Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Condutividade Elétrica?
A condutividade elétrica é uma propriedade usada para descrever quão bem os materiais permitem que os elétrons fluam. É determinado usando experimentos e equações matemáticas.
A condutividade é a recíproca da resistividade, ou seja, quanto maior a condutividade, menor a resistividade.
Um condutor é um material com alta condutividade elétrica e um isolador é um material com alta resistividade elétrica.
Ambas as propriedades dependem da temperatura e pureza dos materiais.
A dependência da temperatura da condutividade elétrica segue um padrão geral. O metal é um condutor e possui menor condutividade em temperaturas mais altas.
O vidro é um isolante e mostra maior condutividade em temperaturas mais altas.
Em temperaturas muito altas, os condutores se comportam como isoladores, e os isoladores se comportam como condutores. Esse comportamento de isoladores e condutores é explicado pelo modelo de elétrons livres.
Nesse modelo, os condutores mostram claramente a capacidade de liberar elétrons e, quando uma corrente ou força elétrica é aplicada, a força pode facilmente empurrar os elétrons extras.
Metais puros, como fios de cobre, têm alta condutividade elétrica. Isso se aplica apenas a metais sólidos, pois as bolsas de ar podem diminuir a condutividade elétrica dos materiais.
O que é Ferroeletricidade?
A Ferroeletricidade é uma característica de certos materiais que possuem uma polarização elétrica espontânea que pode ser revertida pela aplicação de um campo elétrico externo. Esta propriedade foi descoberta por Joseph Valasek em 1921 estudando as propriedades dielétricas do sal de Rochelle.
O termo Ferroeletricidade foi adotado a partir de 1940 pelo fato de que esses materiais possuírem um ciclo de histerese similar ao ciclo de histerese Ferromagnética. Os materiais que possuem propriedades ferroelétricas são de estrutura cristalina e são dielétricos ou seja, não conduzem corrente elétrica.
 O que caracteriza os materiais ferroelétricos é que eles possuem polarização espontânea em determinada faixa de temperatura e sua polarização pode ser invertida com a aplicação de um campo elétrico externo.
Referencias:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferroeletricidade#:~:text=A%20ferroeletricidade%20%C3%A9%20uma%20caracter%C3%ADstica,de%20um%20campo%20el%C3%A9trico%20externo.&text=Os%20materiais%20que%20possuem%20propriedades,seja%20n%C3%A3o%20conduzem%20corrente%20el%C3%A9trica.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/fisica/condutividade-eletrica