Buscar

Patologia Básica: Questões Variadas

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0139_EX_A9_201901129381_V2 
	31/03/2020
	Aluno(a): JULIANA BOUBÉE CARDOZO
	2020.2
	Disciplina: SDE0139 - PATOLOGIA BÁSICA 
	201901129381
	
	 
		1
        Questão
	
	
	A liberação de histamina provoca:
		
	
	Lise celular mediada por complemento.
	
	Ligação de complexos antígeno-anticorpo.
	
	Decréscimo da permeabilidade vascular.
	 
	Aumento da permeabilidade vascular.
	
	Destruição tecidual.
	Respondido em 31/03/2020 15:52:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	De acordo com as características e propriedades das células neoplásicas assinale a sentença FALSA:
		
	
	Em função das alterações na diferenciação, as células neoplásicas podem apresentar novas funções.
	
	As células neoplásicas apresentam novos antígenos de superfície.
	
	As células neoplásicas apresentam insensibilidade aos sinais inibidores de crescimento.
	 
	As células neoplásicas apresentam baixa taxa de mitose.
	
	As células neoplásicas apresentam alteração na adesividade celular.
	Respondido em 31/03/2020 15:53:06
	
Explicação:
O termo neoplasia deve ser entendido como a formação de uma quantidade de células agregadas ou não, a um tecido, que perderam suas características fisiológicas normais, quando agregadas a um tecido, por exemplo, o fígado, podemos ter a presença de tumor sólido.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Historicamente, o primeiro exemplo claro de manipulação do sistema imune sob condições controladas, foi o da vacinação bem-sucedida contra a varíola, por Edward Jenner. Esse médico inglês notou que as ordenhadoras que se recuperavam da varíola bovina jamais contraíam a mais grave varíola humana. Com base nessa observação, ele injetou o material de uma pústula de varíolas no braço de um menino de 8 anos. Quando, mais tarde esse menino foi intencionalmente inoculado com varíola, a doença não se desenvolveu. O tratado de Jenner sobre vacinação foi publicado em 1798. Este levou a aceitação generalizada desse método para induzir imunidade contra doenças infecciosas, e a vacinação persiste como ______________________________________. O conceito de imunidade pode ter existido a muito mais tempo, conforme sugere o antigo hábito chinês de tornar as crianças resistentes à varíola fazendo-as inalar pós obtidos de lesões cutâneas provenientes de pacientes em recuperação dessa doença. A lacuna acima pode ser corretamente substituída pela alternativa:
		
	
	método menos eficaz para evitar inflamações
	 
	método mais eficaz para evitar infecções
	
	método mais eficaz para evitar inflamações
	
	método ultrapassado para evitar doenças
	
	método menos eficaz para evitar infecções
	Respondido em 31/03/2020 15:53:14
	
Explicação: Historicamente, o primeiro exemplo claro de manipulação do sistema imune sob condições controladas, foi o da vacinação bem-sucedida contra a varíola, por Edward Jenner. Esse médico inglês notou que as ordenhadoras que se recuperavam da varíola bovina jamais contraíam a mais grave varíola humana. Com base nessa observação, ele injetou o material de uma pústula de varíolas no braço de um menino de 8 anos. Quando, mais tarde esse menino foi intencionalmente inoculado com varíola, a doença não se desenvolveu. O tratado de Jenner sobre vacinação (do latim vaccinus, das vacas) foi publicado em 1798. Este levou a aceitação generalizada desse método para induzir imunidade contra doenças infecciosas, e a vacinação persiste como método mais eficaz para evitar infecções. O conceito de imunidade pode ter existido a muito mais tempo, conforme sugere o antigo hábito chinês de tornar as crianças resistentes à varíola fazendo-as inalar pós obtidos de lesões cutâneas provenientes de pacientes em recuperação dessa doença.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A Imunidade mediada por célula é mediada por:
		
	
	células chamadas plasmócitos.
	
	células chamadas eosinófilos.
	 
	células chamadas linfócitos T.
	
	células chamadas macrófagos.
	
	células chamadas linfócitos B.
	Respondido em 31/03/2020 15:53:50
	
Explicação:
A imunidade mediada por célula consiste na ativação de macrófagos por meio de linfócitos T auxiliares para eliminar microorganismos fagocitados. Pode também se referir à ativação de linfócito Tcitotóxicos para eliminar as células infectadas, em conjunto com os reservatórios da infecção. É um mecanismo eficiente para eliminar-se organismos intracelulares, os antígenos.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O climatério, ou perimenopausa, é a transição gradual entre a diminuição dos ciclos reprodutivos da mulher até que esteja estabelecida a interrupção permanente dos mesmos, fenômeno conhecido como menopausa. As manifestações clínicas da menopausa podem ser explicadas pelo próprio envelhecimento do ovário, cujos folículos tornam-se esgotados e incapazes de responder aos hormônios gonadotrópicos. Em virtude disso, as células ovarianas sofrem um tipo de adaptação, que condiz com:
		
	
	metaplasia
	
	hiperplasia
	
	hipertrofia
	
	displasia
	 
	atrofia
	Respondido em 31/03/2020 15:54:31
	
Explicação:
A atrofia é um tipo de adaptação das células ovarianas, fenômeno conhecido como menopausa, que é a transição gradual entre a diminuição dos ciclos reprodutivos da mulher até que esteja estabelecida a interrupção permanente dos mesmos.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Uma paciente, de 85 anos de idade apresenta queixas de dores nas articulações do joelho, cansaço ao caminhar, assim como perda de estabilidade, associado a quedas freqüentes. Sobre esse caso, analise as afirmações a seguir: A hipotrofia consiste da redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares, resultando em diminuição do volume das células e do órgão atingido; muitas vezes há também diminuição do número de células. POR QUE A hipotrofia fisiológica é característica da senilidade, quando todos os órgãos e sistemas do organismo excedem suas atividades metabólicas aumentando o ritmo de proliferação celular. Estabelecendo assim um novo estado de equilíbrio. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	 
	As duas afirmações são falsas
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	 
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	Respondido em 31/03/2020 15:55:20
	
Explicação:
Hipotrofia é a insuficiência de nutrição de um órgão, acarretando diminuição do volume desse órgão, em conseqüência da redução do número de células, sem que as sobreviventes modifiquem a sua estrutura ou função.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A resposta imune corresponde à resposta das células pertencentes ao sistema imunológico frente à entrada de antígenos, ou seja, de substâncias estranhas como vírus e bactérias. A função básica do Sistema Imunológico reside em interagir com antígenos próprios e não próprios do organismo. A Resposta Imune pode ser determinada por mecanismos Inespecíficos (imunidade Natural ou Inata) e por mecanismos específicos (Imunidade Adquirida ou Específica). A imunidade inata está presente desde o nascimento, não altera a intensidade com a exposição e não é específica, ao passo que a imunidade adquirida corresponde à resposta específica, é adquirida a partir da exposição e aumenta a intensidade de resposta com a exposição. Quanto à imunidade inata é correto destacar que:
		
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras físicas e as barreiras químicas e bioquímicas, os macrófagos, as proteínas sanguíneas e a febre.
	 
	os elementos do sistema imune inato incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essassuperfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
	
	apenas é notória a participação do sistema complemento que é o principal mecanismo de defesa humoral não específico. Uma vez ativado o complemento pode levar ao aumento da permeabilidade vascular, recrutamento de células fagocitárias, e lise e opsonização de bactéria.
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras químicas e bioquímicas, os linfócitos B e T, os macrófagos, as proteínas de fase aguda, a inflamação e a febre.
	
	há apenas a participação imprescindível da flora normal da pele e do trato gastrointestinal que podem prevenir a colonização de bactéria patogênica pela secreção de substâncias tóxicas ou pela competição com bactéria patogênica por nutrientes ou pela ligação à superfície da célula.
	Respondido em 31/03/2020 15:56:41
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Algumas vezes, o sistema imune não funciona corretamente, identifica erroneamente os tecidos do corpo como estranhos e os ataca, resultando em uma reação:
		
	 
	auto-imune.
	
	do complemento.
	
	cruzada.
	
	anafilática.
	
	inflamatória.

Continue navegando