Buscar

A imagem da profissão AMANHA

Prévia do material em texto

A imagem da profissão
Procuramos demostrar que grande parte da imagem que o profissional tem da profissão, e das funções sociais que ela preenche, Advém da formação que o curso de psicologia. Ele mostra o esforço para melhor se adequa as disciplinas aplicadas na sociedade em um todo.
Tendo preferencia encontradas que mostra a imagem do profissional que firmam a sociedade, como imagem recebida pelo profissionalismo do curso, obtendo resultados sobre as pesquisas feitas com estudantes de psicologia.
Com pesquisas realizadas em são Paulo, Rio de Janeiro e Recife com estudantes, obtiveram alguns dados relativos ao estado.
Os estudantes responderam um questionário para explicarem o porquê escolheram a Psicologia e a imagem que tinham do Psicólogo e também da sua área apos o curso.
Tendo respostas ao que deseja na área escolhida, mais mostrando que acima do seu interesse pelo curso, tem a curiosidade e de se conhecer e de conhecer os outros fisicamente e mentalmente e assim tentar resolver os problemas.
Por mais que sejam diferentes buscam de fato a originalidade da mente, buscando a conhecer o que passa na mente humana, ou seja, a “Matéria”, e firmando ainda que antes de ingressar na graduação que anteriormente já se consideravam psicólogos.
Os estudantes ingressantes no curso percebem que não é exatamente o que eles pensavam. Podemos pensar que se trata de certa desmistificação da Psicologia: À medida que esta vai se tornando mais familiar através dos estudos.
As respostas obtidas passam a mostrar a desmistificação passada anteriormente, o curso não substitui uma imagem por outra, racional e cientifica, mas reveste o movimento intelectual.
Sendo proposito de ver o trabalho do psicólogo percebendo o que de fato a área passa ao estudante, a maioria dos estudantes no1ºano vê o trabalho do psicólogo como uma forma de resolver problemas e no 5ºano os estudantes já tem um proposito formado.
Thebaud faz mostrar a importância das perguntas aos estudantes do 1º e do 5º ano, discordado da realidade, faz mostrar suas competências profissionais, o aluno do 5ºano tende a mostrar uma consciência ampla aos futuros profissionais da área.
Os dados desmistificam o pensamento que o estudante tem do profissional, é grande o numero de estudante que ao termino do curso ainda não tem uma consciência formada do que é a Psicologia, levando em conta que os elementos passam na psicologia clinica, visa a preferencia dos alunos no mercado de trabalho, visto que eles não demostram nenhum interesse pelas outras áreas, e através da Psicologia Clinica que a imagem da profissão.
O psicólogo “aplica testes, estabelece um diagnostico, faz uma terapia... ele é aquele que vamos consultar em sua clinica ou seu consultório como medico”. Acreditamos que todo o dado reunido ate agora aos cursos de psicologia, a atuação dos profissionais e as aspirações dos estudantes, demostra que o psicólogo não possui uma imagem adequada das suas funções sociais, pois, de fato, elas nem se quer chegam a ser percebidas como funções sociais.
Albee, tratando dos problemas relativos à formação do psicólogo clinico sugere uma ultima razão, especialmente grave, ele argumenta que o fato dos psicólogos clínicos realizarem seu aprendizado pratica em clinicas psiquiátricas tem varias consequências indesejáveis que afetam o próprio caráter dos serviços que o psicólogo pode prestar a comunidade.
As observações de Albee são de tudo pertinente a orientação global da psicologia no Brasil. A psicoterapia tem desenvolvido trabalhos particulares, ou seja, serviços individualizadas que é o “sonho “de estudantes que acabam esquecendo e ignorando a população de classe baixa.

Continue navegando