Buscar

TEORIA GERAL DO ESTADO CLAUDIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE – O ESTADO
1- PERPETUALISTAS: CONSIDERAM QUE O ESTADO ASSIM COMO A PRÓPRIA SOCIEDADE EXISTIU DESDE SEMPRE. POIS DESDE QUE O HOMEM VIVE SOBRE A TERRA ELE ESTÁ NO MEIO DE UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOTADA DE PODER E AUTORIDADE SOBRE UM GRUPO.
CONVENCIONALISTAS: ADMITEM QUE A SOCIEDADE HUMANA EXISTIU DURANTE UM INTERVALO DE TEMPO SEM ESTADO. DEPOIS, PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES E CONVENIÊNCIAS, O ESTADO FOI CONSTRUÍDO. NÃO HOUVE CONCOMITÂNCIA ENTRE LUGARES NO APARECIMENTO DO ESTADO. ESTE FOI APARECENDO CONFORME AS NECESSIDADES DE CADA LUGAR.
CONCEITUALISTAS: ESTES AUTORES SÓ ADMITEM O ESTADO COMO UMA SOCIEDADE POLÍTICA DOTADA DE CERTAS CARACTERÍSTICAS MUITO BEM DEFINIDAS.
2- ORIGINÁRIA: AGRUPAMENTO HUMANO AINDA NÃO INTEGRADOS EM QUALQUER ESTADO. COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, DÁ A PRIMEIRA VIDA, NAQUELE TERRITÓRIO, A UM ESTADO. OCORRE QUANDO UM AGRUPAMENTO HUMANO MAIS OU MENOS HOMOGÊNEO, ESTABELECENDO-SE NUM DETERMINADO TERRITÓRIO, ORGANIZA O SEU GOVERNO E PASSA A APRESENTAR AS CONDIÇÕES UNIVERSAIS DE ORDEM POLÍTICA E JURÍDICA. NA ANTIGUIDADE, DOIS EXEMPLOS DE FORMA ORIGINÁRIA DE ESTADO MAIS TÍPICOS ESTÃO NA ANTIGUIDADE, EM ROMA E ATENAS. NOS DIAS ATUAIS, É MUITO DIFÍCIL ENCONTRARMOS EXEMPLOS DE ESTADOS QUE NASÇAM DE FORMA ORIGINÁRIA. PORTANTO, O NASCIMENTO DE UM ESTADO DE MODO ORIGINÁRIO SE DÁ QUANDO UMA NAÇÃO SE PROCLAMA ESTADO E ASSIM É ACEITA PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL FORMAS: CONTRATUAL, ORIGEM FAMILIAR, ORIGEM PATRIMONIAL, E ORIGEM NATURAL OU ESPONTÂNEA.
DERIVADAS: CRIAÇÃO DE ESTADOS A PARTIR DE ESTADOS PREEXISTENTES. É O PROCESSO MAIS COMUM ATUALMENTE. OS MODOS PODEM SE DAR PELO FRACIONAMENTO DE ESTADO (TEM-SE RACIONAMENTO QUANDO UMA PARTE DE UM TERRITÓRIO DO ESTADO SE DESMEMBRA E CONSTRÓI UM NOVO ESTADO. EX: UNIÃO SOVIÉTICA, PENÍNSULA COREANA), UNIÃO DE ESTADO (ACONTECE QUANDO DOIS OU MAIS ESTADOS ADOTAM UMA CONSTITUIÇÃO COMUM DESAPARECENDO OS ESTADOS PREEXISTENTES QUE ADERIRAM A UNIÃO. EX: EM 1989, HOUVE A REUNIFICAÇÃO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ E A REPÚBLICA FEDERAL ALEMÃ, DESAPARECENDO A PRIMEIRA E RESSURGINDO UM ÚNICO ESTADO), E FORMAS ATÍPICAS (CAUSAS DE CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS POR FORMAS NÃO USUAIS E ABSOLUTAMENTE IMPREVISÍVEIS, ATRAVÉS DE GRANDES GUERRAS, ONDE DEPOIS, A POTENCIA VENCEDORA, VISANDO ASSEGURAR O ENFRAQUECIMENTO PERMANENTE DOS PAÍSES VENCIDOS, OU PROCURANDO AMPLIAR O SEU TERRITÓRIO, OU PROMOVENDO A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS EX: ESTADO ALEMÃO, VENCIDO E OCUPADO PELA UNIÃO SOVIÉTICA, APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, EM 1949, HOUVE A CRIAÇÃO DE DOIS ESTADOS ALEMÃES, A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ E A REPÚBLICA FEDERAL ALEMÃ).
3- O ESTADO É UMA SOCIEDADE DE PESSOAS CHAMADA POPULAÇÃO, EM DETERMINADO TERRITÓRIO, SOB A AUTORIDADE DE DETERMINADO GOVERNO, A FIM DE ALCANÇAR DETERMINADO OBJETIVO, O BEM COMUM.
4- LETRA B 
5- LETRA C
6- LETRA D
7- LETRA B 
8- LETRA C 
9- LETRA A 
10- LETRA B 
11- LETRA A 
12- LETRA 
13- LETRA C 
14- O ESTADO É UMA SOCIEDADE DE PESSOAS CHAMADA POPULAÇÃO, EM DETERMINADO TERRITÓRIO, SOB A AUTORIDADE DE DETERMINADO GOVERNO, A FIM DE ALCANÇAR DETERMINADO OBJETIVO, O BEM COMUM.
15- LETRA C 
16- LETTRA D
17- LETRA A 
18- LETRA C 
19- LETRA D 
20- LETRA D 
21- LETRA D 
22- LETRA D 
23- LETRA C
24 – LETTRA C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando