Buscar

1resumo contexto pandemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Texto: Trabalho em Contexto de Pandemia, Saúde
Mental e Qualidade de Vida no Trabalho:
Diretrizes Essenciais (Mario Cesar Ferreira Jorge Tarcísio da Rocha Falcão
Os autores iniciam o texto abordando a turbulência absoluta causada pela pandemia da Covid-19 no mundo. Trata-se de um evento sem nenhum precedente, segundo ele, mesmo as piores crises que já aconteceram no mundo, como a gripe espanhola, nem se quer se assemelham aos catastróficos efeitos que a atual pandemia está causando no mundo.
Chamam a atenção também para o fato de que os acontecimentos e as mudanças tem ocorrido de forma muito rápida, de modo que seria bem possível que o panorama apresentado no texto, pouco tempo após a sua publicação, poderia ter mudado totalmente. Porém, alguns aspectos já são irrefutáveis, como é o fato de se tratar de uma crise mundial, sem nenhum precedente, e onde não tem nenhum lugar ou setor do mundo que não tenha sido atingido, seja em menor, ou em maior escala, pelos efeitos da pandemia.
A seguir são tratadas de algumas questões de destaque que surgiram com a chegada da pandemia mundial no ano de 2020:
- A pandemia não se trata apenas de saúde, ela afeta todas as áreas do mundo, saúde, social, cultural, de valores, e envolve todas as esferas da sociedade, do mais pobre ao mais rico.
- O vírus é muito poderoso, pois se espalhou em um ritmo frenético por todo o mundo, em todos os continentes e países, em muito pouco tempo, obrigando as pessoas a se fecharem em suas casas, se isolando como única forma eficaz de se proteger do vírus.
- Muito do que se passa hoje em função da pandemia se dá por consequência do modelo de produção adotado, que agride a natureza e desequilibra a biodiversidade, criando um ambiente propicio para o surgimento e modificação de novos vírus, cada vez mais letais e agressivos.
- Desenvolveu-se nesse período novos modelos de cyber informação, permitindo maior controle sobre as populações, apesar das vantagens disso, o debate ético sobre tal assunto se reacendem neste momento.
- Propagação de notícias falsas – fake News, sobre a pandemia e outras informações se espalham de forma instantânea, causando grandes prejuízos.
- Utilizando-se de tecnologias, e aproveitando-se do momento de isolamento social, emerge ainda mais o mercado por meios digitais, gerando milhões em lucros aos seus desenvolvedores e gestores.
- Surgiram nesse momento os profissionais da saúde, linha de frente no combate e tratamento da Covid-19, sendo considerados os heróis desse tempo. Pessoas que até então eram pouco valorizadas, neste momento se tornam os verdadeiros heróis e mártires diante da guerra travada contra a pandemia.
E por fim, os autores apontam para o fato de que esse momento vivido mundialmente aponta claramente para o sucateamento da estrutura de saúde pública, a falta de estrutura física e de recursos humanos para atender a população. 
Além disso, toda a crise econômica que se instalou, mostra claramente que o modelo capitalista neoliberal não favorece para que se possa passar por essa fase sem que as questões econômicas se tornem um grande problema.
Dados apontados pelos autores mostram que as dificuldades econômicas estão em todas as esferas, mas são os dez por cento mais pobres os que mais foram atingidos, ao passo que os dez por cento mais ricos são os únicos que conseguiram ter crescimento econômico neste momento de pandemia.
Assim, afirmam que este contexto de crise estrutural, juntamente com a pandemia inesperada e avassaladora que se instalou, surgem diversas novas questões, e se acentuam as pré existentes, em relação ao trabalho, À qualidade de vida no trabalho, e as relações de saúde e trabalho.
A pandemia que atingiu o mundo em 2020 está trazendo grandes transformações em todas as áreas da vida humana, seja da saúde, economia, política, relações de trabalho, etc. Assim, os autores trazem a reflexão acerca de conceitos de saúde mental, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho.
A pandemia não apenas intensificou todos os fatores que já circundavam as relações de trabalho e as suas influencias na saúde mental e qualidade de vida, como também fez surgir novos fatores de estresse e novos desafios neste cenário. A intensificação do tele trabalho, o surgimento de novas demandas em saúde e segurança do trabalho, bem como as exigências de distanciamento e isolamento social, sem perder o foco na execução dos trabalhos, forma fatores que influenciaram para o surgimento de novos desafios em, relação a saúde e qualidade de vida do trabalhador.
O conceito de saúde mental não é um conceito fácil de ser apresentado, ou se que alcançado, haja vista que a discussão acerca de tal se dá em diversos campos como a saúde, psicologia, filosofia, etc. Para se chegar a tal conceito, faz-se necessário inicialmente apresentar os conceitos de saúde e doença. No domínio da medicina normalidade e saúderepousam sobre três critérios básicos, inicialmente, a concepção de saúde como “silêncio dos órgãos”,ou ausência de sintomas. No domínio dasaúde mental, haveria saúde onde não houvesse queixas, ou sofrimento psíquico sobsuas diversas formas. Saúde mental comoausência de queixas e/ou sintomas claros por parte do indivíduo é, portanto, uma perspectivaproblemática. Uma segunda perspectiva de saúde mental tributária da perspectivamédica é aquele que se organiza em torno da ideia de um “funcionamento padrão”de um “normal”, no sentido de próximo ou coincidente com uma “norma”: 
Uma terceira vertente de perspectivas de saúde mental “herdadas” damedicina alude à saúde mental como um “ideal”, como um ponto de um continuum queabarcaria, num extremo, a doença, e noutro extremo, a saúde; nessa perspectiva, saúdediria respeito a um ideal a ser atingido num gradiente – ideal por definição inatingível,porém passível de circunscrição teórica. 
Georges Canguilhem propõe um conceito de saúde mental no qual o sujeito seja capaz de se adaptar à realidade de acordo com as suas capacidades, mas não apenas se adaptar ao que já está post, e sim modificar e recriar os postulados que o circundam, a fim de encontrar equilíbrio entre o seu ser e o mundo no qual se insere. Essa capacidade terá impacto primordial na qualidade de vida e saúde mental do trabalhador.
A qualidade de vida no trabalho é necessariamentecondição que se constrói na interação do indivíduo com o coletivo, e este é um dos principais fatores que se apr4esentam como transformadores das relações de trabalho e qualidade de vida/saúde mental dos trabalhadores, isso por que, uma das primeiras medidas exigidas pela pandemia foi o distanciamento social, de modo que muitos ofícios passaram a trabalhar em home office, ou seja, sem contato próximo com seus pares, e isso impacta negativamente na forma como esses sujeitos de comportam no mundo.
Além do sofrimento, da dor e das dificuldades encontradas pelos profissionais que se viram obrigados a se readaptar em suas funções, essas mudanças forçadas podem, ocasionalmente gerar o aprimoramento das habilidades profissionais.
O ponto comum a aludir em termos do enfrentamento produtivo de tais crises passapela consideração de que a atividade de trabalho abarca necessária e simultaneamentea dimensão das vivências individuais do/a trabalhador/a, a dinâmica das vivências de trabalhadores em seus coletivos de trabalho, coletivos que são referenciados por gênerosprofissionais (os “médicos”, os “professores”, os “coveiros”, os “policiais”, etc.). Fator importante a ser considerado é que a promoção da qualidade de vida no trabalho precisa partir da consideração de todos os aspectos que envolvem a vida dos sujeitos, e não apenas do aspecto profissional.
O artigo em questão não pretendeu ditar “receitas” gerenciais ou esgotara diversidade de medidas cabíveis, mas sim considerar algumas diretrizes:
- A participação efetiva dos trabalhadores nos processos de tomada de decisãoreferentes ao desenho e à implementação do trabalho remoto e do teletrabalho.
- O mapeamento das distintas realidades de trabalho nas quais estão imersosos trabalhadores– desta vez coabitando com a casa-família-vizinhança – pormeio da realização de diagnóstico organizacional.
- A adequação das práticas gerenciais de avaliação de desempenho, controleda execução das tarefas e das “entregas” dos resultados/metas do trabalhoàs efetivas condições de produção postas nos domicílios.
- O desenho participativo e implementação de programas customizados de efetivapromoção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sem o caráter assistencialistado tipo “ofurô corporativo”.
Estas são algumas diretrizes apresentadas pelos autores que segundo eles podem contribuir para a efetiva promoção da saúde mental efísica dos trabalhadores no atual contexto histórico de pandemia no qual estão mergulhadasas organizações e o trabalho singulares existentes queconvocam a todos para pensar e operacionalizar medidas de enfrentamento que sejamas melhores possíveis.

Outros materiais