Buscar

Avaliação final

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria Nilma dos Santos Oliveira (2530366)
	
	Disciplina:
	Políticas de Informação (BIB100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650539) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22733656
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a promoverem os avanços científicos e tecnológicos. A política de informação aponta a agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as instituições e seus processos informacionais (COELHO, 2019). Foi a partir dos anos 1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de políticas de informação. Sobre os objetivos das políticas de informação a partir dos anos de 1950 e o que elas passaram a promover nos Estados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As políticas de informação desenvolvidas nos Estados tinham o objetivo de explicar à sociedade como deveriam alcançar suas condições humanas em todas as possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade. 
(    ) As políticas de informação têm como objetivo produzir os avanços científico e tecnológico sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da ciência e da tecnologia (C & T) como elementos de modernização da estrutura produtiva.
(    ) O início do uso do conceito de políticas de informação começou na área governamental como uma política de Estado e o termo foi criado no pós II Guerra Mundial implemento para as áreas de ciência e tecnologia militar. 
(    ) As políticas de informação são um fenômeno humano resultante das interações sociais, com o objetivo de fomentar os processos organizacionais, direcionando essas informações à sociedade, com o interesse que 'tudo' circule nos diferentes setores. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizene participation through a social representation lens. 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 abr. 2019.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	No ano de 1992, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) foi criado vinculado à Fundação Biblioteca Nacional por intermédio de comitês regionais. O PROLER desenvolve ações em conjunto com secretarias municipais e estaduais de cultura e educação no Brasil. Sobre o decreto que viabilizou o programa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Decreto n. 519, de 11 de maio de 1992.
(    ) Decreto n. 518, de 13 de maio de 1992.
(    ) Decreto n. 519, de 13 de abril de 1992.
(    ) Decreto n. 519, de 13 de maio de 1992.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	Conforme o seu histórico evolutivo, as políticas de informação têm levado os Estados a promoverem os avanços científicos e tecnológicos (DUTRA; CORRÊA, 2014). A política de informação aponta a agenda proveniente da tomada de decisão que envolve os atores políticos e sociais, as instituições e seus processos informacionais. Foi a partir dos anos 1950, com o crescimento de alguns Estados do Ocidente, que começou a construção de políticas de informação. Sobre quais eram os objetivos das políticas de informação a partir dos anos 1950 e o que elas passaram a promover nos Estados, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RUAS, Maria das Graças. Políticas públicas. 3. ed. Florianópolis: UFSC. Brasília: CAPES; UAB, 2014.
POZZEBON, M.; CUNHA, M. A.; COELHO, T. R. Making sense to decreasing citizene Participation through a social representation lens. Information and Organization, v. 26, n. 3, p. 84-99, 2016. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article /pii/S1471772716301221. Acesso em: 3 abr. 2019.
	 a)
	As políticas de informação desenvolvidas nos Estados tinham o objetivo de explicar a sociedade como deveriam alcançar suas condições humanas em todas as possibilidades coletivas de dignidade e de felicidade.
	 b)
	As políticas de informação são um fenômeno humano resultante das interações sociais, com o objetivo de fomentar os processos organizacionais, direcionando essas informações à sociedade, com o interesse que 'tudo' circule nos diferentes setores.
	 c)
	As políticas de informação têm o objetivo de organizar, direcionar e administrar as nações ou Estados, definindo como componentes da política nacional de desenvolvimento das nações, um modelo global de desenvolvimento.
	 d)
	As políticas de informação têm como objetivo produzir os avanços científico e tecnológico sob incentivo dos Estados. Estes passaram a promover a importância da ciência e da tecnologia (C & T) como elementos de modernização da estrutura produtiva.
	4.
	Em 2017, a Portaria nº 84, de 8 de setembro de 2017 implementou a delegação de competências de políticas de programas do DLLLB ao Secretário da Economia e da Cultura, do Ministério da Cultura. No entanto, esta portaria foi revogada pela Portaria nº 30, de 8 de março de 2018. Este foi o mesmo ano em que o Ministério da Cultura reestruturou a Secretaria da Economia da Cultura por intermédio do Decreto nº 9.411, de 18 de junho de 2018. Sobre como é composto o DLLLB, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Brasília, 2019. Disponível em: http://snbp .cultura.gov.br/pnll/. Acesso em: 17 ago. 2019.
	 a)
	Composto por duas coordenações simples e três coordenações gerais.
	 b)
	Composto por três coordenações gerais e três coordenações simples.
	 c)
	Composto por três coordenações simples e duas coordenações simples.
	 d)
	Composto por duas coordenações gerais e três coordenações simples.
	5.
	Quando é analisado o contexto histórico, percebe-se que a implantação de uma política nacional para idosos só aconteceu do ano de 1994. Antes deste período, a proteção para estas pessoas encontrava-se mencionada em alguns artigos do Código Civil, Código Pena, Código Eleitoral e outros (RODRIGUES, 2001). Antes da década de 1970, de que forma era tratada a questão realizada com o idoso?
FONTE: RODRIGUES, N. da C. Política Nacional do Idoso: retrospectiva histórica. Estud.interdiscip. envelhec., Porto Alegre, v. 3, p. 149-158, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/viewFile/4676/2593. Acesso em: 20 ago. 2019.
	 a)
	A questão social realizada com o idosos era de cunho criativo, realizado por ordens governamental ou entidades filantrópicas.
	 b)
	A questão social realizada com o idosos era de cunho caritativo, realizado por ordens religiosas ou entidades filantrópicas.
	 c)
	A questão social realizada com o idosos era de cunho carinhoso, realizado por ordens religiosas ou entidades filantrópicas.
	 d)
	A questão social realizada com o idosos era de cunho financeiro, realizado por ordens governamentais ou entidades particulares.
	6.
	A Política Nacional do Livro foi sancionada em 30 de outubro de 2003 pela Lei Federal nº 10.753. Voltadas para as questões do livro, por meio desta lei foi instituído como o instrumento legal que autoriza o Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura (BRASIL, 2003). De que forma o livro é conceituado dentro desta política?
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da União. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.753.htm. Acesso em: 15 ago. 2019.
	 a)
	O livro é conceituado como a publicação de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada ou costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer formato e acabamento.
	 b)
	O livro é conceituadocomo a publicação de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada e não costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer formato.
	 c)
	O livro é conceituado como a popularização de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada ou costurada, sem volume cartonado, encadernado ou em brochura, sem capas, em qualquer formato e acabamento.
	 d)
	O livro é conceituado como a publicação de textos escritos em folhas, periódica, grampeada, colada ou costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer formato e acabamento.
	7.
	A Constituição traz um regulamento identificado pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que vigora para os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas e demais entidades que sejam direta ou indiretamente controladas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios (BRASIL, 2011). De acordo com a Lei de Acesso à Informação, a lei e seus procedimentos buscam assegurar ao cidadão o direito fundamental de acesso. Considerando esses títulos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Informação: refere-se ao conjunto de ações relacionadas à produção, recepção, classificação, acesso, uso, reprodução e transporte.
(    ) Informação sigilosa: refere-se a dados, processados ou não, contidos em determinado meio, suporte ou formato, que podem ser usados para produção e transmissão de conhecimento.
(    ) Informação pessoal: refere-se à informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.
(    ) Tratamento da informação: refere-se àquela informação submetida de forma temporária para restrição de acesso público em razão de ser imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm. Acesso em: 16 jun. 2019.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	A análise de políticas públicas trouxe benefícios para o desenvolvimento de quadros teóricos, conceitos e disciplinas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Segundo Estevão e Ferreira (2018), existem diferentes tipos de análises de política. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos diferentes tipos de análise citada pelos autores:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
	 a)
	Relações entre Estado e sociedade: busca a compreensão, a partir do conhecimento do modo de produção capitalista.
	 b)
	O processo de decisão: busca explicar o funcionamento institucional e as características da política.
	 c)
	Funcionamento da estrutura administrativa: quando a análise está direcionada ao processo de decisão no interior das organizações e nas relações ocorridas.
	 d)
	Conteúdo das políticas públicas: o analista investiga como determinada política surgiu, foi implementada e quais os resultados obtidos a partir de sua implementação.
	9.
	As ações e interações feitas são importantes na formulação de políticas públicas. Assim, o espaço ou o ambiente onde essas interações ocorrem é chamado de subsistema de políticas públicas. Esses subsistemas são descritos como um conjunto de atores (individuais ou coletivos) de várias organizações públicas, privadas ou da sociedade civil (ONGs). Existem, conforme os autores Sabatier e Jenkins-Smith (1999, p. 118-120), cinco pressupostos básicos do ACF (Modelo de Coalizão de Defesa). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A compreensão dos processos de mudança política e o papel da aprendizagem política requerem uma perspectiva ampliada de tempo.
(    ) A unidade de análise mais útil para o estudo dessa mudança é por meio de subsistemas políticos.
(    ) Políticas públicas - ou programas - podem ser conceituados de formas diferentes por sistemas de crenças.
(    ) Esses subsistemas têm que incluir a dimensão intergovernamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SABATIER, P.; JENKINS-SMITH, H. Policy change over a decade or more. In: SABATIER, P. A; JENKINS-SMITH, H.C.(Eds.). Policy change and leraning: An advocacy coalition approach. Boulder:Western Press, 1993. p. 177-208.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	O SNC é definido como um "processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios). De acordo com as Políticas públicas para a cultura por intermédio do Sistema Nacional de Cultura (SNC), acerca do Princípio do SNC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diversidade das expressões culturais.
(    ) Universalização do acesso aos bens e serviços culturais.
(    ) Fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais.
(    ) Individualização entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.

Continue navegando