Buscar

Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA
Curso de Bacharelado em Administração - 114756
Disciplina: Empreendedorismo
Aluna: Maervelym Pâmella de Andrade Simões
Atividade: PROCESSO EMPREENDEDOR
Foi realizada uma entrevista com um empresário da cidade, do segmentos de eventos, ele é um jovem empreendedor e um não teve nenhuma experiência anterior.
Ele relatou que desde criança sempre quis ter um escritório, dentre todas as brincadeiras a que mais gostava era brincar de escritório. Pegava uma caixa de sapato com tampa, fazia de notebook, papéis, canetas e ficava lá brincando, às vezes sem ter noção do que estava fazendo. 
Anos mais tarde ele começou a tomar a frente de alguns eventos na escola. Às vezes por vontade própria, outras vezes por indicação das pessoas para que o fizesse, participou do encontro de líderes da Proneves em Natal pelo Cristo Rei em 2008 e foi um divisor de aguas, porque a partir dali ele passou a enxergar que tudo o que fazia de forma tão natural era uma habilidade que poderia ser importante para o futuro, e com isso passou a realizar essas práticas de forma mais “consciente”. 
Esse relato vai de encontro com o que pensa Dornelas sobre o processo empreendedor, no qual ele diz que apesar de a decisão parecer ser por acaso, na verdade essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses elementos, críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa. 
O empreendedor quando perguntado sobre pessoas que o inspira, respondeu que não tem alguém que o inspire, principalmente no setor de atuação, apenas acompanha alguns trabalhos, mas não considera uma inspiração.
O empreendedor seguiu um pouco o processo de Dornellas, ele identificou a oportunidade ainda na faculdade quando ele começou a buscar empresas de formatura, a partir da experiência que teve nos eventos da escola e das formaturas dos amigos, ele relata que já tinha em mente tudo o que queria e o perfil de empresa que queria e com uma busca no mercado não achou nenhuma. Com isso fez uma união da experiência com a necessidade e resolveu abriu a própria empresa. Para Dornelas (2016), identificar e avaliar uma oportunidade é a parte mais difícil do processo empreendedor. Para aproveitar as oportunidades que surgem são cruciais o talento, o conhecimento, a percepção e o feeling do empreendedor.
Em seguida fez um breve planejamento através de uma consultoria com o SEBRAE, revelou que só na prática que tudo foi se alinhando. O que também condiz com o pensamento de Dornelas quando ele afirma que a fase de planejamento é a que mais dá trabalho para empreendedores de primeira viagem. 
Na fase de determinação dos recursos, o empreendedor disse que não houve grandes investimentos para iniciar, ele apenas investiu em cartão de visita, e que conseguiu seu primeiro cliente um mês após o inicio do empreendimento. A fase de gerenciamento é sempre a mais desafiadora, ele relata que sua educação formal não é diretamente relevante para o negócio, mas que o ajuda com clientes ansiosos, comissões de formatura em conflito e que usa algumas técnicas para minimizar essas questões, e considera isso uma força para o negocio, a resolução rápida e eficaz de problemas, principalmente em meio a um evento e a organização no planejamento dos eventos é um diferencial. 
Perguntado sobre as fraquezas ele pontua que está na parte da gestão da empresa, principalmente no financeiro. E que percebe que destina muita energia na realização dos eventos e acaba enfraquecendo na gestão geral da empresa. O seu momento mais critico foi agora na pandemia, onde ele se viu tendo contratos encerrados, eventos cancelados e diminuição dos contratos. O momento de maior realização foi quando montou o primeiro escritório.
Com base na entrevista observou-se o processo empreendedor citado na literatura por Dornelas, houve primeiro a identificação da oportunidade, tomando assim a decisão de iniciar o empreendimento, a partir dai foi feito um planejamento, ainda que simples, e posteriormente o investimento financeiro e a gestão do negócio. Também é possível identificar que o empreendedor tem um estilo artesão, e que possui habilidades pessoais, gerenciais e técnicas necessárias para o empreendedorismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando