Buscar

portfolio B II 2020- FOLDER TROVADORISMO MEDIEVAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trovadores criando suas cantigas
O que foi oTrovadorismo na Idade Média e quais sãoas suas características?
O trovadorismo foi um movimento surgido na França, por volta do século XI, que tinha como objetivo fornecer à população, através do entretenimento musical, condições para o seu pleno desenvolvimento cultural. As canções eram escritas por compositores e poetas que criavam obras de caráter popular, chamados de trovadores.Suas composições possuíam os mais variados temas , desde amor e paixão até escárnio e maldizer.
		As trovas eram compostas por quatro versos de sete sílabas cada um, denominada quadra, cada verso deve conter sete sílabas poéticas,formando assim um heptassílabo. Além disso as trovas devem conter rimas alternadas, podendo ser rimado o primeiro verso com o terceiro ou o segundo com o quarto verso.Devem estar dispostas em uma única estrofe, podendo pertencer a diferentes classificações. Dentre as principais classificações podemos citar as Cantigas de amor, referindo-se diretamente ao amor cortês, Cantigas de amigo e Cantigas de escárnio e maldizer(que originariamente faziam duras críticas ao sistema político existente na época- diga-se feudalismo). Cada tipo de Cantiga possui características diferentes, pois são destinadas a receptores diferentes.As Cantigas de Amor, por exemplo, são redijidas na primeira pessoa enquanto as Cantigas de escárnio e maldizer são escritas na terceira pessoa.
		
	o trovadorismo medieval
Nome: Eduarda Carolina Santiago
RU:1639017
Polo:Venâncio Aires
	
	
Menestréis executando trovas medievais
	
	o trovadorismo medieval
	Cultura e informação na cidade de Venâncio Aires
	
Primeiro trovador da era medieval
Paio Soares Taveirós
Considerado um dos primeiros trovadores medievais, desenvolveu suas cantigas durante a primeira metade do século XII. Entre suas composições encontram-se seis cantigas de amor, três cantigas de amigo, duas canções, uma de parceria com Martim Soares e a outra com o irmão. Uma das cantigas mais famosas do trovador é a Cantiga da garvaia, canção esta que durante muito tempo foi considerada a primeira obra poética em língua galaico-portuguesa.Atualmente existem muitas controvérsias em relação a deferida cantiga pois alguns críticos literários defendem que a Cantiga da garvaia pertence a classificação “Cantigas de amor”,enquanto outros defendem que a mesma pertence as “Cantigas de escárnio”
	As Trovas hoje na cidade de Nova Friburgo – RJ
A cidade fundada(inicialmente) por imigrantes portugueses, desenvolve a cultura trovadoresca desde 1958. Nesta encontra-se inserido os Jogos Florais, realizado pela primeira vez em 1960. A cidade considerada a “Meca da Trova” recebe todos os anos centenas de pessoas que se dirigem até o local das festividades para demonstrarem todo o seu amor à cultura trovadoresca. A importância de tal cultura ocorre na permanência desta em todas as gerações. Desde muito novos as crianças aprendem nas escolas a efetuarem suas próprias produções trovadorescas, promovendo assim a continuidade dos laços culturais, educacionais e afetivos entre os habitantes da região.
Friburgo, cartão postal,
terra de muitos valores,
tornou-se a Terra Natal
de todos os trovadores!
	Nossa Tradição
A Fenachim confessa
Toda nossa tradição
Tem roda de conversa
Onde roda chimarrão!

Continue navegando

Outros materiais