Buscar

Direito empresarial (1ª prova)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Francisco é um produtor rural e exerce suas atividades diárias há trinta anos na propriedade de sua família. Ele nunca se registrou em nenhum órgão público e acredita que está em situação irregular. Francisco procura você porque deseja "regularizar sua situação".
 Diante da situação apresentada, faça o que se pede a seguir.
a) Explique se Francisco está realmente em situação irregular.
Francisco não está cadastrado e/ou não tem registro em nenhum órgão púbico responsável na regularização de sua situação (empresário/sociedade empresária). Com isso, Francisco não pode proceder com ações essenciais da lei (Junta Comercial), ficando incapaz de fazer parte dos benefícios/vantagens que os empresários regulares têm sendo cadastrados (emitir nota fiscal é um exemplo). Isso faz com que ele não possa se beneficiar das facilidades liberadas pelo direito empresarial.
b) Aponte qual o órgão que Francisco deverá procurar para efetuar o registro como empresário (ou sociedade empresária). 
O órgão que Francisco deverá procurar para efetuar o registro como empresário é a Junta Comercial.
Código Civil Brasileiro de 2002. Art. 967. É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
c) Quais as consequências para Francisco, a partir do seu registro?
Caso Francisco não se registre como empresário, ele poderá ficar impossibilitado de se cadastrar como pessoa jurídica (CNPJ) e nos cadastros municipais e estaduais fazendo com que seja impedido de contratar a administração pública. Francisco também ficará impossibilitado de se cadastrar no INSS conforme a lei 8.212/92, art. 49. Não poderá pedir falência e nem de seus fornecedores (não poderá requerer recuperação judicial conforme art. 97, § 1º, Lei 11.101/2005).

Outros materiais