Buscar

Contabilidade Pública - avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Pública (CON36)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656133) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23541132
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei nº 4320/64 descreve que a codificação das receitas deve ocorrer através de números em forma de codificação decimal, visto que, nesta codificação, a descrição ou denominação da receita também precisa ser descrita. Assim, com base nestas duas maneiras de identificação, criou-se a natureza das receitas. Sobre essas receitas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm. Acesso em: 28 nov. 2019.
	 a)
	São receitas correntes aquelas provenientes da arrecadação apenas de doações para a manutenção do patrimônio público.
	 b)
	São receitas correntes aquelas com origem na exploração dos descontos obtidos com fornecedores de curto prazo, sendo os valores obtidos como descontos considerados como receitas correntes.
	 c)
	São receitas correntes aquelas com origem de receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, entre outras.
	 d)
	São receitas correntes apenas as provenientes de recebimentos da arrecadação do imposto sobre serviços - ISS - e dos juros recebidos em aplicações de longo prazo.
	2.
	O programa de governo é uma ferramenta de suma importância no que diz respeito ao planejamento governamental, em que o ente público definirá de forma estratégica a utilização dos recursos públicos. Sobre o programa de governo, analise as sentenças a seguir:
I- Segundo as normas da Secretaria do Tesouro Nacional - STN -, os programas de governo devem ser precedidos da declaração do ordenador da despesa de compatibilidade com a LOA.
II- O programa de governo identificará a unidade orçamentária que executará a despesa, podendo ser mais de uma unidade orçamentária por programa.
III- Deve constar no programa de governo a identificação com o nome do programa, seus objetivos, o público que será atingido, os valores daquele programa, entre outras informações.
IV- Todo programa de governo deverá constar informações gerais de custos por programa e por atividade, com a justificativa do gestor para a execução daquela determinada atividade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Na área pública, as receitas também devem ser identificadas e reconhecidas, considerando que seus ingressos se realizam e se registram contabilmente como maneira de formalizar a sua ocorrência, assim, é fundamental, antes de qualquer classificação, evidenciar quando ocorrem ingressos de Receita na área pública. Diante desse cenário, sobre a definição de Receita Pública, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Receita Pública acontece quando os recebimentos de vendas do Estado ocorrem, ou seja, o momento em que os clientes e contribuintes pagam juros sobre os impostos incidentes em suas atividades.
	 b)
	Para o Código Tributário Nacional, o reconhecimento da Receita Pública deverá acontecer apenas em um período em cada semestre, normalmente sempre no início de cada ano e os desembolsos financeiros devem respeitar os limites da receita pública recebida.
	 c)
	Em seu sentido mais amplo, as Receitas Públicas representam os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, ainda segundo o Código Tributário, este ingresso de receita pode acontecer também através da entrada de bens no Estado.
	 d)
	A Receita Pública acontece apenas com a entrada de recursos financeiros nos cofres públicos, assim, qualquer ingresso de valores advindos da cobrança de juros sobre impostos federais, estaduais e municipais deverá ser classificado como receita operacional.
	4.
	A classificação da receita orçamentária é atualizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) ? órgão do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Esta codificação é identificada por números de código decimal. Como ela é conhecida?
	 a)
	Receita econômica.
	 b)
	Despesa de espécie.
	 c)
	Código de origem.
	 d)
	Natureza da receita.
	5.
	A codificação por natureza de receita é dada no primeiro nível com a denominação de Categorias Econômicas das Receitas e que, por sua vez, recebe a classificação em Receitas Correntes e Receitas de Capital. Sobre as referidas receitas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Receitas Correntes.
II- Receitas de Capital.
(    ) Receitas da conversão em espécie.
(    ) Realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas.
(    ) Receitas de serviços.
(    ) Superávit do orçamento corrente.
(    ) Receitas de contribuições.
(    ) Receitas tributárias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II - II - I.
	 b)
	II - II - I - II - I - I.
	 c)
	I - II - I - II - I - II.
	 d)
	II - I - II - I - II - I.
	6.
	É através do programa de governo que se define o objetivo que se quer alcançar, seja ele para resolver um problema, atender a uma demanda da sociedade ou para atender qualquer outra necessidade. De acordo com as fases da Despesa Orçamentária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento.
II- Execução Orçamentária.
(    ) Empenho.
(    ) Reserva da Dotação.
(    ) LOA fixação da despesa.
(    ) Liquidação.
(    ) Licitação.
(    ) Pagamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I - II - II.
	 b)
	I - II - I - II - II - I.
	 c)
	II - I - I - II - I - II.
	 d)
	I - I - II - I - I - II.
	7.
	Receita pública é a entrada de recursos financeiros e aumento de disponibilidade. Uma das classificações das receitas públicas é a receita orçamentária. Assinale a alternativa CORRETA que define a receita orçamentária:
	 a)
	São as classificações dos recursos financeiros do exercício orçamentário e sua contabilização, a fim de atender às necessidades coletivas e públicas.
	 b)
	São disponibilidades de recursos financeiros do exercício orçamentário e cuja finalidade principal é viabilizar a execução das políticas públicas, a fim de atender às necessidades coletivas e às demandas da sociedade.
	 c)
	São as receitas resultantes dos fatos contábeis aumentativos dentro do exercício orçamentário, com o objetivo de viabilizar a execução das políticas públicas.
	 d)
	São as receitas originárias arrecadadas no exercício orçamentário e que devem ser reconhecidas pela entidade como um fato contábil permutativo.
	8.
	O reconhecimento da Receita Orçamentária deve se realizado pela Contabilidade e, para tanto, respeitam-se fases específicas, que também são denominadas de Estágios que integram o Orçamento Público. Diante da necessidade de reconhecimentos dos Estágios da Receita Orçamentária, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um Estágio desta Receita:
	 a)
	A Contabilização é o estágio final de Reconhecimento da Receita e deve seguir o princípio de competência.
	 b)
	A Previsão é a fase inicial da Receita Orçamentária e consta na LOA - Lei Orçamentária Anual.
	 c)
	A Destinação é um estágio da receita que ocorre em sua fase intermediária e deve respeitar o Regime de Caixa.
	 d)
	A Despesa Orçamentária é o estágio intermediário do reconhecimento da receita e consta no MPSC.
	9.
	A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto, devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política e econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos princípios orçamentários da LOA:
	 a)
	Princípio da Competência.
	 b)
	Princípio da Unidade.
	 c)
	Princípiodo Valor Original.
	 d)
	Princípio Financeiro.
	10.
	As despesas orçamentárias previstas em Lei devem ser estruturadas a fim de evidenciar como serão atendidas as políticas públicas. Assim, organizam-se fases para a despesa orçamentária, que devem ser seguidas para a sua realização e acompanhamento. Sobre essas fases, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fixação da despesa, Reserva de dotação e Licitação.
(    ) Origem, Classificação e Realização.
(    ) Recursos, Licitação, Reserva de pagamento, Desembolso e Quitação.
(    ) Empenho, Liquidação e Pagamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.

Outros materiais