidade, calúnia e exclusão social.
3)Uma cena bastante comum no contexto escolar é a exclusão social praticada de forma não verbal, que ocorre quando a vítima é ignorada e sua aproximação com o grupo fica impossibilitada. Por exemplo: uma professora divide a sala em grupos para resolver uma lista de exercícios de química aonde cada aluno será avaliado mediante sua participação na resolução dos exercícios propostos. Marcos tem dificuldades em química e,sabendo dessa dificuldade, os integrantes do grupo que ele faz parte começa a resolver os exercícios sem incluí-lo. Dessa forma, os integrantes do grupo não dizem diretamente a Marcos que  ele não pode participar do grupo mas, simplesmente não o incluem na atividade e ele fica sem a nota do exercício. 
Há, com este comportamento, um mecanismo de desengajamento moral. Ter um padrão moral pessoal é fundamental para o exercício da autorregulação. Sem autorregulação, as pessoas seriam como cata-ventos, mudando constantemente de direção para se conformar ao que é oportuno em cada situação”, ou seja, o desengajamento atua como um mecanismo oposto ao engajamento, logo, em alguma medida é importante que todos tenham um padrão moral que regule suas ações na sociedade.
 
Considerando o contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) As questões morais são sempre dignas de reflexão e questionamentos, mas, de forma resumida, estes padrões determinam as ações das pessoas sobre outras, e sobre o grupo, e são aprendidas apenas  no contexto familiar.
(   )  A escola não pode ser considerada  um espaço potente de reflexões sobre princípios morais e éticos que regulam as ações individuais na sociedade.
(   ) O funcionamento complexo  do desengajamento pode provocar efeitos de recompensa sociais, fazendo com que  atitudes antes reprováveis passem a ser valorizadas.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
Alternativas:
· a)V - V - V.
· b)V - V - F.
· c)F - F - V.
· d)V - F - V.
· e)F - V - F.
4)Donald Woods Winnicott (1896-1971), um psicanalista pós freudiano que era pediatra analisou profundamente a relação da mãe (ou quem cumpre a função materna) e o bebê. Para ele,
a saúde mental da futura criança está centrada no sucesso desta relação, denominado como ambiente suficientemente bom.
 
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Esse ambiente diz respeito à perfeição no cuidado, e ao atendimento máximo das necessidades do bebe em seu primeiro ano de vida.
II. Quando o bebê clama por cuidado ele espera que o ambiente (no caso a mãe ou quem cumpre esse papel) cuide o mais rapidamente possível dele.
III. Este bebe não sabe que está fora do útero, não tem noção do ambiente real que o cerca, não apresenta maturidade cognitiva para lidar com frustrações e sofrimento.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a)I, II e III.
· b)II e III, apenas.
· c)III, apenas.
· d)II, apenas
· e)I, apenas.
AP 3
1)Pedro é estudante do Ensino Médio e precisa trocar seu computador pois o que tem vem apresentando defeitos constantes. Para isto, está fazendo pesquisas pela internet para conhecer novos modelos de equipamento e fazer cotação de preço. Desde que começou a realizar estas pesquisas, é só entrar na internet que aparece a foto de algum computador com ofertas de vários tipos.
 
Produção própria.
O contexto apresentado demonstra a utilização de uma estratégia de marketing digital. Relacione a alternativa que representa corretamente a ideia deste tipo de incentivo ao consumidor.
Alternativas:
· a)Endomarketing.
· b)Remarketing.
· c)Viralizar.
· d)Benchmarking.
· e)Pinterest.
2)O jovem está conectado às diversas mídias e é estimulado continuamente ao consumo, em todos os sentidos. Como vivemos em um sistema capitalista este comportamento é inevitável e, além disso, os jovens gostam de um eletrônico, um computador, as novas versões de celular, vestir roupas de marca.
 
Com base nestes argumentos, analise os fundamentos que norteiam o consumo desenfreado e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(   ) O jovem restaura imagens.
(   ) O jovem busca status e poder.
(   ) O jovem prescindi o “ter para ser”.
(   ) O jovem é um objeto a ser consumido.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
Alternativas:
· a)V – V – V – V.
· b)F – V – V – F.
· c)V – F – V – V.
· d)V – V – F – F.
· e)F – V – F – V.
3)A “ditadura da imagem corporal” é altamente valorizada em nossa sociedade, as quais determinam padrões estéticos que devem ser seguidos para se obter um corpo perfeito. Este modelo idealizado de imagem é altamente incentivado através das mídias que são financiadas por indústrias da beleza.
 
Nesse contexto, são considerados consequências advindas desta “ditadura”:
 
I. Sofrimento psíquico.
II. Transtornos alimentares.
III. Transtorno de personalidade.
IV. Síndromes genéticas.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a)I e II, apenas.
· b)III e IV, apenas.
· c)I, II e III, apenas.
· d)I, III e IV, apenas.
· e)II, III e IV, apenas.
4)É comum, em grupos de jovens, o líder ser aquela pessoa que tem maior poder de comunicação, sabe se expressar, demonstra simpatia e popularidade, ou seja, são eleitas a partir de aspectos comportamentais e não por suas ideias e conhecimento. Entretanto, estas características não asseguram que este perfil de líder atuará em nome do coletivo.
 
Neste contexto, associe os tipos de líder indicados na coluna I, com suas descrições contidas na coluna II.
 
COLUNA I
 
I. Líder autocrático. 2
II. Líder democrático. 1
III. Líder laissez-faire 3
 
COLUNA II
 
1. Toma as decisões juntamente com os demais membros do grupo. O lema deste tipo de liderança é juntos somos mais fortes. II
2. Toma as decisões por todo o grupo, delega poucos papeis e funções aos demais membros. Não há interesse em construções dialógicas. I
3. Este líder possibilita que o grupo seja livre para tomar atitudes e se organizar. Ele interfere nas decisões do grupo quando solicitado. III
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
· a)I- 1; II- 2; III-3.
· b)I- 3; II- 2; III-1.
· c)I- 2; II- 1; III-3.
· d)I- 3; II- 1; III-2.
· e)I- 2; II- 3; III-1.
AP4
1)Na violência sexual, a criança ou adolescente é utilizado como objeto de gratificação das necessidades ou desejos sexuais do adulo. 
A violência física, embora seja difícil de ser conceituada, pois a sociedade a naturaliza como forma de educação, pode ser definida como a utilização de força excessiva e inapropriada que o adulto exerce sobre a criança ou o adolescente.
Por sua vez, a negligência representa
Alternativas:
· a)a omissão em termos de prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente – desde que estas falhas estejam vinculadas à condição socioeconômica da família.
· b)a omissão em termos de prover as necessidades físicas de uma criança ou adolescente – desde que estas falhas não estejam vinculadas à condição socioeconômica da família.
· c)a omissão em termos de prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente – desde que estas falhas não estejam vinculadas à condição socioeconômica da família.
· d)a omissão em termos de prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança – desde que estas falhas não estejam vinculadas à condição socioeconômica da família.
· e)a omissão em termos de prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança – desde que estas falhas estejam vinculadas à condição socioeconômica da família.
2)A violência extrafamiliar pode envolver: os casos de mortes por causas externas à família da criança ou do adolescente; a violência urbana; os casos de violência perpetrados no ambiente virtual, entre tantos outros. Quando se trata da temática da infanto-juvenil no que diz respeito à violência extrafamiliar merece destaque, por ser extremamente complexo e muito próximo da realidade escolar: a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Não existe criança ou adolescente prostituta, mas sim, prostituída, explorada sexualmente por um adulto.
II. Quando a criança ou adolescente sofre exploração sexual, essa exploração é feita sempre por um membro da família.
III. A Escca envolve essencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica.
IV. O Código Penal tipifica este crime como sendo este a submissão, a indução ou a atração à exploração sexual de crianças e adolescentes (ou de adultos com déficits intelectuais).
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a)II, III e IV, apenas.
· b)I, III e IV, apenas.
· c)I, II e III, apenas.
· d)I, II e IV, apenas.
· e)I, II, III e IV.
3)A exploração sexual comercial, como o próprio nome diz, envolve a utilização do corpo da criança ou do adolescente como forma de obter lucro.
Para alguns autores, esse crime se divide em quatro tipos. Assim, associe os crimes, apresentados na coluna I, com suas respectivas definições, elencadas na coluna II.
COLUNA I
I- Exploração mercantil do corpo. 3
II- Pornografia infantil. 4
III- Turismo sexual. 1
IV- Tráfico de seres humanos. 2
COLUNA II
1- É a exploração de criança e adolescente por visitantes, em geral, procedentes de países desenvolvidos ou mesmo turistas   do próprio país. 
2- É a promoção da entrada ou saída de criança/adolescente do território nacional para fins de prostituição. 
3- Crianças e adolescentes são considerados prostituídos(as) por estarem submetidos às condições de vulnerabilidade e risco social. 
4- Envolve todo o material audiovisual que envolve crianças num contexto sexual.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
· a)I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
· b)I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
· c)I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
· d)I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
· e)I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
4)A crise econômica pela qual atravessou o Império Romano no século III d. C pode ser considerada como uma das principais causas para o surgimento do feudalismo. Nessa época ocorreram invasões germânicas que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para viverem no campo, em suas propriedades
rurais, aonde criaram as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Nestas vilas romanas os mais pobres buscavam trabalho e a proteção dos grandes senhores romanos.
II. Os grandes senhores romanos e os mais pobres faziam um tratado de colonato que permitia aos mais pobres usarem as terras dos grandes senhores romanos.0
III. Os mais pobres eram obrigados a entregar aos grandes senhores romanos uma parte da produção das terras cultivadas.
IV. O feudalismo substituiu o modelo de produção escravista pelo modelo de produção servil.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a)II, III e IV, apenas.
· b)I, III e IV, apenas.
· c)I, II e III, apenas.
· d)I, II e IV, apenas.
· e)I, II, III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?