Buscar

715398

Prévia do material em texto

9o
Geografia
2o bimestre – Aula 26
Ensino Fundamental: Anos Finais
Retomada: Direitos Universais
ANO
2024_AF_V1
Direitos universais.
Relacionar a importância da Declaração sobre os direitos das pessoas pertencentes a minorias nacionais ou étnicas, religiosas e linguísticas com a garantia de direitos das minorias;
Analisar situações e fatos relacionados à intolerância, em especial a religiosa, em diferentes lugares do mundo.
Conteúdo
Objetivos
2024_AF_V1
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental​​​​​​
Componente Curricular: Geografia​​​​​​
Ano: 9º​​​​​​
​
Unidade Temática: Conexões e escalas.​
​
Objeto do Conhecimento: Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.​
Diversidade e dinâmica da população mundial e local​.
​
Habilidade:​
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
O que é essencial para você? 
Faça uma lista com 4 itens que você considera essenciais para o ser humano. Divida a lista em essencial físico e não físico. Compare com a dos seus colegas e conversem sobre as escolhas.
Exemplo: água físico, saúde mental não físico.
Gif 1. Dúvida
5 MINUTOS
Mostre-me
Para começar
2024_AF_V1
https://giphy.com/gifs/limoon-li-moon-merklichaam-VIioHTE7WIDJNqBZqY 
Em dezembro de 1948 foi votada e aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em uma assembleia geral da ONU – Organização das Nações Unidas.
Essa carta foi pensada por pessoas de diferentes lugares do mundo, e quando se tornou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), estabeleceu 30 princípios visando à integridade e à vida dos seres humanos. Veja a essência de alguns desses princípios, adaptados para melhor compreensão.
Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Artigo 1: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
Artigo 4: Ninguém pode ser escravizado ou mantido em servidão.
Artigo 5: Ninguém pode ser submetido à tortura ou a tratamento cruel, desumano ou degradante.
Artigo 7: Todos são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção da lei.
Artigo 13: Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro de cada Estado.
Artigo 23: Toda pessoa tem direito ao trabalho, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
Artigo 26: Toda pessoa tem direito à educação.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Vários países são signatários, ou seja, assinam e concordam com a DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos, dentre eles o Brasil. Mas todos os países estão realmente aplicando a DUDH? E os que não são signatários? Vejamos, no decorrer desta aula, alguns exemplos.
Imagem 2. Artigo 18 da DUDH
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
https://brasil.un.org/pt-br/244006-declara%C3%A7%C3%A3o-universal-de-direitos-humanos-completa-75-anos
Há cerca de cinco séculos, a América do Sul, terra de milhões de pessoas, de diferentes culturas, hábitos e crenças, foi invadida. Os europeus chegaram em nossa região e, por diferentes meios e em distintos períodos de tempo, impuseram seus diferentes modos de vida, cultura e valores.
De maioria a minoria: os povos originários no Brasil
Imagem 3. Indígena Yanomami
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:28_05_2021_-_Foto_do_dia_(51211347161).jpg
Muitos povos originários ou indígenas e, posteriormente, pessoas negras que vieram de diferentes lugares da África escravizadas para o nosso continente, precisaram adaptar sua cultura, inclusive suas crenças, para que não fossem extintas.
Séculos mais tarde, ainda temos casos e denúncias sobre o desrespeito e intolerância a alguns hábitos e costumes, como a crença, de alguns grupos sociais específicos.
 
Disque 100 – Disque
Direitos Humanos
O serviço que recebe denúncias sobre diversos tipos de violações dos Direitos Humanos recebeu mais de 2 mil ligações somente referentes à intolerância religiosa em 2023. De acordo com o Disque 100, as pessoas que mais tiveram seus direitos atacados são pertencentes às religiões Umbanda, Candomblé, outras declarações de religiosidades afro-brasileiras, evangélicos e católicos.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Como exemplo de resistência, temos o caso de algumas lendas indígenas. Para algumas pessoas, isso não é mito, mas parte da fé delas. Outro exemplo é o sincretismo religioso que ocorreu em alguns casos, como o da imagem 4.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH é uma forma de proteger essas minorias que ainda resistem, além de resgatar e preservar elementos que ainda permeiam esses diversos grupos, em diversas áreas, incluindo as crenças.
Imagem 4. Sincretismo ou semelhanças em diferentes tipos de crenças
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Sincretismo religioso: a fusão de elementos de diferentes crenças e práticas em uma única tradição.
Material produzido pela autora, para o Material Digital – 2024. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Durante a colonização europeia, idiomas de origem latina, como português, espanhol e francês, foram implantados.
¿Hablas portupi?
Estima-se que existiam mais de mil línguas nativas onde hoje é a América Latina. Poucos países reconhecem, em nossos dias, línguas nativas como oficiais. Um deles é o Paraguai, que além do espanhol, possui a língua Guarani também como oficial.
Imagem 5. Principais famílias linguísticas indígenas na América do Sul
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SouthAmerican_families.png
Além do Paraguai, na Bolívia, dentro do Estado Plurinacional da Bolívia, todos os postos de saúde devem ter funcionários públicos de cada etnia atendida naquele local, garantido assim o acesso de toda a população.
Imagem 6. Línguas indígenas isoladas na América do Sul. 
Línguas isoladas (preto), línguas quase isoladas (cinza-escuro) e línguas não classificadas (cinza-claro)
Mesmo em países que não possuem uma língua indígena como uma das oficiais, é possível verificar elementos na língua e em outras áreas da vida cotidiana, relacionados aos povos indígenas ou originários.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Isolates_South_America.png
Pensando nisso, pesquise e descreva:
Uma palavra de origem indígena e seu significado;
Um hábito de origem indígena (alimentos, vestimentas etc.);
Um povo originário ou indígena e em qual região ou estado brasileiro habitam.
Escreva em seu caderno o que foi pedido e compartilhe com seus colegas.
Todo mundo escreve
8 MINUTOS
2024_AF_V1
Na prática
Correção
Possíveis respostas:
Piracaia: Peixe queimado; 
Embu: Rio das Cobras.
Alimentos: tapioca e farinha de mandioca estão inseridos há muitos anos nos hábitos alimentares de muitas pessoas no Brasil.
Guarani e Krenak são povos indígenas ou originários, habitantes
do estado de São Paulo.
2024_AF_V1
Na prática
Garantir aos povos originários ou indígenas sua cultura, a língua, o direito à terra, para que ainda possam manter seus modos de trabalhar e afins, é parte da DUDH.
Apesar de todos os países na América do Sul serem signatários da DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos, a região enfrenta algumas dificuldades para garantir os direitos dos povos originários ou indígenas.
 
Países sul-americanos e ano em que assinaram a DUDH:
Argentina (1949)
Bolívia (1949)
Brasil (1949)
Chile (1949)
Colômbia (1949)
Equador (1949)
Guiana (1966)
Paraguai (1949)
Peru (1949)
Suriname (1976)
Uruguai (1949)
Venezuela (1949)
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Apesar de a França (Guiana Francesa) não ter assinado em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, na década de 1970 ratificou e assinou a Declaração.
Apesar de todos os países sul-americanos serem signatários, aspectos como preservar o meio ambiente, empregos e salários justos, acesso à educação e permanência, e respeitoaos povos originários, são problemas comuns à maioria dos países da América do Sul.
Direitos Humanos: teoria e prática
Imagem 7. Cartazes de protesto contra o governo da província de Jujuy (Argentina) pelo direito à água, à terra e a recursos naturais dos povos originários na região de Salinas Grandes, Argentina, 2023.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Foto cedida por Rebeca Deguti, para o Material Digital – 2024. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Na Argentina, onde a comunidade indígena autoproclama existir mais de 400 povos e o governo reconhece cerca de 70, o povo Kolla e outros, residentes na região norte da Argentina, enfrentam problemas ambientais e de sobrevivência desde que o lítio começou a ser explorado na região.
O lítio, chamado por alguns de ouro branco, é um mineral utilizado principalmente na produção de componentes de carros elétricos, como a bateria. Porém, a região onde encontraram grandes jazidas, o chamado triângulo de lítio, que abrange Argentina, Bolívia e Chile, é uma região única no mundo.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Mas, além do lítio, parte dessas terras são lares de distintos povos originários. Essa região também é lar dos salares de Uyuni e as Salinas Grandes, que envolvem Jujuy e Salta.
Além da exploração de sal, muitas famílias vivem do turismo nessa região, que por ser um dos lugares mais diferentes do mundo, já foi cenário de filmes como Star wars. 
Imagem 8. Indígena da etnia Kolla e guia turístico na região de Salinas Grandes, Argentina
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Salar: Deserto de sal.
Guia turístico indígena em Salinas Grandes, Jujuy. Foto cedida por Rebeca Deguti, para o Material Digital – 2024. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Para a extração de lítio, a exploração de sal e a existência do Salar estão em risco. Ademais, para sua extração, é necessário uma grande quantidade de água, colocando em risco o abastecimento de toda a região, inclusive, para a sobrevivência básica dos habitantes e animais, como lhamas, ovelhas, gado e outros.
No Brasil, o caso dos Yanomami, povo originário que vive há centenas de anos na região entre Brasil e Venezuela, desde o século passado enfrenta problemas ambientais e de resistência. Os rios na terra Yanomami, por exemplo, possuem 8.600% de poluição por mercúrio, segundo o Ipen – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Em pequenos grupos, preparem-se para fazer anotações sobre os próximos vídeos.
Para saber um pouco mais sobre o povo Yanomami, e de onde vêm os problemas ambientais e sociais que enfrentam, assistam ao vídeo 1: “Ya temi xoa!” | A beleza e a luta do povo Yanomami desfilam na Sapucaí com o Salgueiro, publicado pelo Instituto Socioambiental em 14 fev. 2024.
https://www.youtube.com/watch?v=Tm24QkJemY0 
25 MINUTOS
Continua...
Puxe mais 
2024_AF_V1
Aplicando
https://www.youtube.com/watch?v=Tm24QkJemY0 
Para ajudar na compreensão do próximo vídeo, use o glossário abaixo, adaptado para melhor compreensão:
Palavras em Yanomami e seus significados ou traduções:
Hutukara: A terra-floresta.
Omama: Deus da criação para os Yanomami.
Xamã: Guerreiros do mundo espiritual, que conectam o mundo visível e os invisíveis dos Yanomami.
Yakoana: Substância extraída de árvore utilizada em rituais indígenas.
Xapiris: Os defensores da floresta.
Yoasi: Irmão de Omama.
Kopenawa: Marimbondo. Também é nome da atual principal liderança Yanomami.
Napê: Homem branco, forasteiro.
Ya Temi Xoa: Ainda estou vivo.
Continua...
2024_AF_V1
Aplicando
Assista, até 02min 41seg, ao samba-enredo da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, com o tema Hutukara, no vídeo 2: Salgueiro Carnaval 2024 – Sambas de Enredo – Clipe Oficial, publicado pelo Rio – Carnaval em 02 dez. 2023.
As palavras que você não conhecer, anote!
https://www.youtube.com/watch?v=uiXw1BkCGTc 
O Carnaval é um dos principais eventos onde exaltação e críticas estão juntas. Além dos Yanomami, há temáticas indígenas como os Caruanas, as 16 etnias habitantes da região do Xingu e outras.
Continua...
2024_AF_V1
Aplicando
https://www.youtube.com/watch?v=uiXw1BkCGTc 
Nos pequenos grupos, previamente divididos, pesquisem sobre o povo Yanomami, relacionando as perguntas seguintes com o samba-enredo apresentado. Depois de responderem, apresentem aos seus colegas e discutam sobre a pesquisa que fizeram.
O que o samba-enredo conta?
Qual é a missão dos Xapiris? Por que é retratado como a “chance que nos resta”?
Como o problema da fome atingiu os Yanomami nos últimos anos? Traga exemplos.
Quem foi Bruno e Dom, citados na música, e como isso está relacionado à Declaração Universal dos Direitos Humanos?
2024_AF_V1
Aplicando
O samba-enredo conta a história dos Yanomami e sua luta pela sobrevivência ao longo dos anos.
Os Xapiris são os Guardiões da Floresta e precisam cuidar dela, para que não seja destruída. A “chance que nos resta” está ligada à destruição do meio ambiente e, consequentemente, à destruição do ser humano, se mudanças não forem adotadas.
O Brasil ignorou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e as denúncias ocorridas entre 2021 e 2022 sobre a fome e a crise humanitária que os Yanomami enfrentam. Essa crise foi intensificada pelo garimpo ilegal e a violência que os garimpeiros levam à região. Mais de 500 crianças morreram de fome nessa região nos últimos cinco anos.
Correção
2024_AF_V1
Aplicando
Bruno Araújo Pereira era um experiente indigenista e funcionário público licenciado, prestando serviços a uma organização indígena. Dom Phillips era um jornalista inglês, correspondente do The Guardian. Ambos foram mortos em 2022, de maneira cruel e por motivo fútil, segundo investigações do caso. 
Com o envolvimento de pessoas ligadas ao tráfico de narcóticos e animais caçados ilegalmente em terras indígenas, alguns deles em extinção, o indigenista Bruno estaria causando prejuízos pelas denúncias que vinha fazendo. Dom foi morto por estar com Bruno e tirar fotos para ele.
Correção
2024_AF_V1
Aplicando
Conhecemos e relacionamos a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos – DUDH e como isso impacta na vida de milhões de pessoas em diferentes áreas como meio ambiente, cultura e crenças.
2024_AF_V1
O que aprendemos hoje?
Slide 3 – Gif 1. Dúvida. Disponível em: https://giphy.com/gifs/limoon-li-moon-merklichaam-VIioHTE7WIDJNqBZqY. Acesso em: 21 mar. 2024.
Slide 6 – Imagem 2. Artigo 18, da DUDH. Disponível e extraído de: https://brasil.un.org/pt-br/244006-declara%C3%A7%C3%A3o-universal-de-direitos-humanos-completa-75-anos. Acesso em: 19 mar. 2024.
Slide 7 – Imagem 3. Indígena Yanomami. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:28_05_2021_-_Foto_do_dia_(51211347161).jpg. Acesso em: 20 mar. 2024.
Slide 9 – Imagem 4. Material produzido pela autora, para o Material Digital – 2024. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Slide 10 – Imagem 5. Principais famílias linguísticas originais na América do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SouthAmerican_families.png. Acesso em: 20 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Slide 11 – Imagem 6. Línguas indígenas e seus graus de isolamento na América do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Isolates_South_America.png. Acesso em: 20 mar. 2024.
Slide 15 – Imagem 7. Protestos contra o governo argentino, pelos povos originários nas regiões de Jujuy e Salta. Foto cedida por Rebeca Deguti, para o Material Digital – 2024. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Slide 17 – Imagem 8. Guia turístico indígena em Salinas Grandes, Jujuy. Foto cedida por Rebeca Deguti, para o Material Digital – 2024. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Slide 18 – Link para atividade. Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=Tm24QkJemY0. Acesso em: 20 mar. 2024.
Slide 20 – Link para atividade. Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=uiXw1BkCGTc. Acesso em: 20 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
BBC. Artigo: Brasil ignorou decisão de corte internacional sobre osYanomamis desde julho. BBC News, por André Biernath. Publicado em 24 jan. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64388813. Acesso em: 21 mar. 2024.
BBC. Artigo: Fome Yanomami: por que reverter quadros de desnutrição é tão difícil. BBC News, por Giulia Granchi. Publicado em 24 jan. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64388465. Acesso em: 21 mar. 2024.
BBC. Artigo: Iemanjá tem cor? Por que a divindade de origem africana se transformou em ‘mulher branca’ no Brasil. BBC News, por Mariana Schreiber. Publicado em 01 fev. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51341828. Acesso em: 19 mar. 2024.
BBC. Artigo: ‘O lítio nos pertence’: os indígenas que lutam contra exploração do ‘ouro branco’. BBC News, por Natalia Favre. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpv2ky6glylo. Acesso em: 19 mar. 2024.
EBC – AGÊNCIA BRASIL. Artigo: Assassinato de Bruno e Dom completa um ano; veja linha do tempo. Agência Brasil – EBC, por Alex Rodrigues. Publicado em 05 jun. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-06/assassinato-de-bruno-e-dom-completa-um-ano-veja-linha-do-tempo. Acesso em: 21 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
EBC – AGÊNCIA BRASIL. Artigo: No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, MDHC reforça canal de denúncias. EBC – Agência Brasil. Publicado em 21 jan. 2024. Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/no-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa-mdhc-reforca-canal-de-denuncias-e-compromisso-com-promocao-da-liberdade-religiosa#:~:text=O%20Brasil%20registrou%202.124%20viola%C3%A7%C3%B5es,todo%20o%20ano%20de%202023. Acesso em: 21 mar. 2024.
EBC – AGÊNCIA BRASIL. Artigo: Salgueiro focará na essência Yanomami e não na tragédia, diz enredista. EBC – Agência Brasil, por Léo Rodrigues. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-02/salgueiro-focara-na-essencia-yanomami-e-nao-na-tragedia-diz-enredista. Acesso em: 25 mar. 2024.
EL PAÍS. Artigo: 500 línguas nativas correm perigo na América Latina. El País, por Carlos Heras. Publicado em 16 abr. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/29/internacional/1553860893_490810.html#?rel=lom. Acesso em 19 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
G1 NOTÍCIAS. Artigo: Hutukara, Ya temi xoa, Omama: o que significa os termos usados pela Salgueiro em homenagem ao povo Yanomami no carnaval 2024. G1 Notícias. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2024/02/11/hutukara-ya-temi-xoa-omama-o-que-significa-os-termos-usados-pela-salgueiro-em-homenagem-ao-povo-yanomami-no-carnaval-2024.ghtml. Acesso em: 25 mar. 2024.
G1 NOTÍCIAS. Artigo: Vídeos mostram crianças com desnutrição grave no território Yanomami mesmo 1 ano após governo Lula decretar emergência. G1 Notícias, por Poliana Casemiro e Valéria Oliveira. Publicado em 10 jan. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/01/10/videos-mostram-criancas-com-desnutricao-grave-no-territorio-yanomami-mesmo-1-ano-apos-governo-lula-decretar-emergencia.ghtml. Acesso em: 21 mar. 2024.
IPEN. Artigo: Rios na terra Yanomami têm 8.600% de contaminação por mercúrio, revela laudo da PF. Ipen, por Yara Ramalho, Valéria Oliveira, Marcelo Marques e Luciano Abreu. Disponível em: https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=39&campo=17680#:~:text=06%2F06%2F2022,Rios%20na%20Terra%20Yanomami%20t%C3%AAm%208600%25%20de%20contamina%C3%A7%C3%A3o%20por%20merc%C3%BArio,%2F06%2F2022%20por%20dias.&text=Per%C3%ADcia%20analisou%20amostras%20de%20%C3%A1gua,vivem%20pr%C3%B3ximo%20a%20garimpos%20ilegais. Acesso em: 06 jun. 2022.
2024_AF_V1
Referências
JORNAL BRASIL DE FATO. Artigo: Foto motivou assassinato de Bruno e Dom, diz MPF. Jornal Brasil de Fato. Publicado em 22 jul. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/22/foto-motivou-assassinato-de-bruno-e-dom-diz-mpf. Acesso em: 21 mar. 2024.
JORNAL BRASIL DE FATO. Artigo: Suspeito de mandar matar Bruno e Dom tem ligação com políticos e narcotráfico, dizem indígenas. Jornal Brasil de Fato, edição de Nicolau Soares. Publicado em 11 jul. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/07/11/suspeito-de-mandar-matar-bruno-e-dom-tem-ligacao-com-politicos-e-narcotrafico-dizem-indigenas. Acesso em: 21 mar. 2024.
JORNAL O GLOBO. Artigo: Tribo da folia: cinco desfiles com enredos indígenas que emocionaram a Sapucaí. Jornal O Globo, por Pedro Willmersdorf. Publicado em 19 abr. 2018. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/repinique/post/tribo-da-folia-cinco-desfiles-com-enredos-indigenas-que-emocionaram-sapucai.html. Acesso em: 21 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
METRÓPOLES. Artigo: Guajajara: 570 crianças Yanomamis morreram de fome nos últimos 4 anos. Metrópoles, por Celimar Meneses. Publicado em 21 jan. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/guajajara-570-criancas-yanomamis-morreram-de-fome-nos-ultimos-4-anos. Acesso em: 21 mar. 2024. ONU – UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 19 mar. 2024.
PODER 360. Artigo: Veja estado de desnutrição de Yanomamis em Roraima. Poder 360. Publicado em 21 jan. 2023. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/veja-estado-de-desnutricao-de-yanomamis-em-roraima. Acesso em: 21 mar. 2024.
REVISTA TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA. Artigo: Sincretismo religioso como estratégia de sobrevivência transnacional e translacional: divindades africanas e santos católicos em tradução. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, por Tito Lívio Cruz Romão. Publicado em 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/BYNWpsPRxzMYh4gGGCwH5Vk/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
SÃO PAULO (Estado). Memorial da América Latina. Artigo: Memorial da América Latina lança livro sobre línguas indígenas. Notícias – Memorial da América Latina. Publicado em 03 fev. 2021. Disponível em: https://memorial.org.br/memorial-da-america-latina-lanca-livro-sobre-linguas-indigenas/#:~:text=S%C3%A3o%20elas%20o%20Nahuatl%20(l%C3%ADngua,Argentina%2C%20Bol%C3%ADvia%20e%20Paraguai). Acesso em: 21 mar. 2024.
SUPERINTERESSANTE. Artigo: Quais são os principais deuses da mitologia indígena brasileira? Superinteressante, por Danilo Cezar Cabral. Publicado em 22 fev. 2024. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-principais-deuses-da-mitologia-indigena-brasileira. Acesso em: 19 mar. 2024.
UOL. Artigo: Santa Bárbara foi morta pelo próprio pai e protege contra raios; conheça. UOL, por Matheus Adami. Publicado em 04 dez. 2021. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/12/04/santa-barbara-foi-morta-pelo-proprio-pai-e-protege-contra-raios-conheca.htm. Acesso em: 19 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
2024_AF_V1
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image10.GIF
image11.png
image12.png
image13.png
image14.jpeg
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.jpeg
image22.png
image23.jpeg
image7.png
image8.png
image9.png

Continue navegando