Buscar

Banco de Questões

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Banco de Questões – ENFERMAGEM
OBJETIVAS
FÁCIL – UNIDADE 1
Uma rotina de trabalho em um ambiente seguro e longe de possíveis acidentes é idealizado não só por gestores de empresas como pelos próprios colaboradores, assim é potencializado a sua performance de atuação. Dessa forma, como se faz presente a Segurança no Trabalho e a quem compete essa função?
( ) Prevenção de acidentes por parte dos gestores da empresa.
( ) Conscientização e prevenção de acidentes por parte de qualquer colaborador, independentemente de seu setor ou segmento.
( ) Ação rápida no processo de primeiros socorros ao se deparar com um acidente em ambiente de trabalho, por parte dos colaboradores pertencentes a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
( ) Conscientização dos equipamentos necessários para um ambiente de trabalho seguro, por parte dos empregadores.
Na visão de Machado e Gomez (1994) e Meleu e Massaro (2017), todo dia, em qualquer parte do mundo, cerca de 5 a 8 mil pessoas perdem suas vidas em decorrência de acidentes de trabalho durante sua atividade laboral. De que forma podemos reduzir esse alto índice e qual a vantagem para o empregador?
( ) Criar equipes de colaboradores que tomem a frente e tenham foco na orientação quanto á legislação e equipamentos necessários para certas práticas de trabalho, onde tornam os locais de trabalho mais leves, harmoniosos e produtivos. 
( ) Os gestores cobrem incessantemente os colaboradores sobre as práticas necessárias e que se possa obter um ambiente seguro de trabalho.
( ) Criar reuniões diárias de aproximadamente 30 minutos onde os gestores possam se certificar do conhecimento que os colaboradores possuem sobre a prevenção de acidentes. Criando assim mais descontração entre funcionários e empregadores.
( ) Não exigir cobranças excessivas aos colaboradores sobre as práticas de utilização dos EPI’s, contribuindo assim com um local de trabalho mais leve e sem cobranças.
São entendidas como lesões e doenças em ambiente de trabalho, aquelas que são formalmente registradas. Considerando o número de pessoas que trabalham de maneira informal, deve haver bem mais ocorrências de que se tem conhecimento por meio das estatísticas mundiais. Quais as instituições ou organizações que são responsáveis por coletar esses dados?
( ) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
( ) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
( ) Organização Internacional do Trabalho (OIT).
( ) Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do trabalho (OIT).
Em uma empresa têxtil, são vários os riscos que os colaboradores são submetidos diariamente, desde ao ruído de um equipamento, ao perigo de um princípio de incêndio. Dessa forma a utilização dos EPI’s se tornam indispensáveis na rotina de trabalho. Seguindo esses conceitos o que é um risco físico?
( ) Riscos físicos se referem a riscos provocados por algum tipo de manuseio incorreto de um equipamento ou do ambiente em que se encontram tais equipamentos.
( ) Riscos físicos se referem a riscos provocados por energia elétrica, onde ocorre um manuseio incorreto de um equipamento, desencadeando vários outros riscos ao operador.
( ) Riscos físicos se referem a riscos provocados por algum tipo de energia, onde depende do manuseio de um ou do ambiente em que se encontram tais equipamentos.
( ) Riscos físicos se referem a riscos provocados por falta de utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).
MÉDIO – UNIDADE 1
FÁCIL - UNIDADE 2
Em muitos casos, os agentes biológicos ocasionam doenças graves, doenças físicas e psíquicas e, em alguns casos, geram a necessidade de afastamento da atividade laboral devido à necessidade de hospitalização, muitas vezes uma ocorrência assim pode ser fatal. Segundo Brasil (2005), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), reporta recomendações através da Resolução n° 358 de 29 de abril de 2005. Assinale a alternativa que condiz com as recomendações corretas?
( ) Recomenda-se a autoclavação ou incineração para tratamento de produtos infecciosos antes do descarte, uma vez que podem gerar dano ao homem e ao meio ambiente.
( ) Recomenda-se incineração somente após ocorrido algum acidente biológico. 
( ) Recomenda-se tratamento de produtos infecciosos através da lavação com alta pressão e químicos específicos.
( ) Não existe nenhuma recomendação específica para prevenção, afinal são pequenos os riscos de danos à saúde ou ao meio ambiente.
Nos ambientes de saúde os resíduos são popularmente chamados de resíduos hospitalares. Após utilização, esses resíduos devem ser descartados em recipientes específicos e identificados conforme a sua origem. Assinale a alternativa que descreva de forma correta o tipo de resíduo com o grupo pertencente.
( ) Grupo A: Resíduo Químico; Grupo B: Resíduo Radioativo; Grupo C: Resíduo Biológico; Grupo D: Lixo Comum; Grupo E: Perfurocortantes.
 ( ) Grupo A: Resíduo Biológico; Grupo B: Resíduo Radioativo; Grupo C: Resíduo Químico; Grupo D: Perfurocortantes; Grupo E: Lixo Comum.
 ( ) Grupo A: Resíduo Biológico; Grupo B: Resíduo Químico; Grupo C: Resíduo Radioativo; Grupo D: Lixo Comum; Grupo E: Perfurocortantes.
 ( ) Grupo A: Resíduo Químico; Grupo B: Resíduo Biológico; Grupo C: Lixo Comum; Grupo D: Resíduo Radioativo; Grupo E: Perfurocortantes.
Um acidente de trabalho com material biológico infelizmente ainda é muito comum durante a arte de cuidar, conhecimento das formas de descarte e a sua classificação são indispensáveis pelos profissionais atuantes. Quanto a segregação dos resíduos biológicos, potencialmente infecciosos, devemos seguir alguns critérios para o descarte correto. Assinale a alternativa que descreva de forma correta esses critérios.
 ( ) Qualquer material teve contato com patógenos humanos, de origem animal, plantas ou DNA recombinante ou organismos recombinantes.
( ) Qualquer material teve contato DNA recombinante ou organismos recombinantes.
( ) Qualquer material teve contato com patógenos humanos ou de origem animal.
( ) Qualquer material que contenha ou esteja contaminado com patógenos humanos, de origem animal, plantas ou DNA recombinante ou organismos recombinantes.
Em situações de acidentes envolvendo resíduos biológicos, devem ser tomadas medidas imediatas para reduzir o dano causado ao profissional e ao ambiente. Qual a medida que deve ser tomada em um acidente onde o profissional teve material biológico espirrado ou que teve contato com os olhos (mucosa ocular)?
( ) Lavar imediatamente com água potável ou soro fisiológico 0,9% fluindo suavemente. Para ambas as soluções, a aplicação deve ocorrer por, pelo menos, 30 minutos, continuamente e procurar atendimento imediatamente.
( ) Manter o olho fechado. O colaborador deve fazer movimento ocular lado a lado (olhar para a direita e esquerda) e de cima para baixo, para que o resíduo saia. Não retirar lentes de contato, relatar ao supervisor do setor e procurar atendimento.
( ) Lavar imediatamente com água potável ou soro fisiológico 0,9% fluindo suavemente. Para ambas as soluções, a aplicação deve ocorrer por, pelo menos, 15 minutos, continuamente, mantendo os olhos abertos para assegurar que a lavagem foi eficaz por trás das pálpebras. Retirar lentes de contato, relatar ao supervisor do setor e procurar atendimento imediatamente.
( ) Lavar imediatamente com água potável ou soro fisiológico 20% fluindo suavemente. Para ambas as soluções, a aplicação deve ocorrer por, pelo menos, 30 minutos, continuamente, mantendo os olhos abertos para assegurar que a lavagem foi eficaz por trás das pálpebras. Retirar lentes de contato, relatar ao supervisor do setor e procurar atendimento imediatamente.
FÁCIL – UNIDADE 3 
O termo Biossegurança, de acordo com a comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz, é definido como o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços,
que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Com base nisso assinale a alternativa que descreva corretamente os termos utilizados pela equipe de saúde durante o seu cotidiano assistencial.
( )Equipamentos de proteção individual (EPI): são equipamentos de proteção coletivos, utilizados pela equipe de profissionais que atuam junto a arte do cuidar, para sua autoproteção e proteção dos seus assistidos, visando auxiliar para evitar contaminação e acidentes.
( )Esterilização: são processos físicos ou químicos utilizados para provocar a morte de micro-organismos na forma vegetativa e esporulada existente em instrumentos e outros materiais.
( )Desinfecção: é o aumento da população de micro-organismos na forma vegetativa, geralmente realizada por meios químicos. Este processo não mata as bactérias na forma esporulada e os micro-organismos relativamente resistentes.
( )Antissepsia: consiste no uso de agentes químicos aplicados à pele ou a outro tecido vivo para inibir ou eliminar micro-organismos. Apresenta ação esporocida.
O termo “fontes de infecção”, é utilizado para definir todos os locais onde os micro-organismos podem ser encontrados, quer seja em seu habitat natural ou locais em que possam sobreviver e multiplicar. As fontes humanas de infecção podem ser classificadas em algumas categorias, assinale a alterativa que contenha todas elas.
( ) Infectados em fase de incubação; Infectados em fase prodrômica; Infectados em fase aguda; Infectados em convalescença; Infectados inaparentes ou infecção subclínica; Portadores assintomáticos.
( ) Infectados em fase de incubação; Infectados em fase padronizada; Infectados inaparentes ou infecção subclínica; Portadores assintomáticos.
( ) Infectados em fase de incubação; Infectados em fase aguda; Infectados em convalescença; Infectados inaparentes ou infecção subclínica; 
( ) Infectados em fase de incubação; Infectados em fase aguda; Infectados inaparentes ou infecção subclínica; Portadores assintomáticos.
Na rotina de um profissional da área da saúde, podemos considerar como sendo quatro, as vias mais importantes de transmissão de infecção por hospedeiros, são elas: secreções orais e orofaringe, sangue, água e o ar. Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa que contém o os EPI’s mínimos para proteção dessas fontes de contaminação no dia a dia do profissional.
( ) Óculos; Luvas; Avental e mascara;
( ) Óculos; Luvas e mascara;
( ) Dosimetro; Luvas; Avental e mascara;
( ) Jaleco; Dosímetro e luvas;
Médio Unidade 3
O termo Biossegurança, é definido como o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços. Com base nisso assimile a alternativa que descreva corretamente os termos utilizados pela equipe de saúde durante o seu cotidiano, determinando a gravidade do acidente e sua respectiva apresentação.
I Artigo crítico.
II Artigo semicrítico.
III Artigo não crítico
IV Procedimento semicrítico;
 (II ) É aquele que entra em contato com a pele ou mucosa íntegra, por exemplo: moleira. 
(I ) É aquele que penetra na pele e nas mucosas do paciente, atingindo os tecidos subepiteliais, por exemplo: instrumentos perfurocortantes. 
( IV ) Todo procedimento em que existe presença de secreção orgânica, sem perda de continuidade de tecido.
(III ) É todo procedimento em que há presença de sangue, pus ou matéria contaminada pela perda de continuidade do tecido.
( ) I,II, III e IV;
( ) II, I, IV e III;
( ) III, I,II e IV;
( ) IV, I,II e III;
Quando surge um desequilíbrio entre a capacidade de os micro-organismos invadir, multiplicar e se disseminar nos tecidos do hospedeiro e a capacidade do sistema imunológico de controlar esta disseminação, que favoreça os microrganismos, o confronto tem como resultado, a infecção. Entretanto para que doenças infecciosas se instalem são necessários alguns eventos. Assimile a alternativa que contenha de forma correta os eventos necessários.
I Confronto 
II Entrada
III Disseminação
IV Multiplicação
V Lesão
VI Resultado
( I) O agente infeccioso encontra o hospedeiro; 
 ( VI) Vitória do agente infeccioso ou do hospedeiro, ou ambos aprendem a coexistir.
( IV )O agente se multiplica no hospedeiro; 
(II ) O agente penetra no hospedeiro por uma das portas de entrada;
 (V) O agente, a resposta do hospedeiro, ou ambos causam danos tecidual; 
 (III ) O agente se propaga a partir da porta de entrada;
( ) I, III, II, V, IV e VI.
( ) I, II, V, III, IV e VI.
( ) VI,I, II, III, V, e IV. 
( )I, VI, IV, II, V e III;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais