A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
TRANS DO FEUDAL AS REFOR RELIGIOSAS

Pré-visualização | Página 1 de 1

¿A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].¿ Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952. Esta frase sobre o feudalismo trata:
		
	
	do colonato
	
	da guilda
	
	do comitatus
	 
	da servidão
	
	da vassalagem
	Respondido em 22/09/2020 19:37:06
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em meados do século XV, uma invenção mudou toda uma época e permitiu a amplitude do conhecimento, fazendo parte dos marcos iniciais da Era Moderna. Estamos falando da
		
	
	Escrita
	
	Imagem
	 
	Imprensa
	
	Fotografia
	
	Transcrição
	Respondido em 22/09/2020 19:38:56
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A partir das transformações nas práticas econômicas observadas nos primeiros contornos da Idade Moderna, podemos definir o mercantilismo como:
		
	
	Sistema escravista de produção que marca o início do Capitalismo no Ocidente.
	 
	Um conjunto de práticas econômicas que marca a transição do sistema feudal para o sistema capitalista.
	 
	Um conjunto de práticas econômicas, políticas e religiosas que marca a Idade Moderna.
	
	Sistema de modo de produção feudal baseado na balança comercial favorável aos Estados Nacionais.
	
	Sistema feudal de produção caracterizado pelo acúmulo de metais preciosos.
	Respondido em 22/09/2020 19:48:04
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No início da modernidade, assistimos a uma série de grandes transformações que provocaram a desestruturação do mundo feudal e também a diminuição do poder Católico. Outro elemento também relacionado a esse momento histórico é:
		
	 
	o estabelecimento dos Estados Nacionais
	
	a crescente influência das idéias iluministas
	
	a formação de repúblicas autocráticas
	
	a descentralização político-administrativa dos terrritórios
	
	a ascensão de governos totalitários
	Respondido em 22/09/2020 19:45:02
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Podemos citar como significativas características do Renascimento:
		
	 
	o humanismo, a inspiração greco-romana e o heliocêntrismo
	
	hedonismo, intensa religiosidade e antropocentrismo
	
	o hedonismo, a ausência de perspectiva e os temas cotidianos.
	
	O teocentrismo, a busca pela espiritualidade e o romantismo.
	
	espírito crítico, temas de inspiração religiosa e ascetismo
	Respondido em 22/09/2020 19:49:56
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"É considerado como uma revelação experimental dos segredos da natureza visível e de muitas das suas forças visíveis, estourou a redoma teológica e escolástica que envolvia a ciência e o pensamento político e que impedia o seu contato direto com a atmosfera objetiva da realidade exterior. A investigação científica e a indagação filosófica, retiradas da atmosfera artificial de estufa, em que se estiolavam, adquiriram, como era inevitável, ao sopro vivificador da razão natural, num novo viço e um singular impulso". O texto em questão se refere ao :
		
	 
	Renascimento
	
	Iluminismo
	
	Antropocentrismo
	
	Teocentrismo
	
	Absolutismo
	Respondido em 22/09/2020 19:49:39
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Igreja Católica durante muito tempo foi vista como adversária do lucro. Criticava o lucro e a usura. Os grandes comerciantes não gostavam dessa situação. A situação da Igreja Católica no período moderno é melhor definido em qual opção:
		
	
	Como proprietária de terras a Igreja era uma senhora feudal, mas os privilégios dessa posição ela não possuía. Suas terras eram aradas pelos padres e pelos monges e ela tinha que sempre pagar impostos.
	
	A Igreja católica não possuía terras e não era adversária do lucro e da usura, isso foi uma mácula criada pela Reforma Religiosa do período que visava destruir a boa imagem da Igreja entre os grandes comerciantes.
	
	A Igreja é uma grande proprietária de terras, mas tendo de pagar impostos acaba por ter seu grande poder reduzido.
	 
	Como proprietária de terras a igreja também era uma senhora feudal e possuía os privilégios dessa posição. Suas terras eram aradas pelos servos e, da mesma forma que ocorria com os demais senhores feudais, recebia uma parte dessas colheitas, além dos impostos da época. Por outro lado, era isenta de pagar impostos, podendo assim acumular riquezas e expandir sua influência.
	
	Como proprietária de terras a Igreja tinha privilégios, mas não tinham terras para ter muita influência, pois como é muito conhecido a Igreja Católica não é possuidora de muitas terras.
	Respondido em 22/09/2020 19:46:15
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em relação ao projeto expansionista português é correto afirmar: I - A igreja, com o efeito cumulativo das bulas, permitiu aos portugueses uma atitude dominadora com relação a todas as raças que estivessem fora da cristandade. II - A Igreja legitimava Portugal, através de bulas papais, o direito de comércio, posse e colonização em nome de uma missão cristã. Elas estabelecem diretrizes para o comportamento europeu posterior no mundo tropical. III - Portugal saiu na frente na formação de um Estado Nacional, com quase dois séculos de diferença para a Espanha.
		
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	II e III
	
	Somente a III
	
	I e III
	Respondido em 22/09/2020 19:47:14
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O modelo de centralização de poder da China foi distinto daquelas formas absolutistas que estudamos na Europa ocidental. Mas, o modelo chinês guardava igualmente um ideal de império e de conquista, sob a China Moderna é correto afirmar, EXCETO:
		
	
	Os governantes Ming criaram um eficiente sistema de produção agrícola que gerava um enorme excedente agrário.
	
	A modernidade chinesa ocorre após a expulsão mongol e durante a mais famosa dinastia, a Ming, no século XIV.
	
	A China ampliou o comércio marítimo, iniciou a construção da Cidade Proibida, sede do estado Ming, além da residência oficial do imperador.
	
	A dinastia Ming investiu na formação de um poderoso exército, contando com milhares de soldados. Foi nela que terminaram a construção da grande muralha.
	 
	A China abriu seus portos para o comércio com o ocidente, sobretudo no século XVI, permitindo o livre comércio de mercadorias da Europa na China imperial.
	Respondido em 22/09/2020 19:47:47
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No século XVI, diversos movimentos reformistas de caráter religioso despontaram na Europa. Sobre esses movimentos é correto afirmar que o:
		
	
	Calvinismo significou um recrudescimento das concepções e práticas reformistas, pois criticou os valores burgueses através da condenação do empréstimo de dinheiro a juros e do trabalho manual.
	
	Luteranismo difundiu-se rapidamente entre os segmentos servis da Alemanha e das regiões nórdicas, pois pregava a insubordinação e a luta armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o clero, aliados políticos nessas regiões.
	
	Humanismo foi o último movimento reformista que criticou os abusos contidos nas práticas da Igreja Católica, propondo a escolha do Papa pelos imperadores e reis.
	
	Anglicanismo reforçou a autoridade do Vaticano na Inglaterra, com a promulgação do Ato de Supremacia por Henrique VIII, que devolveu os bens e as propriedades do clero católico confiscadas pela nobreza inglesa.
	 
	Concílio de Trento marcou a reação da Igreja à difusão do Protestantismo, reafirmando os dogmas católicos e fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal de Santo Ofício e a criação do Índice de Livros Proibidos.
	Respondido em 22/09/2020 19:48:21

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.