Buscar

avaliação II sociedade e meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  Parte superior do formulário
	
	A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
	 a)
	Juscelino Kubitschek.
	 b)
	Jânio Quadros.
	 c)
	Washington Luís Pereira de Sousa.
	  d)
	Getúlio Vargas.
	2.
	Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração -  liberdade, tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração - igualdade, tem como características ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração - liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V - V.
	3.
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
	 a)
	Carta Magna.
	 b)
	Revolução Mexicana.
	 c)
	Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
	 d)
	Revolução Russa.
	4.
	Nos séculos XVII e XVIII surgem teorias relacionadas ao direito humano, em que todas as pessoas eram consideradas partes de uma mesma razão. Na modernidade, surge o Jusnaturalismo, que contempla a teoria do direito natural, prevendo a igualdade entre todos os seres humanos. Neste contexto, foi possível traçar uma linha cronológica, através da formulação de alguns documentos, como o Cilindro de Ciro, permitindo a compreensão da ideia de desenvolvimento do direito humano. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Este cilindro continha uma declaração do Rei Persa Ciro XX, com doutrinamentos sobre os direitos humanos.
II- Os documentos contidos no Cilindro continham a descrição da liberdade do credo religioso e abolição do trabalho escravo.
III- O Cilindro foi criado pelo Rei Persa Ciro II, na Mesopotâmia, atualmente, Iraque.
IV- O Cilindro de Ciro é considerado a primeira declaração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Na Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa com outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educação brasileira vem de longa data, culminando com a expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito.
II- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. 
III- Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas
	6.
	A expressão Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade.
II- Todos os seres humanos devem ter o direito de ser e existir dentro da coletividade, participando com seus talentos e potencialidade e recebendo os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. 
III- Os direitos fundamentais são direitos que condicionam a vida em sociedade, sem os quais a pessoa é capaz de participar plenamente da vida e receber os benefícios que a vida em sociedade deve proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Até a Constituição de 1967, vários direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos foram ignorados. A própria Constituição de 1967 vedava vários direitos que constavam da Declaração. Esta Constituição terminou quando entra o Ato Institucional nº 5, que concede ao governo o direito de confiscar bens. No entanto, este ato fere um dos artigos citados da Declaração dos Direitos Humanos. Que artigo é esse?
	 a)
	O artigo que diz que ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões, mesmo religiosas.
	 b)
	O artigo que diz que nenhum homem pode ser acusado, preso ou detido, senão em caso determinado pela lei.
	 c)
	O artigo que diz que os homens nascem livres e assim permanecem, iguais de direitos.
	 d)
	O artigo que diz que a propriedade é um direito inviolável e sagrado e que ninguém pode dela ser privado.
	8.
	Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida. Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
	 b)
	A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
	 c)
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
	 d)
	A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
	9.
	Muito já se conquistou com relação ao estabelecimentoe respeito aos direitos humanos. No entanto, esses esforços não foram obtidos em um único momento, mas foram o resultado de diferentes ações que, conforme classificação, podem ser divididas em três gerações. Com relação às gerações dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I- A segunda geração dos direitos humanos tem como base a busca por questões que envolvem o princípio da fraternidade, sendo um exemplo dessa geração a Carta de Paris para uma Nova Europa.
II- Os direitos sociais, econômicos e culturais são conquistas obtidas na primeira geração dos direitos humanos.
III- As três gerações de direitos humanos diferem em alguns aspectos, como a natureza da sua iniciativa, evoluindo de uma visão mais individual, observada na primeira geração, até a coletividade (terceira geração).
IV- A Carta Magna, documento importantíssimo devido ao seu pioneirismo, é um das ações desenvolvidas durante a primeira geração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	10.
	Em seguida à Convenção de Genebra, que ocorreu na Suíça e teve como intuito tratar dos direitos das pessoas em tempos de guerra, surgiu a Constituição Mexicana, que trata de outras questões do ser humano e precedeu a criação da Organização Internacional do Trabalho. Com relação às medidas ocorridas na Constituição Mexicana, analise as sentenças a seguir:
I- Regulamentou o trabalho das mulheres e dos menores de idade.
II- Proporcionou salários iguais para tarefas iguais.
III- Limitou o uso de armas convencionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais