Buscar

GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO a8

Prévia do material em texto

1.
		Categoria de processo da norma ISO 12207 que contribui  para a qualidade e sucesso do projeto de software, sendo realizados  quando necessário. São exemplos desta categoria de processo:  a Gerência de Configuração e a documentação:
	
	
	
	Gerenciais
 
	
	
	Estratégicos
	
	
	Organizacionais
	
	
	Fundamentais
	
	
	Apoio
	
Explicação:
Fundamentais: atendem às partes fundamentais do Processo (cliente, fornecedor, desenvolvedor, operador do software).
Apoio: contribuem para a qualidade e sucesso do projeto de software e são realizados, quando necessário, e por outro processo.
Organizacionais: Tratam da melhoria contínua dos processos e da estrutura.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Categoria de processo da norma ISO 12207 que contribui  para a qualidade e sucesso do projeto de software, sendo realizados  quando necessário. São exemplos desta categoria de processo:  a Gerência de Configuração e a documentação.
	
	
	
	Gerenciais
	
	
	Apoio
	
	
	Fundamentais
	
	
	Organizacionais
	
	
	Estratégicos
	
Explicação:
Fundamentais: atendem às partes fundamentais do Processo (cliente, fornecedor, desenvolvedor, operador do software).
Apoio: contribuem para a qualidade e sucesso do projeto de software e são realizados, quando necessário, e por outro processo.
Organizacionais: Tratam da melhoria contínua dos processos e da estrutura.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O CMMI define 22 áreas de processos que são organizadas em quatro grupos, os quais (assinale a alternativa correta):
	
	
	
	Gerência de Processo; Gerência de Projeto; Gerencia de Dados; Apoio.
	
	
	Tecnologia; Processo; Pessoas; Apoio.
	
	
	Gerência de Processo; Gerência de Projeto; Gerência de Dados; Gerência de Produto
	
	
	Gerência de Processo; Gerência de Projeto; Engenharia; Apoio.
	
	
	Gerência de Dados; Gerência de Projeto; Engenharia; Apoio.
	
Explicação:
O CMMI define 22 áreas de processos que são organizadas em quatro grupos, os quais:
Gerência de Processo;
Gerência de Projeto;
Engenharia;
Apoio.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O CMMI define 22 áreas de processos que são organizadas em quatro grupos de processos:__________________________________________.
	
	
	
	Gerenciamento de processos, engenharia, apoio e organizacional
	
	
	Fundamental, apoio, organizacional e estratégico
	
	
	Gerenciamento de processos, Gerenciamento de projetos, Engenharia e Apoio
	
	
	Gerenciamento de processos, Gerenciamento de projetos, organizacional e Apoio
	
	
	Gerenciamento de projetos, fundamental, organizacional e engenharia
	
Explicação:
Gerencia de Processo: Definição de processo organizacional, Foco no processo organizacional, Treinamento organizacional, Desempenho de processo organizacional, Inovação e implantação organizacional.
Gerenciamento de Projetos: Planejamento de projeto, Monitoração e controle de projeto, Gerenciamento de acordo com fornecedores, Gerenciamento de projeto integrado, Gerenciamento de riscos eGerenciamento quantitativo de projeto.
Engenharia: Gerenciamento de requisitos, Desenvolvimento de requisitos, Solução técnica e Integração de produto.
Apoio: Gerenciamento de configuração, Gerenciamento de qualidade de processo e produto, Medição e análise, Análise de decisão e resolução, Análise causal e resolução, Verificação e Validação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A representação    __________________________ permite avaliação da maturidade do processo do CMMI em 5 níveis: maturidade: Inicial (1), Gerenciado (2), Definido (3), Gerenciado Quantitativamente (4) e Otimizado (5). Ela descreve os objetivos que devem ser alcançados em cada nível de maturidade. 
	
	
	
	Contínua
	
	
	Por fase
	
	
	Por processo
	
	
	Contigua
	
	
	Por estágios
	
Explicação:
A representação por estágios permite avaliação da maturidade do processo em 5 níveis: maturidade: Inicial (1), Gerenciado (2), Definido (3), Gerenciado Quantitativamente (4) e Otimizado (5). Ela descreve os objetivos que devem ser alcançados em cada nível de maturidade. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O modelo MPS-BR da Softex oferece três modelos de referência:
	
	
	
	Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV) e Modelo de Referência MPS para Processo (MR-MPS-PR)
	
	
	Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Governança (MR-MPS-GV) e Modelo de Referência MPS para Negócio (MR-MPS-NG)
	
	
	Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV) e Modelo de Referência MPS para Governança (MR-MPS-GV)
	
	
	Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV) e Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH)
	
	
	Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Governança (MR-MPS-GV) e Modelo de Referência MPS para Finanças (MR-MPS-FC)
	
Explicação:
MPS-SW: Detalha o modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.
MPS-SV:  Detalha o Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.
MPS-RH: Detalha Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH), seus componentes e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.

Continue navegando