Buscar

Tarefa 3 2

Prévia do material em texto

Disciplina: Técnicas de Inspeção
Identificação da tarefa: Tarefa 3.2. Envio de arquivo
Pontuação: 15 pontos
Tarefa 3.2
Na disciplina, estudamos algumas das técnicas mais utilizadas para inspeção. Faça a leitura do artigo “As aplicações da termografia, além da manutenção elétrica”, publicado no sítio eletrônico da Revista AdNormas, em 2018 e disponível em: https://revistaadnormas.com.br/2018/12/18/as-aplicacoes-da-termografia-alem-da-manutencao-eletrica/. A utilização da técnica de termologia, sendo um ensaio não destrutivo, é muito eficaz e possibilita que não seja necessário o contato direto entre o vistoriador e a peça. Em seu ponto de vista, os ensaios não destrutivos são o futuro? E o que você pensa da utilização da termologia para tal fim?
Bom trabalho!
Em seu ponto de vista, os ensaios não destrutivos são o futuro? E o que você pensa da utilização da termologia para tal fim?
Os Ensaios Não Destrutivos reúnem um conjunto amplo de técnicas utilizadas nas ciências e na indústria para avaliar determinadas propriedades de um material, bem como para garantir a integridade de um componente ou sistema. Tais técnicas baseiam-se na observação de fenômenos físicos tais como: absorção de ondas eletromagnéticas, propagação e reflexão de ondas mecânicas, magnetização de materiais ou capilaridade, e sem causar danos à amostra examinada ou impedir seu uso posterior. Os ensaios não destrutivos são técnicas altamente valiosas, uma vez que permitem o controle das propriedades dos materiais, com economia de tempo e dinheiro, e permitem que o material testado volte intacto para o local de trabalho após a inspeção. 
Como a indústria vem cada vez mais investindo na qualidade dos seus produtos esses ensaios de END é um grande aliado para a melhoria continua nas industrias de fundidos, forjados, aeroespacial, siderúrgico, naval, etc...
A utilização da Termologia, em inspeções vem sendo cada vez mais usual, antes apenas utilizada na parte elétrica, mas com as tecnologias aplicadas podemos utilizar câmeras térmicas em drones para monitorar tubulações, e outros locais onde o acesso humano e reduzido.
Acredito que o futuro vem sendo com pessoas mais qualificadas e treinadas para estar aplicando as inspeções nos equipamentos, sendo elas para prevenção de acidentes, ou como preditiva nas manutenções dos mesmo.

Continue navegando