Buscar

tarefa de economia politica e juridica n 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO – T. 201 CM (IDIR202MA-M)
ALUNA: DELBRA MANINI MATRICULA: 600233220
ECONOMIA POLITICA & JURIDICA
EXERCÍCIO AULA 05 – MOEDA E MERCADO MONETÁRIO
1. Faça uma breve pesquisa indicando as principais autoridades monetárias que compõem o SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.
R: Uma das principais autoridades monetárias é o Conselho Monetário Nacional: o CMN acaba sendo o conselho de política econômica do país, visto que o mesmo é responsável pela fixação das diretrizes da política monetária creditícia e cambial. Outra também que se destaca é o Sistema Financeiro Nacional, SFN é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos, e é por meio do sistema financeiro que as pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte dos seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus investimentos.
2. Escreva sobre as funções da CVM – COMISSAO E VALORES MOBILIARIOS.
R: No dia 07 de dezembro de 1976 foi criada pela lei 6.385|76, a COMISSAO DE VALORES MOBILIARIOS, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores no Brasil. Ela é ligada diretamente com o Ministério da Fazenda, mas independente quanto a sua administração, patrimônio e personalidade jurídica, ou seja, por mais que ela seja ligada ao Governo Federal, o mesmo não tem autoridade hierárquica sobre ela. 
A grande função da Comissão de Valores Mobiliários é que ela impacta diretamente no mercado de investimentos, e portanto, na sua vida enquanto investidor. O objetivo da CVM é proteger os investidores, garantindo que o mercado seja um ambiente seguro e com os com os direitos dos investidores protegidos. Ou seja, a CVM cria “regras do jogo”, informa as regras que as empresas participantes e aos investidores, e fiscaliza o seu cumprimento para que nenhuma parte seja lesada neste processo. O papel da CVM não é proteger seus investidores dessas perdas normais, com variação de preço de uma ação, mas sim garantir que as instruções financeiras funcionem dento de uma regulamentação e que os investidores tenham informações que permitam que eles tomem decisões conscientes de investimento. Também tem o papel de estimular os brasileiros a fazer um bom controle financeiro, podendo evitar dividas, investir mais e construir uma vida financeira saudável.
3. Você é a favor do BACEN Brasileiro? Justifique sua resposta.
R: SIM, pois sem ele teríamos uma catástrofe, pois ele é responsável por regular e supervisionar todo Sistema Financeiro Nacional, sem ele não teria as regras impostas para que não sofrêssemos com cobranças injustas de taxas abusivas e juros altíssimos. As regras que a BACEN impõe atua fortemente no controle da inflação, graças a regulação na quantidade de dinheiro que circula no pais. Sendo assim responsável por garantir que a economia brasileira tenha um funcionamento de financeiro regulado para que se funcione adequadamente. 
Acredito eu sendo assim de extrema importância para nosso pais, contando que além disso, ele é responsável pelas tarifas que os bancos cobram, operações monetárias, de cambio, crédito e circulação de dinheiro.

Outros materiais