Buscar

Sistema urinário pronto

Prévia do material em texto

Sistema urinário 
O sistema urinário é constituido pelos orgãos responsavéis pela separação das substâncias nocivas do sangue e sua consequente eliminação, sob a forma de urina. Os rins são os orgãos ativos no trabalho de seleção de substância e filtragem do sangue. O aparelho urinário filtra e também elimina a água, que constitui o plasma, onde são disolvidas as substâncias rejeitadas, e mantém a quantidade desse líquido constante no sangue e tecidos. 
As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteína, lipídios e carboidratos, acompanhado de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um meio de excreção do organismo.
O sistema urinário compreende os orgãos responsavéis pela formação da urina, os rins, e outros a ele associados, destinados a eliminação da urina, que são os bacinetes, os ureteres,a bexiga urinária e a uretra.
A bexiga em sua forma globosa, recebe em sua extensão o nome de corpo, enquanto pra cima ela apresenta-se ligeiramente pontiaguda, motivo pelo qual sua parte superior se denomina ápice. Do centro do ápice, sai um cordão fibroso e roliço, que é o cordão umbilical mediano, o qual sobe em direção ao umbigo.
Os rins são dos orgãos situados no abdome, junto a parede superior ao tronco, um de cada lado da parede vertebral. Cada rim tem sua forma aumentada de um grão de feijão, com a coloração vermelho escura. Sua função é filtrar o sangue, eliminando residuos inutéis e reabsorvendo o que pode ser aproveitado pelo organismo.
A arteria aorta envia um ramo para cada rim, chamados de artérias renais; de cada rim sai uma veia, chamadas de veias renais. As veias renais convergem para veia cava inferior. Assim sendo, o rim recebe sangue arterial, filtra-o, e o sangue sai como sangue veneno 
Os rins são dois orgãos com formato de feijão, de cor vermelho-escura, localizados na parte de trás do abdômen. Possuem um grande número de vasos sanguineos, que são essenciais para a filtração do sangue. O rim é composto por duas partes básicas: uma parte externa denominada córtex, e uma interna chamada medula.
 A medula é constituidas por estruturas semelhantes a pirâmides, ligadas ao bacinetes, que possuem a forma de funil, conduzindo a urina até o ureter.
No córtex renal situam-se milhares de unidades funcionais chamadas de néfrons, onde o sangue é filtrado. O néfron é a unidade fundamental do rim, composto pelo arteríola aferente, arteríola eferente, glomérulo, cápsula de bowman e tubo contornando.
O sangue é levado ao rim pela artéria renal, que se ramifica muito, originando cerca de um milhão de arteríolas aferentes. Cada arteríola penetra numa cápsula de bowman, que tem forma de uma taça. A arteríola forma um novelo recebendo então o nome de glomérulo de Malpighi. O sangue, ao passar pelo glomérulo, é filtrado e as impurezas são arrastadas para a cápsula de bowman, de onde passa para o tudo contornado. Ao circular pelo túbulo do néfron, há a reabsorção de várias substâncias úteis presente nesse líquido, que então se transformará em urina.
Os tubos contornados unidos formam os tubos coletores da urina e estes se unem nas regiões do rim chamadas pirâmides. Cada rim tem várias pirâmides que se abrem nos cálices. Os cálices convergem para o bacinete, que é uma conservatório de urina e tem a forma de um cone. O bacinete localiza-se no hilo do rim, região por onde passam os vassos sanguineos grossos. 
Dos bacinetes saem os ureteres, cujas suaves contrações formam ondas que ajudam o escoamento da urina até a bexiga. Nela podem ficar armazenados aproximadamente 250 ml de urina. Da bexina, a urina é expelida, pasando por um canal chamado uretra.
A quantidade de urina eliminada varia muito. Nos dias de calor excessivo, por exemplo, quando expelimos líquidos através do suor, as célulasdo hipotálamo produzem o hormônio antidiurético, que tem a função de aumentar a permeabilidade do túbulo, fazendo que aumente a absorção da água e diminua a a eliminação da urina, que fica mais concentrada e escura. Quamdo bebemos muita água ou mesmo bebida alcoólica, a produção de hormônios antidiurético, fica inibida, reduzindo assim a permeabilidade do túbulo e diminuindo a quantidade de água reabsorvida, aumentando assim a quantidade de urina expelida, que se torna menos concentrada e mais clara. Geralmente a urina é composta por 95% de água, 2 % de uréia, e 1% de cloreto de sódio e 2% de outras substâncias (creatinina, ácido úrico, sais de cálcio, magnésio, pótassio, amônia e etc). 
Referências : A MÁQUINA HUMANA SISTEMAS E FUNÇÕES – SÃO PAULO- DIDÁTICA PAULISTA E O GRUPO BANDEIRA- ANO 2006- PÁGINAS 53 E 58
Nome: juliete lima de oliveira
 matricula 1722111002
 unidade padre miguel manhã
Setimo periodo

Continue navegando