Buscar

Prática do estágio 1

Prévia do material em texto

Título da Unidade: Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Atividade Reflexiva
Iniciar um curso de licenciatura é algo que exige coragem e determinação, ser um futuro professor exige bastante responsabilidade e dedicação, o caminho é longo e é preciso enfrentar diversas barreiras ao longo do caminho, a insegurança é algo comum, em muitos momentos surgem dúvidas como: Serei um bom professor? Tive um bom aproveitamento ao longo do curso? Como agir em uma sala de aula? Superar cada desafio requer persistência e ter autoconfiança é necessário.
 	O estágio é um dos melhores momentos do curso, é onde a teoria e a prática se unem, observar outro profissional aplicando sua metodologia é enriquecedor para o futuro professor, além de ser o primeiro contato do estudante de licenciatura com a sala de aula e se bem aproveitado o estágio é transformador para o estudante. “Não é só frequentando um curso de graduação que um indivíduo se torna profissional. É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma” (FÁVERO, 1992, p.65).
Ensinar ciências exige bastante responsabilidade, para ser um professor de ciências é necessário dedicação e persistência, saber como solucionar os problemas durante o percurso é um grande desafio, mas o primeiro passo é compreender que ensinar ciência é também se adaptar com determinada realidade da escola na qual se ensina e também dos alunos que nela estuda. Quando um professor chega a uma nova escola ele aprende muito ao se adaptar com a didática daquela escola e a escola também sofre uma transformação com a chegada de um novo professor, que traz para a escola uma nova mente cheia de ideias inovadoras capaz de transformar a didática da escolar.
Ao se tornar um professor de ciências deve-se compreender que a ciência está em constante transformação, é necessário está sempre conectado com as novidades, um professor bem informado pode enriquecer o ensino e formar alunos bem preparados, além disso, é preciso encontrar uma boa maneira de trazer aulas práticas mesmo em más condições de trabalho. A Prática de Ensino envolve muitos fatores que apresentam grande relevância na formação do professor, visto que, promove a compreensão do conceito de unidade, isto é, a relação necessária entre a teoria e a prática e não apenas a justaposição ou dissociação de ideias (BARROS.;SILVA.;VÁSQUEZ, 2011).
Mesmo sendo uma tarefa difícil, ser professor de ciências é uma tarefa nobre e requer dedicação, deve-se despertar o amor pela profissão e dar sempre o melhor, haverá sempre turbulências não só ao longo do curso, mas principalmente em sala de aula, deve-se aprender a superar cada desafio e saber qual lição foi deixada por ele. Tenha sempre em mente que nunca é tarde para se aprender e nem mesmo para se ensinar.
Bibiografia
FÁVERO, Maria Lourdes de Albuquerque. Universidade Estágio Curricular, subsídios para discussão. In ALVES, Nilda.(org) Formação de professores pensar e fazer. São Paulo, Cortez, 1992.
BARROS, José Deomar e Souza.; SILVA, Maria de Fátima Pereira da.; VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. A Prática Docente Mediada Pelo Estágio Supervisionado. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – FURB. N. 2. V.6, 2011, p. 510-520. 
.php/atosdepesquisa/article/view/1661 >.

Continue navegando