Buscar

CARMELA PORTFÓLIO

Prévia do material em texto

Trovadorismo. Cantiga Santa Maria. (Imagem: Wikipédia)
O que foi o Trovadorismo na Idade Média e quais são as suas características?
Se tem no trovadorismo, que surgiu especialmente no decorrer dos século XI e XII, o primeiro dos movimentos artísticos ligados a poesia que surgiram na Europa (BARROS, 2015). O mesmo é composto tanto por cantigas satíricas quanto líricas, sendo escritas por trovadores, daí o nome do movimento, que se trata de um híbrido da mpusica e da linguagem poética. Os travadores, que eram acompanhados pela dança e pelos instrumentos musicais – como a lira, a viola e a flauta, viajavam para entoar as suas cantigas. Este se tornou um gênero literário muito popular na  Idade Média, assim como chamadas novelas da cavalaria, que era uma expressão, no referido período, da prosa. 
		Segundo Mendes (2015) o referido movimento era bastante amplo, tendo enquanto uma de suas características principais: a itinerância. A mesma contribuiu em todo o seu processo de expansão para as mais diferentes regiões, tendo em vista que por meio das composições transmitia informações acerca das variadas sociedades ao que diz respeito aos acontecimentos sociais, políticos e a tudo que era referente aos sentimentos. Restando isto comprovado para a propagação de toda a idealização dos sentimentos amorosos que eram interligados ao ideal dos comportamentos cavaleirescos diante das damas: o denominado amor cortês.
Importa ainda definir que compositor (original) era o trovador, os músicos eram os menestréis. Sendo os trovadores profissionais chamados de segrel, enquanto aquele que ia de uma corte a outra divulgando suas cantigas em troca de dinheiro era o cavaleiro. Havia ainda o jogral, um cantor com origem popular capaz de interpretar as cantigas compostas por outrem e ainda de compor as próprias (SOKOLOWSKI, 2019). E ainda, havia as soldadeiras e/ou baladeiras,  cantoras e dançarinas que também participavam das dramatizações e apresentações das referidas cantigas.
 (
o trovadorismo medieval
Nome: 
Carmela Carminatti
RU:
 
1992052
Polo:
 Barracão
)
		
Início da poesia européia: o trovadorismo. (Imagem: Sokolowski, 2019, p. 234).
	
	o trovadorismo medieval
	Cultura e informação na cidade de Santo Antonio do Sudoeste - PR.
	
Bernat de Ventadorn (Imagem: Wikipédia)
Bernart de Ventadorn
Bernart de Ventadorn (1130 – 1200), de origem francesa, foi um trovador provençal proeminente. O mesmo é lembrado por sua mestria e ainda pela popularização da trova (estilo). Foi um grande viajante e frequentou inúmeras cortes européias levando a uma expansão dos horizontes musicais durante a Idade Média. Importa definir que ele “levou à suprema idealização a sua poética amorosa” (BARROS, 2015, p. 222).
	As Trovas hoje na cidade de Nova Friburgo - RJ
Nova Friburgo é considerada como o berço da trova brasileiro, onde ocorrem os Jogos Florais desde o ano de 1960, um concurso bastante disputado de poemas. Os mesmos ficam expostos na praça denominada Getúlio Vargas, no local chamado de “Alameda das Trovas". Espaço no qual há um muro que é grafado com os versos dos autores dos Jogos que fizeram sua história. 
No ano de 2019 foi realizada a 60ª edição dos Jogos. Atualmente no município existem aproximadamente 30 trovadores, estes se reúnem com regularidade na Oficina da Escola de Arte e na já citada praça. O grupo realiza ainda atividades nas escolas e oficinas, como forma de mostrar a importância deste estilo para incentivar toda criatividade poética e ao aprendizado de toda a língua portuguesa.
“ Reinando em nossa varanda,
é meu filho um rei sem medo
nas invasões que comanda
com soldados de brinquedo”.
Sérgio Bernardo (Fonte: CRUZ, 2020)
	Terra de boa gente
Santo Antonio do Sudoeste se denomina,
essa terra de boa gente.
Última divisa do sudoeste do Paraná e da Argentina,
cujo rio de mesmo nome é a divisa definitivamente! 
 
Referências Bibliográficas
BARROS, J. D. A poética do amor cortês e os trovadores medievais - caracterização, origens e teorias. Aletria, Belo Horizonte, v.25, n.1, p. 215-228, 2015.
CRUZ, E. S. LXI Jogos Florais de Nova Friburgo. 2020. Disponível em: < https://avozdaserra.com.br/noticias/lxi-jogos-florais-de-nova-friburgo>. Acesso em: 08 de ago. 2020.
MENDES, Ana Luiza. Trovadores e jograis: mester de identidade sociocultural. Revista Vernáculo- Especial 15 anos – Dossiê Cultura, História e Identidades no Medievo, Curitiba, n. 35, 1º sem 2015. 
SOKOLOWSKI, Mateus. Qual o perfil do jogral proposto pelas Cantigas de Santa Maria? Diálogos Mediterrânicos, n. 16, jul. 2019.

Continue navegando