Buscar

PRJ_DE_INTERV

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
SUELEN PAULA DE FIGUEIREDO MATTOS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NOVA OLIMPIA-MT
2019
SUELEN PAULA DE FIGUEIREDO MATTOS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
NOVA OLIMPIA-MT
2019
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TÍTULO DO PROJETO: Educação Ambiental
RESPONSÁVEL(IS): Suelen Paula de Figueiredo Mattos
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil e Ensino Fundamental
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Matutino
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal de Ensino Básico “13 de Maio”
ENDEREÇO: Rua Sebastião André de Souza s/n Bairro Boa Esperança 
TELEFONE: (65) 3332-1657
HOMEPAGE/BLOG/FANPAGE: https://emeb13demaio.webnode.com.br/sobre-nos/
EMAIL: emeb13demaio@hotmail.com
GESTOR(A)/DIRETOR(A): Angela Romão Sobrinho
COORDENADORES(AS): Sônia Cristina de Souza Araújo
MODALIDADES DE SERVIÇOS OFERTADOS: Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais
ÓRGÃOS AUXILIARES À INSTITUIÇÃO: Secretária da Educação e Conselho Tutelar
1 INTRODUÇÃO
O presente documento é fruto do projeto da disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado III, recortes das experiências vivenciadas no Estágio Curricular do Curso de Pedagogia desenvolvidas nos dias 09,10,11,12,13,16,17,18,19 e 20/09/2019 na Escola Municipal de Ensino Básico “13 de Maio”, onde está inserida na zona periférica da cidade. A partir das observações e da prática buscamos aprofundar a concepção de ensino- aprendizado, vivenciando suas experiências para assim aprofundarmos nosso referencial teórico desenvolvido na universidade. 
Nas últimas décadas, vêm se intensificando as preocupações inerentes à temática ambiental, e com isso as iniciativas dos vários setores da sociedade para o desenvolvimento de atividades e projetos com o intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para as questões ambientais e mobilizá-las para a mudança de atitudes e a apropriação de posturas que possibilitem o equilíbrio ambiental. Apesar dos alunos, nos dias atuais, terem mais acesso às informações referentes às questões ambientais, percebeu-se nas práticas cotidianas ações incompatíveis com relação à conservação do meio em que vivem. A observação das atitudes dos alunos em relação ao ambiente escolar tornou possível identificar a necessidade de uma ação pedagógica que despertasse neles a responsabilidade de cuidar do seu próprio meio, abordando as consequências do descaso com as questões ambientais. O fato de jogarem lixo nos diversos ambientes da escola, a falta de cuidados com o prédio escolar, a destruição de plantas e jardins mostrou a urgência de se construir uma consciência de pertencimento do eu com o mundo, com a escola, enfim com todos os locais nos quais se convive, permitindo que os alunos incorporassem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação ambiental. Outra observação foi com relação ao fato dos alunos serem mantidos a maior parte do tempo em espaços fechados, pouco se relacionando com os elementos da natureza. As áreas externas com muito cimento e pouco verde distancia os alunos dos elementos da natureza que praticamente não fazem parte da rotina deles. Para um melhor relacionamento dos alunos com o ambiente escolar se faz necessário ampliar os espaços e os tempos de movimentarem-se livremente, assim como de relaxar, meditar, manipular a terra, despertar sensações, desfrutar da vida ao ar livre, para que esses alunos se sintam parte do ambiente natural. Assim, se fez necessário um projeto de intervenção que abordasse as questões ambientais, não apenas como um processo de sensibilização e informação, mas, principalmente que mobilizasse toda a comunidade escolar para a ação.
2 JUSTIFICATIVA
	A Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a cada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos, efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural. Trata-se de compreender e buscar novos padrões, construídos coletivamente, de relação da sociedade com o meio natural. Nunca é demais salientar que somos indivíduos construídos historicamente e que para nossa evolução e desenvolvimento cognitivo, precisamos de constante contato com o meio e com outros indivíduos, pois é nesta relação que se estabelece os processos de aprendizagem. Este projeto justificou-se pela necessidade de os alunos perceberem a diversidade e abrangência das questões ambientais e conforme o artigo 2º da Lei 9795 de abril de 1999, “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo 2 estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. Quando falamos em Meio Ambiente é fundamental destacarmos os problemas pelos quais o mesmo sofre, e em função destes desenvolvemos com os alunos valores que os levaram a desenvolver uma consciência crítica para que possam atuar na realidade socioambiental de maneira envolvida com a vida e bem-estar pessoal e social.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada um com relação a questão ambiental.
3.2 Objetivos Específicos
Apresentar, dialogar e fomentar ações acerca do Projeto de Intervenção Pedagógica, investigando os conhecimentos dos alunos a respeito do tema.
Observar coletivamente o espaço escolar para identificar as condições em que o mesmo se encontra.
Possibilitar ao educando o contato com os elementos da natureza, envolvendo-os na limpeza, conservação e organização do seu próprio meio.
4 REVISÃO DA LITERATURA
A sociedade contemporânea vive uma contradição preocupante em relação ao meio ambiente. De um lado o incentivo ao consumo como forma de garantia de manutenção da sociedade capitalista e globalizada e de outro a gravidade dos problemas ambientais provocados pelo uso inconsequente dos bens naturais. Ao analisar os documentos que direcionam a prática pedagógica (LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Estaduais, Projeto Político Pedagógico, dentre outros) observa-se que a educação ambiental é parte integrante tanto do currículo escolar como da organização do trabalho pedagógico das escolas. No entanto, geralmente as atividades realizadas nas escolas sobre educação ambiental se restringem a palestras e confecção de cartazes e murais, principalmente em datas especiais, como semana do meio ambiente ou dia da árvore. Ou então, fica restrita às disciplinas afins, onde são trabalhados, muitas vezes apenas os conceitos teóricos. Essa realidade também se percebe no Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade, no qual são comuns as atividades acerca do meio ambiente. Entretanto, percebe-se que após a realização das mesmas, as ações dos alunos permanecem inalteradas, ou seja, todas as discussões a respeito do cuidado com o meio ambiente são apenas mais um conteúdo. A principal função do trabalho dentro da escola com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e a atuarem na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Esse é o grande desafio para a educação (PCN, 1998, p.187). O primeiro passo para o tratamento das questões ambientais é colocar o aluno em contato direto com o ambiente a ser estudado, pois assim este pode vivenciar situações de experiências que possibilitam a solução dos problemas que lhe são apresentados no cotidiano. Sob esta ótica este trabalho procurou articular teoria e prática, fazendo com que o sujeito envolvido no processo educacional, se apropriasse dos conhecimentos fornecidos e fosse capaz de agir de forma responsável diante do ambienteem que vive, com um olhar diferenciado para a relação do homem com a natureza. 
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
16/09/2019 – Objetivo: Apresentar, dialogar e fomentar ações acerca do Projeto de Intervenção Pedagógica, investigando os conhecimentos dos alunos a respeito do tema. 
Atividade: Sensibilização dos alunos sobre os problemas locais referentes ao lixo e ao desmatamento (elaboração dos dez mandamentos para preservação da natureza)
Metodologia e recursos: Assim como atividade inicial, a professora fez a exposição do projeto, enfocando a importância da participação dos alunos para o sucesso do trabalho. Após a exposição e explanação, foi proposta uma atividade de investigação quanto ao saber prévio dos alunos sobre o tema em estudo, o que possibilitou uma reflexão inicial da Educação Ambiental no ambiente escolar. Para essa investigação, os alunos foram divididos em grupos para discutir e registrar as seguintes questões: 
• Quem é responsável pelo cuidado com o espaço da nossa escola?
 • O ambiente escolar é agradável? (qualidade do ar, áreas livres, áreas verdes, iluminação, barulhos, espaço individual, qualidade da água, condição de higiene, relações humanas). 
• Qual o estado de conservação da escola?
• Quem participa dos cuidados do ambiente escolar? 
• Como são nossas atitudes e as da comunidade, no espaço escolar em relação a: consumo de energia, água e m materiais, produção de resíduos e descartes? 
• A Educação Ambiental se relaciona com os comportamentos e atitudes das pessoas que convivem no espaço escolar? Como? 
• Como acontece a Educação Ambiental em nossa escola? Cumpre aquilo a que se propõe? Por quê? Após a discussão, os alunos apresentaram os resultados para toda a turma, o que provocou um debate muito interessante, porque percebeu-se que para a maioria, os cuidados, a responsabilidade e conservação do espaço escolar cabe à direção e demais funcionários. Com a intervenção da professora, despertou-se a ideia de que a escola é de todos e cada um tem que fazer a sua parte. Toda a discussão fez com que eles tivessem um novo olhar sobre o impacto sofrido pelo ambiente escolar, com relação às suas atitudes diárias, como lixo jogado em toda parte, carteiras e paredes pichadas, portas e vidros quebrados, poucas plantas e árvores no pátio, etc.
17/09/2019 – Objetivo: Confeccionar lixeiras, reutilizando barricas de massa corrida e similares, para serem usadas nas diversas dependências da escola.Atividades: Oficina de reciclagem de lixo
Metodologia e recursos: Na atividade 03, além de ser observado o descarte incorreto do lixo na sala de aula, também chamou a atenção o descuido e maus tratos com as lixeiras das salas, se apresentavam amassadas e/ou quebradas, pois eram constantes os chutes e brincadeiras jogando-as de qualquer jeito no chão. A ideia, então foi que os próprios alunos confeccionassem as lixeiras, utilizando materiais que iriam para o lixo. Assim foi possível trabalhar a importância da reciclagem. Os alunos, divididos em grupos, foram orientados de como realizar essa atividade em casa. Para isso a professora trouxe uma barrica de massa corrida, com a qual explicou como pintar, fixar a borda e identificá-la como lixeira. As lixeiras foram recolhidas, avaliadas e distribuídas nas salas de aula e demais ambientes da escola.
18/09/2019 – Objetivo: Observar coletivamente o espaço escolar para identificar as condições em que o mesmo se encontra.
Atividades: os alunos realizam organização no pátio escolar.
Metodologia e recursos: Os alunos foram levados para observar o espaço escolar: corredores, saguão, pátio, quadra, jardins e o entorno do colégio. Anotaram os problemas ambientais que perceberam e expuseram suas anotações e sugestões para resolver ou minimizar essas questões. Os principais problemas encontrados foram: descarte incorreto do lixo dentro das salas de aula e no pátio externo.
19/09/2019 – Objetivo: Possibilitar ao educando o contato com os elementos da natureza, envolvendo-os na limpeza, conservação e organização do seu próprio meio.
Atividades: Os alunos realizam limpeza e organização no pátio escolar.
Metodologia e recursos: Nesta atividade os alunos fizeram uma limpeza e organizaram o pátio externo do colégio. Cada um trouxe saco plástico e ferramentas apropriadas para este fim. 
20/10/2019 – Objetivo: Construir floreiras externas com pneus usados para ornamentar o Colégio.
Atividades:
Metodologia: Para este trabalho os alunos foram divididos em grupos, cada grupo construiu uma floreira com pneus usados. Pesquisaram na internet como fazer, passo a passo, essa floreira, que deveria ter 04 pneus pintados parafusados um sobre o outro. No dia marcado os alunos trouxeram a floreira de pneu já pronta, as ferramentas (enxada, pá, cavadeira, etc.), um saco de 25 kg de terra vegetal e a muda que seria plantada. Foi cavado um buraco no chão para a fixação da floreira, onde a altura de um pneu foi enterrada, ficando aparentes os demais. A seguir, encheram a floreira de terra e plantaram a muda. Os alunos também ficaram responsáveis por regar uma vez por dia a sua floreira.
5 RESULTADOS ESPERADOS
A escola de educação básica exerce um papel de fundamental importância na formação plena das pessoas. No contexto social a formação científica e a educação para a vida consolidam as suas bases. Considerando que a educação ambiental tem se tornado fator elementar no processo educacional, indispensável para a reflexão das consequências das ações humanas e a retomada de posturas que levem o indivíduo a um comprometimento autêntico para a preservação do seu próprio meio, surgiu a proposta de um projeto que pudesse contemplar estas reflexões e apontar para ações que remetessem os educandos para ações práticas de transformações qualitativas do ambiente escolar. Durante a implementação do projeto os alunos foram colocados frente a frente com as questões ambientais por meio de vídeos, documentários, discussões, debates, trabalhos em grupos, atividades práticas, contato com o ambiente natural, enfim uma série de situações que propiciaram a eles momentos de observação, reflexão, discussão e planejamento de ações de intervenção que minimizaram os problemas encontrados. Além disso, os alunos conseguiram perceber que manter a escola limpa, cuidar do ambiente escolar e agir para melhorá-lo é tarefa de todos, ou seja, ele também é responsável pela preservação e transformação do ambiente em que vive. Ao finalizar as atividades do projeto de implementação, concluiu-se que a proposta atendeu às expectativas, houve uma participação plena dos alunos envolvidos nos estudos preliminares e na execução das ações propostas. O resultado final foi a revitalização do espaço escolar, deixando-o mais agradável e acolhedor e que os próprios alunos foram os protagonistas nesse processo de reflexão e ação.
6 AVALIAÇÃO
A avaliação foi feita diarimente, através de participação dos alunos.
 
REFERÊNCIAS
BOFF, Leonardo. Saber cuidar – Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais – Brasília: MAC/SEF, 1998.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999.
ANEXOS [SE TIVER]
APÊNDICES [SE TIVER]

Continue navegando