Buscar

FENOMENOS DE SUPERFÍCIE juliana hauth

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISICO- QUIMICA – JULIANA HAUTH
escolha um fármaco e envie uma publicação (artigo, dissertação ou tese) que apresente como este fármaco pode ser removido do meio ambiente, empregando os fenômenos de superfície.
Artigo escolhido: Utilização de carvão ativado de dendê in natura e funcionalizado em meio ácido na adsorção de paracetamol. 
FERREIRA, Regiane Cristina. Utilização de carvão ativado de dendê in natura e funcionalizado em meio ácido na adsorção de paracetamol. Revista Matéria, v. 23, n. 1, 2018.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762018000100423
Pontos importantes:
1. O OBJETIVO DO ARTIGO FOI: comparar a eficiência da remoção do paracetamol pela adsorção em amostras de dois tipos de carvão: de cascas de coco de dendê in natura e funcionalizadas com ácido nítrico 
2. Faixa de Ph: é possível observar nas tabelas que quando o pH= 11,0 a quantidade adsorvida é menor para ambos os carvões, isso ocorre devido a forma molecular do paracetamol. A molécula neutra ocorre na faixa de pH de 2,0 a 10,0. A partir daí, a molécula assume caráter aniônico devido à presença de carga negativa nos grupos fenólicos.
3. O carvão funcionalizado com HNO3, diminuiu a quantidade adsorvida do paracetamol, demonstrando a interferência dos grupos ácidos na eficiência de remoção deste fármaco. Sendo assim, o carvão de cascas de coco de dendê in natura MOSTROU MELHORES RESULTADOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando