Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A organização e a gestão da educação exige, primeiramente, compreender o significado de alguns processos. Para tal compreensão, a análise da origem dos termos pode ajudar -nos a pensar em seu processo de desenvolvimento. O termo "gestão", por exemplo, vem do latim gestio-ónis e pode ser entendido como:
Qual é a definição correta do termo "gestão"?
A - Decisão e organização das áreas que envolvem religiões.
B - Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas.
C - Organização e descentralização dos grupos raciais.
D - Princípio de administração dedicado para o setor público, fortemente baseado em fatos jurídicos.
E - Única base para as estruturas legislativa, judiciária e executiva da União, estados e municípios.

Acerca da gestão democrática no contexto escolar, a escola tem que, entre suas atribuições, desenvolver _________ e atividades que ensinem e aprimorem o respeito às diferenças entre todos. Para tanto, é necessário que ela efetive ações em prol do desenvolvimento da __________. É nesse contexto que se destaca a gestão _________ do ensino público, princípio constitucional que traduz a participação ativa e cidadã da comunidade __________ e local na condução da instituição, pois a sua gestão é um ato político que implica a tomada de decisões que não podem ser individuais, mas _______ (BRASIL,2004). As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:
a. Políticas, democracia, comunicativa, coletiva, pedagógicas.
b. Ações, cidadania, administrativa, pedagógica, políticas.
c. Ações, cidadania, democrática, escolar, coletivas.
d. Políticas, escola, pedagógica, coletiva, escolares.
e. Cidadania, política, financeira, escolar, democráticas.

Ser professor é algo que exige mais que conteúdo acadêmico. A partir desta premissa, o relatório de Delors (2000) enfatizou quatro pilares da Educação para o século XXI, assim para ser professor é preciso:
Qual é a alternativa que apresenta os quatro pilares da Educação para o século XXI?
A - Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a ensinar.
B - Aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e aprender a conhecer.
C - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
D - Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a conviver juntos e aprender a compartilhar.
E - Aprender a ensinar, aprender a ser autodidata, compreender e ter.

Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases:
Qual é a alternativa que apresenta corretamente as fases da administração da educação brasileira?
A - Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal.
B - Fase organizacional, ambiental, construtivista e sociocultural.
C - Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.
D - Fase organizacional, sociocultural, ambiental e piagetiana.
E - Fase organizacional, sociocultural, anarquista e socialista.

É necessário refletir sobre os diferentes aspectos que influenciam e determinam a gestão da educação. O papel da interferência da globalização na educação interfere e resulta em alterações significativas no desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Cabe ao profissional interessado em trabalhar com educação:
a. Aprender com urgência informática avançada, afinal a maioria das empresas têm computadores avançados e é urgente ensinar com os mesmos.
b. Estar ciente que seus alunos estudarão/trabalharão no exterior e por tal maneira, deverão fazer o mesmo para poder ensinar.
c. Estar adequado a todas as línguas estrangeiras de maneira a assegurar o direito dos imigrantes.
d. Aprofundar seus conhecimentos, obter a formação necessária para uma prática que garanta a qualidade do ensino a todos os cidadãos brasileiros.
e. Usar com frequência em sua vida pessoal celular, tablet e demais recursos de tecnologias da informação e comunicação.

Essa lei trouxe muitos avanços e alterações para a educação brasileira. A lei maior da educação brasileira foi desenvolvida com base no princípio do direito universal à educação para todos.
Estamos nos referindo a qual lei neste trecho?
A - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n. 9.394/96;
B - Lei Municipal 1790/68;
C - Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial;
D - Plano Nacional de Educação (PNE);
E - Resolução nº4 CNE/CEB;

É um documento lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.
A qual documento a descrição se refere:
a. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
b. Primeiro Plano Nacional de Educação.
c. Parâmetros Curriculares Nacionais.
d. Referencial Curricular para a Educação Infantil.
e. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida.
Por dialética, podemos entender:
a. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio.
b. Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação.
c. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.
d. Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.
e. Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor.

O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar ações voltadas à garantia de direitos fundamentais do ser humano. A educação é um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe avanço significativo, com base:
a. No princípio de favorecer o ensino médio como entrada para a Universidade.
b. No princípio do direito universal à educação para todos.
c. No sentido de ampliar as parcerias entre entidades públicas e privadas.
d. No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social.
e. No princípio de mais escolas, mais materiais e idade certa.

A educação é um direito social e reconhecido em lei. Sobre a Educação, a Constituição Brasileira de 1988 reconhece:
Qual é a afirmação correta sobre a Educação na Constituição Brasileira de 1988?
A - Escolas de tempo integral para famílias nas quais os responsáveis trabalhem mais de 8 horas diárias.
B - Inclusão dos alunos com necessidades especiais, dando insignificância à formação dos professores para o atendimento aos mesmos.
C - O direito de toda criança à sua entrada no Ensino Fundamental no ano em que completa 6 anos de idade, bem como à sua permanência em todo Ensino Fundamental, Médio e Superior.
D - O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.
E - O direito dos professores de escolher sua turma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, independente da formação acadêmica.

Para Alarcão (2001), é fundamental que a escola desempenhe intensamente um conjunto de ações e funções para além de instruir e avaliar. A autora destaca, em especial, o "orientar". Sob tal cenário, a orientação em prol da qualidade do ensino consiste:
a. No aspecto vocacional, pois o aluno deve sair da escola já com a profissão futura definida e estruturada.
b. Nos aspectos científicos e tecnológicos do conhecimento humano, sem preocupar-se com as questões culturais e sociais.
c. Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele.
d. No aspecto de coordenação psicológico, é papel dos consultores psicológicos a orientação perante a vocação.
e. No aspecto de coordenação pedagógica, é papel da coordenadora da escola orientar os alunos para a vocação que terão futuramente, propondo ações com a família.

O PNE propõe objetivos para elevação do nível de escolaridade da população brasileira, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e a redução das desigualdades.
Os objetivos e metas desse plano somente poderão ser alcançados se ele for concebido como:
a. Plano de Governo.
b. Plano de Escola.
c. Plano de Estado.
d. Plano de Ministério.
e. Plano de apoio Municipal.

Leia o fragmento da música a seguir: “Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa... Como os peixes que nadam, sem problema qualquer. Descobri que ser livre não tem preço, é de graça; E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”. (José Augusto Cabral) O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano.
A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira:
A - As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades.
B - Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo.
C - Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.
D - Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando.
E - Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.

A escola, enquanto espaço social, tem como principal compromisso:
Qual é o principal compromisso da escola?
A - Transferir saberes, de maneira que o aluno receba passivamente a transmissão dos conhecimentos realizada pela instituição escolar.
B - Formar o indivíduo, com base no desenvolvimento de suas capacidades e de conhecimentos neutros, de modo que os alunos de baixo poder aquisitivo possam entrar no mercado de trabalho.
C - Tornar o indivíduo capaz de reproduzir os conteúdos ensinados, ainda que de forma automática e invariável.

Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada?
A gestão escolar é:
A - Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.
B - Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas.
C - Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos alunos e professores.
D - O direito à educação e à função social da escola básica.
E - Órgão federal que distribui merendas e materiais didáticos para alunos.

O Banco Mundial é uma agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.
Qual é a importância do Banco Mundial?
a. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento para elevar os índices de pobreza.
b. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.
c. Financiar empréstimos aos países com estreitas relações com a educação europeia.
d. Financiar empréstimos aos países com estreitos desenvolvimentos monitorando a qualidade da educação.
e. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices e as relações internacionais entre eles.

A história da educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado Manifesto dos Pioneiros.
Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a história da educação brasileira, é incorreto afirmar:
a. Nóbrega da Cunha redigiu o documento denominado “Manifesto”, que se caracterizou como representativo do movimento chamado Escola Nova.
b. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a educação nacional, pois entendia a educação como fundamental para a cidadania.
c. O movimento dos Pioneiros causou tanto impacto para o governo da época que a Constituição de 1934 foi promulgada, trazendo em seu texto a instituição dos sistemas educacionais e os conselhos de educação.
d. Movimento social, iniciado em 1932, foi determinante na história da educação brasileira, pois encarava a educação como fundamental para a efetivação de um projeto nacional de cidadania.
e. Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas.

A partir da Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um direito púbico e subjetivo, o que condiz que:
A - Todo adolescente que não estiver matriculado pode ser legalmente responsabilizado por não cumprir a normativa da obrigatoriedade da educação básica.
B - Todo cidadão funcionário público pode reivindicá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
C - Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado pode orientar a população, mas não garante a vaga existe nos municípios e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
D - Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
E - Todo funcionário público tem o dever de matricular-se em escolas particulares.

A prova Brasil, criada pelo INEP em 1990, tem como aplicação, os testes nos alunos do ___________ ao ____________ ano do Ensino Fundamental e ___________ ano do Ensino Médio, solicita que os estudantes respondam à questões de ____________ __________ e _____________.
Marque a alternativa que complete corretamente o texto acima.
A - Terceiro, Quinto, Segundo, Língua Portuguesa, Ciências.
B - Primeiro, Quinto, Terceiro, Língua Portuguesa, Matemática.
C - Quinto, Oitavo, Primeiro, Língua Portuguesa, Geografia.
D - Quinto, Nono, Terceiro, Língua Portuguesa, Matemática.
E - Quarto, Nono, Primeiro, Língua Portuguesa, Matemática.

A turma da Mônica resolveu participar do processo de elaboração do Projeto Pedagógico da escola. Pressupõe-se que a gestão democrática busque a participação de vários segmentos da comunidade escolar nas mais diferentes etapas da gestão escolar, principalmente no que diz respeito à construção do Projeto Político Pedagógico.
Considerando o exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
A - O projeto político pedagógico consiste em um documento que tem como foco principal a dimensão pedagógica, e em segundo plano os projetos dos demais agentes da escola.
B - O projeto político pedagógico garante a sua restrição ao mero atendimento às exigências das secretarias de educação.
C - O projeto político pedagógico é um documento construído pelo poder público para que as tomadas de decisões do gestor sejam mais centralizadas.
D - No projeto político pedagógico devem estar explícitos os fundamentos teóricos e metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e o sistema de avaliação da escola, deve ter claro aonde pretende chegar com seus alunos, com a comunidade e com a sociedade.
E - No projeto político pedagógico deve corresponder um arranjo formal da escola, coordenado pela direção , que dita as normas e exerce o controle burocrático e diretivo da escola.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A organização e a gestão da educação exige, primeiramente, compreender o significado de alguns processos. Para tal compreensão, a análise da origem dos termos pode ajudar -nos a pensar em seu processo de desenvolvimento. O termo "gestão", por exemplo, vem do latim gestio-ónis e pode ser entendido como:
Qual é a definição correta do termo "gestão"?
A - Decisão e organização das áreas que envolvem religiões.
B - Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas.
C - Organização e descentralização dos grupos raciais.
D - Princípio de administração dedicado para o setor público, fortemente baseado em fatos jurídicos.
E - Única base para as estruturas legislativa, judiciária e executiva da União, estados e municípios.

Acerca da gestão democrática no contexto escolar, a escola tem que, entre suas atribuições, desenvolver _________ e atividades que ensinem e aprimorem o respeito às diferenças entre todos. Para tanto, é necessário que ela efetive ações em prol do desenvolvimento da __________. É nesse contexto que se destaca a gestão _________ do ensino público, princípio constitucional que traduz a participação ativa e cidadã da comunidade __________ e local na condução da instituição, pois a sua gestão é um ato político que implica a tomada de decisões que não podem ser individuais, mas _______ (BRASIL,2004). As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:
a. Políticas, democracia, comunicativa, coletiva, pedagógicas.
b. Ações, cidadania, administrativa, pedagógica, políticas.
c. Ações, cidadania, democrática, escolar, coletivas.
d. Políticas, escola, pedagógica, coletiva, escolares.
e. Cidadania, política, financeira, escolar, democráticas.

Ser professor é algo que exige mais que conteúdo acadêmico. A partir desta premissa, o relatório de Delors (2000) enfatizou quatro pilares da Educação para o século XXI, assim para ser professor é preciso:
Qual é a alternativa que apresenta os quatro pilares da Educação para o século XXI?
A - Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a ensinar.
B - Aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e aprender a conhecer.
C - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
D - Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a conviver juntos e aprender a compartilhar.
E - Aprender a ensinar, aprender a ser autodidata, compreender e ter.

Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases:
Qual é a alternativa que apresenta corretamente as fases da administração da educação brasileira?
A - Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal.
B - Fase organizacional, ambiental, construtivista e sociocultural.
C - Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.
D - Fase organizacional, sociocultural, ambiental e piagetiana.
E - Fase organizacional, sociocultural, anarquista e socialista.

É necessário refletir sobre os diferentes aspectos que influenciam e determinam a gestão da educação. O papel da interferência da globalização na educação interfere e resulta em alterações significativas no desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Cabe ao profissional interessado em trabalhar com educação:
a. Aprender com urgência informática avançada, afinal a maioria das empresas têm computadores avançados e é urgente ensinar com os mesmos.
b. Estar ciente que seus alunos estudarão/trabalharão no exterior e por tal maneira, deverão fazer o mesmo para poder ensinar.
c. Estar adequado a todas as línguas estrangeiras de maneira a assegurar o direito dos imigrantes.
d. Aprofundar seus conhecimentos, obter a formação necessária para uma prática que garanta a qualidade do ensino a todos os cidadãos brasileiros.
e. Usar com frequência em sua vida pessoal celular, tablet e demais recursos de tecnologias da informação e comunicação.

Essa lei trouxe muitos avanços e alterações para a educação brasileira. A lei maior da educação brasileira foi desenvolvida com base no princípio do direito universal à educação para todos.
Estamos nos referindo a qual lei neste trecho?
A - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n. 9.394/96;
B - Lei Municipal 1790/68;
C - Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial;
D - Plano Nacional de Educação (PNE);
E - Resolução nº4 CNE/CEB;

É um documento lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.
A qual documento a descrição se refere:
a. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
b. Primeiro Plano Nacional de Educação.
c. Parâmetros Curriculares Nacionais.
d. Referencial Curricular para a Educação Infantil.
e. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida.
Por dialética, podemos entender:
a. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio.
b. Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação.
c. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.
d. Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.
e. Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor.

O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar ações voltadas à garantia de direitos fundamentais do ser humano. A educação é um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe avanço significativo, com base:
a. No princípio de favorecer o ensino médio como entrada para a Universidade.
b. No princípio do direito universal à educação para todos.
c. No sentido de ampliar as parcerias entre entidades públicas e privadas.
d. No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social.
e. No princípio de mais escolas, mais materiais e idade certa.

A educação é um direito social e reconhecido em lei. Sobre a Educação, a Constituição Brasileira de 1988 reconhece:
Qual é a afirmação correta sobre a Educação na Constituição Brasileira de 1988?
A - Escolas de tempo integral para famílias nas quais os responsáveis trabalhem mais de 8 horas diárias.
B - Inclusão dos alunos com necessidades especiais, dando insignificância à formação dos professores para o atendimento aos mesmos.
C - O direito de toda criança à sua entrada no Ensino Fundamental no ano em que completa 6 anos de idade, bem como à sua permanência em todo Ensino Fundamental, Médio e Superior.
D - O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.
E - O direito dos professores de escolher sua turma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, independente da formação acadêmica.

Para Alarcão (2001), é fundamental que a escola desempenhe intensamente um conjunto de ações e funções para além de instruir e avaliar. A autora destaca, em especial, o "orientar". Sob tal cenário, a orientação em prol da qualidade do ensino consiste:
a. No aspecto vocacional, pois o aluno deve sair da escola já com a profissão futura definida e estruturada.
b. Nos aspectos científicos e tecnológicos do conhecimento humano, sem preocupar-se com as questões culturais e sociais.
c. Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele.
d. No aspecto de coordenação psicológico, é papel dos consultores psicológicos a orientação perante a vocação.
e. No aspecto de coordenação pedagógica, é papel da coordenadora da escola orientar os alunos para a vocação que terão futuramente, propondo ações com a família.

O PNE propõe objetivos para elevação do nível de escolaridade da população brasileira, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e a redução das desigualdades.
Os objetivos e metas desse plano somente poderão ser alcançados se ele for concebido como:
a. Plano de Governo.
b. Plano de Escola.
c. Plano de Estado.
d. Plano de Ministério.
e. Plano de apoio Municipal.

Leia o fragmento da música a seguir: “Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa... Como os peixes que nadam, sem problema qualquer. Descobri que ser livre não tem preço, é de graça; E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”. (José Augusto Cabral) O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano.
A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira:
A - As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades.
B - Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo.
C - Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.
D - Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando.
E - Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.

A escola, enquanto espaço social, tem como principal compromisso:
Qual é o principal compromisso da escola?
A - Transferir saberes, de maneira que o aluno receba passivamente a transmissão dos conhecimentos realizada pela instituição escolar.
B - Formar o indivíduo, com base no desenvolvimento de suas capacidades e de conhecimentos neutros, de modo que os alunos de baixo poder aquisitivo possam entrar no mercado de trabalho.
C - Tornar o indivíduo capaz de reproduzir os conteúdos ensinados, ainda que de forma automática e invariável.

Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada?
A gestão escolar é:
A - Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.
B - Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas.
C - Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos alunos e professores.
D - O direito à educação e à função social da escola básica.
E - Órgão federal que distribui merendas e materiais didáticos para alunos.

O Banco Mundial é uma agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.
Qual é a importância do Banco Mundial?
a. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento para elevar os índices de pobreza.
b. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.
c. Financiar empréstimos aos países com estreitas relações com a educação europeia.
d. Financiar empréstimos aos países com estreitos desenvolvimentos monitorando a qualidade da educação.
e. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices e as relações internacionais entre eles.

A história da educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado Manifesto dos Pioneiros.
Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a história da educação brasileira, é incorreto afirmar:
a. Nóbrega da Cunha redigiu o documento denominado “Manifesto”, que se caracterizou como representativo do movimento chamado Escola Nova.
b. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a educação nacional, pois entendia a educação como fundamental para a cidadania.
c. O movimento dos Pioneiros causou tanto impacto para o governo da época que a Constituição de 1934 foi promulgada, trazendo em seu texto a instituição dos sistemas educacionais e os conselhos de educação.
d. Movimento social, iniciado em 1932, foi determinante na história da educação brasileira, pois encarava a educação como fundamental para a efetivação de um projeto nacional de cidadania.
e. Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas.

A partir da Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um direito púbico e subjetivo, o que condiz que:
A - Todo adolescente que não estiver matriculado pode ser legalmente responsabilizado por não cumprir a normativa da obrigatoriedade da educação básica.
B - Todo cidadão funcionário público pode reivindicá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
C - Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado pode orientar a população, mas não garante a vaga existe nos municípios e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
D - Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
E - Todo funcionário público tem o dever de matricular-se em escolas particulares.

A prova Brasil, criada pelo INEP em 1990, tem como aplicação, os testes nos alunos do ___________ ao ____________ ano do Ensino Fundamental e ___________ ano do Ensino Médio, solicita que os estudantes respondam à questões de ____________ __________ e _____________.
Marque a alternativa que complete corretamente o texto acima.
A - Terceiro, Quinto, Segundo, Língua Portuguesa, Ciências.
B - Primeiro, Quinto, Terceiro, Língua Portuguesa, Matemática.
C - Quinto, Oitavo, Primeiro, Língua Portuguesa, Geografia.
D - Quinto, Nono, Terceiro, Língua Portuguesa, Matemática.
E - Quarto, Nono, Primeiro, Língua Portuguesa, Matemática.

A turma da Mônica resolveu participar do processo de elaboração do Projeto Pedagógico da escola. Pressupõe-se que a gestão democrática busque a participação de vários segmentos da comunidade escolar nas mais diferentes etapas da gestão escolar, principalmente no que diz respeito à construção do Projeto Político Pedagógico.
Considerando o exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
A - O projeto político pedagógico consiste em um documento que tem como foco principal a dimensão pedagógica, e em segundo plano os projetos dos demais agentes da escola.
B - O projeto político pedagógico garante a sua restrição ao mero atendimento às exigências das secretarias de educação.
C - O projeto político pedagógico é um documento construído pelo poder público para que as tomadas de decisões do gestor sejam mais centralizadas.
D - No projeto político pedagógico devem estar explícitos os fundamentos teóricos e metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e o sistema de avaliação da escola, deve ter claro aonde pretende chegar com seus alunos, com a comunidade e com a sociedade.
E - No projeto político pedagógico deve corresponder um arranjo formal da escola, coordenado pela direção , que dita as normas e exerce o controle burocrático e diretivo da escola.

Prévia do material em texto

A organização e a gestão da educação exige, primeiramente, compreender o significado de alguns processos. Para tal compreensão, a análise da origem dos termos pode ajudar-nos a pensar em seu processo de desenvolvimento. O termo "gestão", por exemplo, vem do latim gestio-ónis e pode ser entendido como:
A - Decisão e organização das áreas que envolvem religiões.
B - Decisão, organização e direção que podem ser aplicados em diferentes contextos e áreas.check_circleResposta correta
C - Organização e descentralização dos grupos raciais.
D - Princípio de administração dedicado para o setor público, fortemente baseado em fatos jurídicos.
E - Única base para as estruturas legislativa, judiciária e executiva da União, estados e municípios.
Acerca da gestão democrática no contexto escolar, a escola tem que, entre suas atribuições, desenvolver _________ e atividades que ensinem e aprimorem o respeito às diferenças entre todos. Para tanto, é necessário que ela efetive ações em prol do desenvolvimento da __________. É nesse contexto que se destaca a gestão _________ do ensino público, princípio constitucional que traduz a participação ativa e cidadã da comunidade __________ e local na condução da instituição, pois a sua gestão é um ato político que implica a tomada de decisões que não podem ser individuais, mas _______ (BRASIL,2004). As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:
A - Ações, cidadania, administrativa, pedagógica, políticas.
B - Ações, cidadania, democrática, escolar, coletivas.check_circleResposta correta
C - Cidadania, política, financeira, escolar, democráticas.
D - Políticas, democracia, comunicativa, coletiva, pedagógicas.
E - Políticas, escola, pedagógica, coletiva, escolares.
Na instituição de ensino, além do diretor, diferentes profissionais desempenham ações características do processo de gestão. O professor, quando define os conteúdos que irá trabalhar, está tomando uma decisão sobre o processo ensino-aprendizagem, ou seja:
A - está deliberando em sua função;
B - está planejando suas aulas;cancelRespondida
C - necessita do aval do pedagogo para dar continuidade ao seu trabalho;
D - o professor é gestor em sua sala de aula;check_circleResposta correta
E - reproduz conhecimentos;
Gestão é tomada de decisão, é organização, direção. A origem da palavra está no latim gestio-õnis e significa gerir, gerência, administração. No contexto educacional, utiliza-se a expressão “gestão” quando se pensa:
A - na administração da educação;check_circleResposta correta
B - na direção escolar;
C - na resolução de problemas de sala de aula;
D - nos alunos;
E - nos equipamentos escolares a serem geridos;
Ser professor é algo que exige mais que conteúdo acadêmico. A partir desta premissa, o relatório de Delors (2000) enfatizou quatro pilares da Educação para o século XXI, assim para ser professor é preciso:
A - Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a ensinar.
B - Aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e aprender a conhecer.
C - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.check_circleResposta correta
D - Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a conviver juntos e aprender a compartilhar.
E - Aprender a ensinar, aprender a ser autodidata, compreender e ter.
Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases:
A - Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal.
B - Fase organizacional, ambiental, construtivista e sociocultural.cancelRespondida
C - Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.check_circleResposta correta
D - Fase organizacional, sociocultural, ambiental e piagetiana.
E - Fase organizacional, sociocultural, anarquista e socialista.
O CME é integrado por conselheiros escolhidos entre pessoas que possuem reconhecido espírito público e competência na área de educação, representantes de associações e entidades da área educacional do município. Sua existência é fundamental para a autonomia do sistema municipal. Qual é o significado da sigla CME?
A - Central de Manipulação Educacional;
B - Central Municipal de Educação;
C - Centro Municipal de Ensino;
D - Conselho de Mestres e Estudantes;
E - Conselho Municipal de Educação;check_circleResposta correta
É necessário refletir sobre os diferentes aspectos que influenciam e determinam a gestão da educação. O papel da interferência da globalização na educação interfere e resulta em alterações significativas no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Cabe ao profissional interessado em trabalhar com educação:
A - Aprender com urgência informática avançada, afinal a maioria das empresas têm computadores avançados e é urgente ensinar com os mesmos.
B - Aprofundar seus conhecimentos, obter a formação necessária para uma prática que garanta a qualidade do ensino a todos os cidadãos brasileiros.check_circleResposta correta
C - Estar adequado a todas as línguas estrangeiras de maneira a assegurar o direito dos imigrantes.
D - Estar ciente que seus alunos estudarão/trabalharão no exterior e por tal maneira, deverão fazer o mesmo para poder ensinar.
E - Usar com frequência em sua vida pessoal celular, tablet e demais recursos de tecnologias da informação e comunicação.
Segundo o Relatório Delors (DELORS, 2000, p. 101), o desenvolvimento tem por objeto a realização completa do homem, em toda a sua riqueza e na complexidade das suas expressões. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem deve estar fundamentado nos “quatro pilares da educação”.
Aponte a alternativa que traz, CORRETAMENTE, esses 4 pilares da educação.
A - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ler e aprender a adquirir.
B - Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.check_circleResposta correta
C - Aprender a escrever, aprender a ler, aprender a ouvir e aprender a falar.
D - Aprender a promover a saúde, aprender a formar, aprender a viver juntos e aprender a desenvolver a força.
E - Aprender a ter, aprender a obrigar, aprender a dividir e aprender a ser.
Essa lei trouxe muitos avanços e alterações para a educação brasileira. A lei maior da educação brasileira foi desenvolvida com base no princípio do direito universal à educação para todos. Nesse sentido, conhecer os seus principais artigos é fundamental para melhor compreender a organização e gestão da educação brasileira, bem como suas implicações no contexto escolar (BRZEZINSKI, 2003). Estamos nos referindo a qual lei neste trecho?
A - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB n. 9.394/96;check_circleResposta correta
B - Lei Municipal 1790/68;
C - Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial;
D - Plano Nacional de Educação (PNE);
E - Resolução nº4 CNE/CEB;
É um documento lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. A qual documento a descrição se refere:
A - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.cancelRespondida
B - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
C - Parâmetros Curriculares Nacionais.
D - Primeiro Plano Nacional de Educação.
E - Referencial Curricular para a Educação Infantil.check_circle
Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida. Por dialética, podemos entender:
A - Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade.cancelRespondida
B - Concepção de entendera realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.check_circleResposta correta
C - Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio.
D - Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor.
E - Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação.
O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar ações voltadas à garantia de diretos fundamentais do ser humano. A educação é um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe avanço significativo, com base:
A - No princípio de favorecer o ensino médio como entrada para a Universidade.
B - No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social.
C - No princípio de mais escolas, mais materiais e idade certa.
D - No princípio do direito universal à educação para todos.check_circleResposta correta
E - No sentido de ampliar as parcerias entre entidades públicas e privadas.
A educação é um direito social e reconhecido em lei. Sobre a Educação, a Constituição Brasileira de 1988 reconhece:
A - Escolas de tempo integral para famílias nas quais os responsáveis trabalhem mais de 8 horas diárias.
B - Inclusão dos alunos com necessidades especiais, dando insignificância à formação dos professores para o atendimento aos mesmos.
C - O direito de toda criança à sua entrada no Ensino Fundamental no ano em que completa 6 anos de idade, bem como à sua permanência em todo Ensino Fundamental, Médio e Superior.
D - O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.check_circleResposta correta
E - O direito dos professores de escolher sua turma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, independente da formação acadêmica.
Para Alarcão (2001), é fundamental que a escola desempenhe intensamente um conjunto de ações e funções para além de instruir e avaliar. A autora destaca, em especial, o "orientar". Sob tal cenário, a orientação em prol da qualidade do ensino consiste:
A - No aspecto de coordenação pedagógica, é papel da coordenadora da escola orientar os alunos para a vocação que terão futuramente, propondo ações com a família.cancelRespondida
B - No aspecto de coordenação psicológico, é papel dos consultores psicológicos a orientação perante a vocação.
C - No aspecto vocacional, pois o aluno deve sair da escola já com a profissão futura definida e estruturada.
D - Nos aspectos científicos e tecnológicos do conhecimento humano, sem preocupar-se com as questões culturais e sociais.
E - Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele.check_circleResposta 
O PNE propõe objetivos para elevação do nível de escolaridade da população brasileira, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e a redução das desigualdades. Os objetivos e metas desse plano somente poderão ser alcançados se ele for concebido como:
A - Plano de apoio Municipal.
B - Plano de Escola.
C - Plano de Estado.check_circleResposta correta
D - Plano de Governo.cancelRespondida
E - Plano de Ministério.
Leia o fragmento da música a seguir: “Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa... Como os peixes que nadam, sem problema qualquer. Descobri que ser livre não tem preço, é de graça; E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”. (José Augusto Cabral) O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano. Aspectos estes que geraram consequências na construção da escola ao longo do tempo. A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira:
A - As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades.
B - Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo.
C - Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos.
D - Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando.
E - Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.
A escola, enquanto espaço social, tem como principal compromisso:
A - Transferir saberes, de maneira que o aluno receba passivamente a transmissão dos conhecimentos realizada pela instituição escolar.cancelRespondida
B - Formar o indivíduo, com base no desenvolvimento de suas capacidades e de conhecimentos neutros, de modo que os alunos de baixo poder aquisitivo possam entrar no mercado de trabalho.
C - Tornar o indivíduo capaz de reproduzir os conteúdos ensinados, ainda que de forma automática e invariável.
D - Instrumentalizar seu aluno, de modo a conferir-lhe estatuto de cidadão, capaz de pensar e atuar politicamente por meio do trabalho e da participação social em sua comunidade.check_circleResposta correta
E - Garantir ao indivíduo que o ensino proporcione a memorização de definições, enunciados , sínteses e resumos, garantidos através de uma educação formal.
A escola possui o compromisso ______ de propiciar a todos os seus alunos os _________ aos quais eles têm _______ e que resultarão na _______ aprendizagem
A - moral- ensinamentos- acesso- ótima
B - pedagógico- ensinamentos- direito- sua cancelRespondida
C - social- direitos- conhecimento- sua 
D - social- conteúdos- acesso- excelente
E - social- conteúdos – direito - efetivacheck_circleResposta correta
Abaixo do Ministério de Educação, nos contextos estadual e municipal, a função executiva corresponde respectivamente à Secretaria Estadual e Municipal da Educação. Considerando o contexto, assinale a alternativa que NÃO é de responsabilidade de tais órgãos:_____ Leia o fragmento do texto a seguir: “O pesquisador Antonio David Cattani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação na Paris-Sorbonne, diz ter escolhido um caminho diferente de 99% de seus colegas. Enquanto a maioria dos cientistas sociais se debruçam sobre questões relativas a pobreza e a miséria, Cattani resolveu desbravar o outro lado da problemática da desigualdade social - a extrema riqueza, ou os super-ricos. Para Cattani, no Brasil a situação é um pouco diferente da de outros países, porque aqui ao menos se avançou no combate à pobreza. "Mas só isso não basta. Precisamos reduzir a distância entre ricos e pobres para termos uma sociedade equilibrada, com qualidade de vida e sem violência", defende. (Disponível em.: http://www.bbc.co.uk/portuguese)
A - Documentos para o trabalho de desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de ensino.
B - Emissão de diretrizes para o trabalho pedagógico.
C - Emissão de documentos, diretrizes e orientações para o trabalho nas instituições de ensino.
D - Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico.check_circleResposta correta
E - Orientações para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.
O Ministério da Educação divulga, com bastante ênfase, em seu site “o curso de especialização em gestão escolar”, o qual é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância. Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada?
A - Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuaçãofederal, estadual e municipal.check_circleResposta correta
B - Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas.
C - Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos alunos e professores.cancelRespondida
D - O direito à educação e à função social da escola básica.
E - Órgão federal que distribui merendas e materiais didáticos para alunos.
O Banco Mundial é uma agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Qual é a importância do Banco Mundial?
A - Financiar empréstimos aos países com estreitas relações com a educação europeia.
B - Financiar empréstimos aos países com estreitos desenvolvimentos monitorando a qualidade da educação.cancelRespondida
C - Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.check_circleResposta correta
D - Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices e as relações internacionais entre eles.
E - Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento para elevar os índices de pobreza.
A história da educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado Manifesto dos Pioneiros. Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a história da educação brasileira, é incorreto afirmar:
A - Movimento social, iniciado em 1932, foi determinante na história da educação brasileira, pois encarava a educação como fundamental para a efetivação de um projeto nacional de cidadania.
B - Nóbrega da Cunha redigiu o documento denominado “Manifesto”, que se caracterizou como representativo do movimento chamado Escola Nova.
C - O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a educação nacional, pois entendia a educação como fundamental para a cidadania.
D - O movimento dos Pioneiros causou tanto impacto para o governo da época que a Constituição de 1934 foi promulgada, trazendo em seu texto a instituição dos sistemas educacionais e os conselhos de educação.cancelRespondida
E - Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas.check_circleResposta 
Parte superior do formulário
A partir da Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um direito púbico e subjetivo, o que condiz que:
A - Todo adolescente que não estiver matriculado pode ser legalmente responsabilizado por não cumprir a normativa da obrigatoriedade da educação básica.cancelRespondida
B - Todo cidadão funcionário público pode reivindicá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
C - Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado pode orientar a população, mas não garante a vaga existe nos municípios e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.
D - Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.check_circleResposta correta
E - Todo funcionário público tem o dever de matricular-se em escolas particulares.
VoltarQuestõeslist
Referência
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
 
A prova Brasil, criada pelo INEP em 1990, tem como aplicação, os testes nos alunos do  ___________ao ____________ ano do Ensino Fundamental e  ___________ ano do Ensino Médio, solicita que os estudantes respondam à questões de  __________ __________ e _____________. Marque  a alternativa  que  complete  corretamente  o  texto acima. 
A - Terceiro, Quinto , Segundo , Língua Portuguesa , Ciências. 
B - Primeiro, Quinto, Terceiro, Língua Portuguesa , Matemática 
C - Quinto, Oitavo, Primeiro, Língua Portuguesa , Geografia
D - Quinto, Nono, Terceiro, Língua Portuguesa, Matemática check_circleResposta correta
E - Quarto, Nono, Primeiro, Língua Portuguesa, Matemática 
(https://pt.slideshare.net/gestaoemfocoufal/chargeblog acesso em 08 de agosto de 2020 )
A turma da Mônica resolveu participar do processo de elaboração do Projeto Pedagógico da escola. Pressupõe-se que a gestão democrática busque a participação de vários segmentos da comunidade escolar nas mais diferentes etapas da gestão escolar, principalmente no que diz respeito à construção do Projeto Político Pedagógico. Este deve definir os objetivos, as ações e as diretrizes do processo educativo, de acordo com a legislação vigente e com as expectativas da comunidade escolar.
Considerando o exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
A - O projeto político pedagógico consiste em um documento que tem como foco principal a dimensão pedagógica, e em segundo plano os projetos dos demais agentes da escola. 
B - O projeto político pedagógico garante a sua restrição ao mero atendimento às exigências das secretarias de educação. 
C - O projeto político pedagógico é um documento construído pelo poder público para que as tomadas de decisões do gestor sejam mais centralizadas. 
D - No projeto político pedagógico devem estar explícitos os fundamentos teóricos e metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e o sistema de avaliação da escola, deve ter claro aonde pretende chegar com seus alunos, com a comunidade e com a sociedade. check_circleResposta correta
E - No projeto político pedagógico deve corresponder um arranjo formal da escola, coordenado pela direção , que dita as normas e exerce o controle burocrático e diretivo da escola .
Parte superior do formulário
Com a promulgação da nova LDB, as escolas viram-se incluídas em um movimento de reorganização e redirecionamento das formas de planejar. Juntamente com esse novo modo de se pensar a educação brasileira, ocorreu a abertura para se tratar das questões éticas, questões de cidadania e de diferentes visões de mundo, o que recriou a possibilidade de se discutir política na escola, aquela não partidária, mas, sim, aquela cujas as consequências educacionais estariam na esfera da educação para a cidadania. Diante desse novo momento, um importante documento elaborado pelas instituições educacionais, constituí-se como uma forma de discussão e de criação das identidades escolares ao longo de todo o país. Selecione nas proposições a seguir que denominação recebe esse documento que pode conceber e orientar os caminhos dá a escola dando a oportunidade de se pensar enquanto agente transformador da sociedade.
A - Parâmetros curriculares nacional (PCNs)
B - Plano de Carreira para Docentes PCD.
C - Projeto de Gestão Educacional PGE.cancelRespondida
D - Projeto de Políticas Públicas para a Educação PPPE.
E - Projeto Político Pedagógico PPP.check_circleResposta correta
VoltarQuestõeslist
Referência
Reportar erroAvançar
Parte inferior do formulário
A Lei n. 9.394/96, em seu Artigo 12, inciso I, instituiu o Projeto Político Pedagógico como obrigatório nas escolas, determinando que os “estabelecimentos de ensino terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica” (BRASIL, 1996). 
Sobre a função e importância desse documento, podemos afirmar: 
A - O projeto político pedagógico é o elemento norteador das ações político-pedagógicas da instituição de ensino, revelando suas intencionalidades.check_circleResposta correta
B - O projeto político pedagógico é um instrumento dispensável, servindo apenas como documento burocrático na escola.cancelRespondida
C - O projeto político pedagógico é um documento norteador das ações a serem desenvolvidas somente pelo diretor e professores da escola. 
D - O projeto político pedagógico norteia somente as ações a serem desenvolvidas pelos agentes da escola com os recursos advindo do governo federal.
E - O projeto político pedagógico deve ser um instrumento diagnóstico permanente nas unidadesescolares, devendo conter somente os planos de execução física   para a escola.
O Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado e entrou em vigor pela Lei n.10.172, de 9 de janeiro de 2001. Trata-se de um plano nacional com objetivos e metas fixadas para a educação, isto é, cada estado, Distrito Federal e municípios estão ali representados. Foi desenvolvido de acordo a Declaração Mundial de Educação para Todos, que determinou, em seu texto, a elaboração de um plano nacional de educação no prazo de um ano, a contar da data de publicação, porém no Brasil, o PNE só foi sancionado após três anos de discussão, em 2001. O PNE apresenta seis aspectos que os distinguem dos planos anteriores e que são determinantes na história educacional brasileira (BRASIL, 2001a), dentre as seis destacamos as seguintes:
I. Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política educacional.
II. Contempla apenas alguns níveis e modalidades de educação e pequenos âmbitos de aprendizagens, de gestão, de financiamento e da avaliação.
III. Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua execução.
IV. Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva colaboração da sociedade.
Estão corretas as afirmativas:
A - Apenas a II está correta.
B - I, III e IV estão corretas.check_circleResposta correta
C - I, IV estão corretas.
D - Nenhuma das afirmativas.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
A função do pedagogo é multidimensional e não está circunscrita apenas ao espaço escolar. Essa afirmação é legítima porque a ____________ é um fenômeno muito amplo, que ocorre em _________________ espaços, com o objetivo de gerar experiências de ______________________________.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente a afirmação acima. 
A - Educação, únicos, aprendizagem.
B - Educação, múltiplos, aprendizagem.check_circleResposta correta
C - Educação, múltiplos, vida.
D - Escola, múltiplos, aprendizagem.
E - Pedagogia, determinados, vitória

Mais conteúdos dessa disciplina