Buscar

Fases da meiose

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fases da meiose
Prófase 1: Os cromossomos se condensam e o aparato do fuso se forma; homólogos se alinham lado a lado para formar bivalentes e trocam pedaços de DNA (cruzando).
Metáfase 1: Os bivalentes se alinham aleatoriamente ao longo da placa metafásica. Porque em humanos existem 23 cromossomos pareados, o número de arranjos possíveis nesse processo é de 223, ou quase 8,4 milhões.
Anáfase 1: Os homólogos são separados, produzindo dois conjuntos de cromossomos filhos que não são idênticos por causa do cruzamento. Cada cromossomo ainda consiste de cromátides, com todos os 23 centrômeros em cada núcleo intacto.
Telófase 1: A célula se divide.
A mitose 2 é simplesmente uma divisão mitótica, com os passos rotulados em conformidade (prófase 2, metáfase 2 etc.) e serve para separar as cromátides não muito irmãs em células distintas. O resultado são quatro núcleos-filho que contêm uma mistura única de cromossomos parentais ligeiramente alterados, com um total de 23 cromossomos.
Isso é necessário porque esses gametas se fundem com outros gametas no processo de fertilização (espermatozoide mais óvulo), trazendo o número de cromossomos para 46 e dando a cada cromossomo um novo homólogo.
Contabilidade cromossômica na meiose
Um diagrama de meiose para humanos mostraria as seguintes informações:
Início da meiose 1 – 92 moléculas cromossômicas individuais (cromátides) em uma célula, dispostas em 46 cromossomos duplicados (cromátides-irmãs); o mesmo que na mitose.
Fim da prófase 1 – 92 moléculas em uma célula dispostas em 23 bivalentes (pares de cromossomos homólogos duplicados), cada qual contendo quatro cromátides em dois pares.
Fim das moléculas de anáfase 1 – 92 divididas em dois núcleos-filho não idênticos (graças ao sortimento independente), cada um com 23 pares de cromátides semelhantes, mas não idênticos (graças ao cruzamento).
Início das moléculas da meiose 2 – 92 divididas em duas células-filha não idênticas, cada uma com 23 pares de cromátides semelhantes, mas não idênticos.
Fim da anáfase 2 – 92 moléculas divididas em quatro núcleos-filho mutuamente não idênticos, cada um com 23 cromátides.
Fim das moléculas meiose 2 – 92 divididas em quatro células-filha mutuamente não idênticas, cada uma com 23 cromátides. Estes são gametas, chamados de espermatozoides, produzidos nas gônadas masculinas (testículos) e óvulos, produzidos nas gônadas femininas (ovários).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais