Buscar

prova final microbiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Microbiologia (BIO12)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655999) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22945087
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
	1.
	A maioria das espécies pertencentes a esse grupo taxonômico é de vida livre, possuindo corpos nus, com esqueleto externo ou interno. A alimentação é realizada por meio de pseudópodes e a reprodução é realizada por fissão ou divisão binária. De qual grupo taxonômico dos protozoários estamos falando?
	 a)
	Ciliophorae.
	 b)
	Rhizopoda.
	 c)
	Apicomplexa.
	 d)
	Zoomastigophora.
	2.
	Viroides são os menores sistemas genéticos capazes de se replicar no interior de uma célula. São constituídos por um minúsculo RNA de fita simples, circular, com tamanho que oscila entre 246 e 401 nucleotídeos. Os viroides são agentes infecciosos que possuem os menores tamanhos até hoje conhecidos. Vamos encontrá-los somente:
	 a)
	Nos fungos, em que os nutrientes são transformados em macro e micronutrientes.
	 b)
	Nas bactérias, em que não há um núcleo diferenciado.
	 c)
	Nas plantas, em que vão causar sérios prejuízos à agricultura.
	 d)
	Nos fagos, em que o DNA tem apenas uma cadeia de nucleotídeos.
	3.
	As bactérias são um dos organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos. Com relação à sua morfologia, as células bacterianas apresentam três formas básicas. Quais são?
	 a)
	Ovalada, estriada e espiralada.
	 b)
	Estriada, espiralada e esférica.
	 c)
	Esférica, bastonete e espiralada.
	 d)
	Bastonete, espiralada e ovalada.
	4.
	Um professor de Biologia, na tentativa de facilitar a compreensão da turma sobre o tema taxonomia, fez a seguinte provocação: Por que nos tempos de Aristóteles a Lineu o mundo vivo era conhecido em animais ou plantas e agora há uma série de nomes para representar os diversos grupos de seres vivos? Se considerarmos o Sistema de Classificação proposto por Whittaker, dos Cinco Reinos, podemos dizer que houve um aumento na diversidade biológica desde Aristóteles? Sobre as perguntas desse professor, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento dos seres microscópicos era praticamente inexistente nos tempos de Aristóteles, assim, sua classificação foi baseada nos seres macroscópicos e estes foram agrupados, grosso modo, pela forma de locomoção (mexe ou não mexe) e obtenção de alimento (ingere alimento ou não ingere alimento).
II- Não houve aumento da diversidade biológica a ponto de aumentar o número de reinos, o que aconteceu foi o avanço da Ciência, que permitiu reconhecer na natureza um maior número de organismos, classificando-os em novos grupos conforme suas características afins.
III- Sim, houve aumento da diversidade biológica dos tempos de Aristóteles até o presente, pois antes haviam apenas dois reinos e agora um dos sistemas mais conhecidos reconhecem cinco reinos.
IV- Com o aumento da diversidade biológica, demonstrado pelo avanço da Ciência nos últimos anos, o sistema de Aristóteles foi considerado sem importância, especialmente por incluir plantas em fungos devido à ausência de movimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	O texto a seguir é uma publicação da Revista Ciência Hoje e tem como título "Minúsculo, porém valioso". A poetisa brasileira Lou Witt escreveu: "As pequenas coisas às vezes têm um valor imensurável". Embora Witt se referisse a singelos gestos e palavras, o verso bem poderia ser aplicado às bactérias, sobretudo quando se trata de sua importância para a ciência e a vida. Por isso, a recente disponibilização de um rico acervo de bactérias para uso científico é motivo de comemoração. Com o objetivo inicial de conhecer melhor a biodiversidade da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, uma equipe do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) iniciou, em 2007, um projeto de coleta de bactérias no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, unidade de conservação federal situada na região serrana do estado. Em menos de um ano, a equipe conseguiu identificar e preservar mais de 40 gêneros de bactérias. A quantidade e a diversidade do material coletado levaram os pesquisadores a criar uma coleção de microrganismos e disponibilizá-la gratuitamente para pesquisas científicas. De acordo com as regras de nomenclatura taxonômica, analise as sentenças a seguir:
I- Se há 40 gêneros de bactérias, com certeza há mais de 40 famílias destes organismos citados na pesquisa.
II- A quantidade de espécies de bactérias desta coleção pode ser maior que o número de gêneros.
III- O nível de gênero é a categoria taxonômica mais específica da nomenclatura.
IV- Todas as bactérias do acervo são seres procariontes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://cienciahoje.org.br/minusculo-porem-valioso/. Acesso em: 1º jul. 2019.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Você não acertou a questão: Esta não é a resposta correta. Leia novamente a questão.
	6.
	Em julho de 2004 foi divulgado pela Revista Pesquisa Fapesp (Edição 101) a seguinte notícia: "A provável volta da febre amarela". No final de 2016 surtos da doença sugiram no estado de Minas Gerais, sendo responsável por 23 mortes confirmadas até a data de 19 de janeiro de 2017. Esta doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Qual é o agente causador da febre amarela?
	 a)
	Um fungo.
	 b)
	Uma bactéria.
	 c)
	Um vírus.
	 d)
	Um protozoário.
	7.
	A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada de um mosquito. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente. Sobre a malária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O mosquito transmissor da malária pertence ao gênero Anopheles.
(    ) O protozoário causador da malária pertence ao gênero Plasmodium.
(    ) Nesta doença, os osteócitos (células da medula óssea) são as principais células afetadas.
(    ) Os principais sintomas da malária são: febre, dor de cabeça, hemorragias, náuseas e fadiga.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	Para que ocorra a transmissão da informação genética, é necessário o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia. Já que cada cadeia de DNA contém a mesma informação genética, qualquer uma delas pode servir como molde. Por isso, a duplicação do DNA é dita semiconservativa. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Replicação do DNA é o processo de autoduplicação do material genético, mantendo, assim, o padrão de herança ao longo das gerações.
(    ) A molécula do DNA vai abrindo-se ao meio, por ação de uma enzima chamada quimotripsina. Essa enzima quebra as ligações de pontes de hidrogênio promovendo a ligação dos nucleotídeos.
(    ) Cada fita do DNA é duplicada formando uma fita híbrida, isto é, a fita velha pareia com a fita nova formando um novo DNA; de uma molécula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. 
(    ) Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da molécula mãe, por isso o nome semiconservativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Para que ocorra a transmissão da informação genética, é necessário, num primeiro momento, o processo da duplicação do DNA. Em todo o processo, à medida que as bases de cada cadeia vão desemparelhando das bases complementares, os nucleotídeos que estão livres pela célula unem-se a elas, seguindo uma regra de pareamento (emparelhamento) que é a seguinte:
	 a)
	Timina emparelha-se
com a citosina  (T-C) e a guanina emparelha-se com a adenina (G-A).
	 b)
	Adenina emparelha-se com a citosina (A-C) e a guanina emparelha-se com a timina  (G-T).
	 c)
	Citosina emparelha-se com a timina (C-T) e a adenina emparelha-se com a guanina (A-G).
	 d)
	Adenina emparelha-se com a timina (A-T) e a citosina emparelha-se com a guanina (C-G).
	10.
	Existem várias formas de fontes de energia para síntese de ATP. Vamos encontrar uma forma que utiliza a luz. Essa forma é denominada de:
	 a)
	Quimiolitozação.
	 b)
	Fotofobia.
	 c)
	Força promotiva.
	 d)
	Fotofosforilação.
	11.
	(ENADE, 2014) Um processo infeccioso ocorre quando um microrganismo invade um hospedeiro, contorna suas barreiras de defesa e multiplica-se nos tecidos do organismo. Quando a infecção prejudica a homeostase do hospedeiro, lesando suas funções vitais, ocorre a doença.
                              PELCZAR Jr., M. J.; CHAN, A. C. S.; KRIEG, N. R. Microbiologia conceitos e aplicações. São Paulo, 2008.
A patogenicidade, a virulência, a propriedade de o microrganismo ser ou não oportunista, entre outras características, são aspectos que apresentam reflexos diretos em relação às questões de biossegurança e precedimentos de diagnóstico, pesquisa e cultivo em laboratório.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I- A capacidade ou habilidade que um microrganismo tem de causar doença é denominada virulência, e o grau dessa capacidade é designado patogenicidade. A patogenicidade e a virulência são constituídas por um conjunto de fenômenos e características complexas que envolvem tanto propriedades do microrganismo como a habilidade do hospedeiro em resistir ao processo infeccioso.
II- Um microrganismo patogênico oportunista, também denominado patogênico primário, geralmente compõe a microbiota normal do hospedeiro e não costuma causar infecções em pessoas saudáveis; contudo, podem desenvolver-se naqueles indivíduos cujos fatores de resistência estão comprometidos, por exemplo, por outra doença, exaustão física ou subnutrição.
III- As propriedades e características dos microrganismos envolvidas na habilidade de causar doença e seus graus denominam-se fatores de virulência, dos quais são exemplos a capacidade de proliferativa, a produção de toxinas, a presença de cápsula, de pelos, de lipopolissacarídeos, de proteínas de membrana e de enzimas para penetração no tecido conjuntivo.
IV- A manipulação de microrganismos deve seguir requisitos de contenção e segurança conforme o nível de biossegurança, que representa o grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, ao ambiente e à comunidade.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	I, II, III e IV.
	 c)
	III e IV, apenas.
	 d)
	II e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2005) Uma cultura de células de levedura foi tratada durante 14 horas com brometo de etídio. Essa substância inativou o DNA mitocondrial das células e, consequentemente, suas mitocôndrias tornaram-se não funcionais. Espera-se que as leveduras assim tratadas:
	 a)
	sobrevivam porque podem realizar quimiossíntese.
	 b)
	morram porque são incapazes de produzir ATP.
	 c)
	morram porque são incapazes de fazer fermentação.
	 d)
	sobrevivam porque são capazes de realizar glicólise.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais