Buscar

Anatomia e Escultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Descreva detalhadamente todos os materiais necessários e o passo a passo para o enceramento progressivo do dente 11:
R: Materiais: Manequim com o dente 11 preparado, pincel, vaselina, dencrilay, 2 potes dappen, pincel n°03 pelo de marta, gazes para limpeza do pincel ou da espátulas, monômero liquido auto, ceras coloridas para escultura, lamparina, álcool , isqueiro, gotejador, espátula 7, esculpidor hollemback e meia calça No modelo de estudo posiciona-se o dente 11 já preparado para escultura, num pote dappen coloque um pouco de dencriley e no outro o liquido, com o pincel passamos vaselina em todo o preparo e nas proximais dos dentes 21 e 12 sem esquecer da gengiva para que a resina não grude nos mesmos . Limpe o pincel e iniciamos a confecção de um casquete de revestimento, após aplicar em todo o dente espere secar parcialmente e retire cuidadosamente o excesso começando da gengiva com o auxilio do hollemback ate que se solte completamente .Logo começamos o encerramento, já com álcool acendemos a lamparina e com ajuda do gotejador o aquecemos e gota a gota com cera amarela e feita 3 torres separadas, com o auxilio da espátula 7, pegamos um generosa quantidade de cera azul e posiciona-se formando a vestibular do dente com a ajuda do hollemback vamos retirando o excesso de cera dando forma gradativamente, uma escultura regressiva que já inicia a anatomia do dente. Para iniciar a face lingual, com o gotejador e a cera rosa e feito as cristas marginais e o cíngulo, a fossa lingual e feita com cera verde . Finalizamos a escultura com auxilio do hollemback e para da o brilho e concluímos com um pedaço de meia-calça fazendo o polimento. 
2. Descreva a anatomia oclusal dos dentes 14 e 15, respectivamente:
R: Dente14 Formato pentagonal tendo do lado vestibular 2 lados com um raio de curvatura maior que a do lado lingual. A curvatura, do lado lingual, é mais regular e existe apenas 1 lobo. Os lados de contacto que correspondem às faces mesial e distal são ligeiramente convexas e muito convergentes para lingual, sendo que a mesial faz um ângulo médio de 32 graus e a distal um ângulo de 17 graus. É visível um sulco principal nítido de direcção MD, que termina em duas fossetas (mesial e distal).De cada uma delas partem 2 sulcos secundários com direção aos ângulos formados pelas faces vestibular e lingual, sendo mais marcados os que se orientam para vestibular. Do lado Mesial, e da fosseta respectiva, sai um sulco acessório q corta a crista marginal mesial. 
Dente 15: Forma pentagonal. Faces mesial e distal menos convergentes q n 1º pré-molar superior. Sulco oclusal curto ou puntiforme Cúspides mais curtas em relação à altura da coroa. As cristas marginais são mais largas que no 1º pré-molar superior.
Descreva a anatomia vestibular dos dentes 14 e 15 respectivamente:
Dente 14: Lembra a do canino, mas é mais curta e do lado cervical é semelhante aos dentes já estudados.Do lado distal há uma concavidade ligeira.
Do lado ocusal ficam as vertentes da cúspide vestibular e neste dente a mesial é maior.
Dente 15: Semelhante ao 1º pré-molar superior, mas com as vertentes da cúspide menos inclinadas. A vertente distal tende a ser maior.
3. Descreva a anatomia oclusal do dente 36:
Dente 36: A coroa é mais larga pelo lado vestibular do que pelo lingual, e do lado mesial mais do que do lado distal.
4. Descreva a anatomia oclusal do dente 26:
Formato Romboide; Aresta Longitudinal; Cristas Marginais Mesial e Distal; Sulcos Principais; Sulcos Secundários; Fossetas Mesial, Central e Distal; Aresta Transversal; Vertentes.
6. 	Faça um quadro de diferenças principais entre os dentes 14 e 15:
7. 	Faça um quadro de diferenças principais entre os dentes 16 e 17:
8. 	Faça um quadro de diferenças principais entre os dentes 36 e 37:
9. 	Faça um quadro de diferenças principais entre os dentes 34 e 35:
10. Faça um quadro de diferenças entre dentes superiores e inferiores. Ex. diferenças entre 14 e 44. (para todos os dentes, anteriores e posteriores)tindo todo o dente de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais