Buscar

2020 - ESTUDO DE CASO docx 2020


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – 03/2020
HUMANIDADES
Patrimônio cultural e suas representações sociais, culturais e religiosas
 Patrimônio ou patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições, que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material. A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação , a Ciência e a Cultura, criada em 16 de novembro de 1945, é a guardiã do patrimônio cultural da humanidade. Esta Organização elabora e promove a aplicação de instrumentos no âmbito cultural, bem como atividades para preservar o patrimônio; protege e estimula a diversidade cultural , o pluralismo e o diálogo entre as culturas. Formada com 195 Estados e 8 associados, com o objetivo de : “ Construir a paz na mente dos homens através da educação ; ciência naturais, humanas e sociais; cultura ; comunicação e informação”. Com a sede em Paris, a UNESCO, possui mais de 50 escritórios e vários institutos e centros em todo o mundo. No Brasil, foi estabelecida em 1964, tendo como objetivo a defesa de uma educação de qualidade para todos e a promoção do desenvolvimento humano e social. 
 Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. O patrimônio cultural de uma sociedade é também fruto de uma escolha, que, no caso das políticas públicas, tem a participação do Estado por meio de leis, instituições e políticas específicas. Essa escolha é feita a partir daquilo que as pessoas consideram ser mais importante, mais representativo da sua identidade, da sua história, da sua cultura, ou seja, são os valores, os significados atribuídos pelas pessoas a objetos, lugares ou práticas culturais que os tornam patrimônio de uma coletividade (ou patrimônio coletivo)social.
 De acordo com o Art. 216 da Constituição Federal Brasileira constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
 São eles:
- As formas de expressão;
- Os modos de criar, fazer e viver;
- As criações científicas, artísticas e tecnológicas;
- As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
- Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
 Em 1980, o Brasil entrou pela primeira vez na seleta lista da Unesco. A antiga capital das Minas Gerais, construída no século 17, foi reconhecida mundialmente por manter a maior parte de suas características originais, como a arquitetura religiosa e a civil. Entre as joias preservadas estão as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. Em meio às ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18.
 O nordeste do Brasil, é rico em história e paisagens maravilhosas, reveladas em suas diversidade de litoral. Sem falar da vasta gastronomia. Em Porto Seguro, litoral sul da Bahia, origem da nação brasileira, o espaço e lugar do primeiro contato dos portugueses com o povo Tupiniquim, nas terras onde Pedro Álvares Cabral e seus comandados desembarcaram, em 1500, possui um patrimônio de grande valor artístico, arquitetônico e urbanístico da época colonial. Na Bahia, também está um dos mais importantes exemplares do urbanismo português que é Salvador – cujo centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1985. Sua fundação e povoação envolveu centenas e centenas de artesãos, voluntários, marinheiros, condenados, soldados e sacerdotes, trazidos de Portugal.
 A arquitetura religiosa que vemos hoje, resultou da presença dos padres e missionários franciscanos (Alagoas e Pernambuco), beneditinos (Bahia) e carmelitas (Maranhão e Pernambuco). As ordens religiosas ergueram edificações e, ao longo dos séculos, as construções religiosas passaram das antigas estruturas de palha e pau-a-pique para as suntuosas construções barrocas que chegaram aos nossos dias. Igrejas, conventos e fortalezas estão entre as edificações que mais se destacam pelo grande valor histórico e arquitetônico, construídas durante os períodos colonial e imperial do Brasil. Entre as fortalezas, está o Forte dos Reis Magos - fundamental para defesa contra os franceses - localizado em Natal (RN), cidade que, no século XX, sediou as bases militares das forças aliadas durante a 2ª Guerra Mundial.
 Em João Pessoa/Pb, também no nordeste brasileiro, minha região, o fluxo de turistas tem aumentado nos últimos anos, resultado dos frutos de constantes investimentos políticos e empresarias nos setores que impulsionam o turismo, como o Centro Histórico da Capital, por ser a terceira cidade mais antiga do país; e as belas praias, com cenários deslumbrantes e suas águas térmicas. Sem falar no rico artesanato, realizados por esse povo tão criativo. O turismo cultural é de suma importância para o Brasil, visto ser um país que oferece inúmeros atrativos, desde o clima tropical, à bela orla marítima e as cidades históricas. Trazendo portanto, impactos culturais positivos como:
- aumento do consumo no setor alimentício: bares, restaurantes, lanchonetes, etc.
- aumento do número de corridas em transportes particulares: táxis e alternativos;
- aumento do consumo no comércio e rede hoteleira, contribuindo para dinamizar o mercado tornando-o promissor para todos.
 A Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP) é um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, criado pela Lei 11.459/08, com a finalidade de preservar os bens materiais e imateriais, públicos e privados de interesse histórico, artístico, urbanístico, paisagístico, arquitetônico e arqueológico da capital paraibana. A Secretaria Municipal de Turismo é o órgão da Prefeitura de João Pessoa responsável pelo desenvolvimento do Turismo do Município. Planeja, elabora e acompanha políticas e estratégias de desenvolvimento da área visando aumentar o potencial turístico da cidade de João Pessoa.
 Esses órgãos são muito importantes para a Cidade, o Estado, consequentemente o país, por gerar novos empregos e fazer o capital girar de forma mais centralizado. Crescemos muito quando investimos em turismo e preservamos os patrimônios, frutos de nossa história.

Mais conteúdos dessa disciplina