Buscar

Aula 1 - Introdução ao Direito e Noções de Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução ao Direito e Noções de Ética
Prof. Domingos Isidorio da Silva Junior
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PARA TI - CCT0638
Objetivos 
- Identificar os significados do termo "Direito"
- Compreender a importância do Direito para a sociedade 
- Distinguir Direito e Moral 
- Distinguir Ética e Moral
Conceito de Direito
“Aos olhos do homem comum o Direito é a lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros" (MIGUEL REALE).
É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.
Diferentes significados da expressão "Direito" 
Faculdade de realizar ou não realizar um dado comportamento na zona social do permitido (direito subjetivo); 
Realização de uma ideia universal e absoluta de justiça (direito natural);
Conjunto de normas éticas que organizam as relações fundamentais do Estado e da sociedade civil (direito positivo); 
Forma de conhecimento do fenômeno jurídico (ciência do direito). 
Direito e sociedade. Importância do Direito no contexto social
É necessária a organização de um sistema de controle social capaz de harmonizar as diversas esferas de liberdade individual e equilibrar as interações da conduta humana. 
A pessoa natural é um ser social e político, vivendo em comunidades, em sociedades. É previsível que no meio destes ajuntamentos haja litígios, altercações e interesses discordantes. Por outro lado, as pessoas sentem a necessidade de ter segurança e por isso, buscam a harmonia social. 
Para que a sociedade possa subsistir se faz necessário a resolução dos conflitos, a fim de controlar as ações humanas e alcançar o equilíbrio social. São os instrumentos de controle social.
Direito e Moral
É composta pelo conjunto de convicções da sociedade sobre o bem e o mal. São costumes e tradições referentes ao comportamento social. A consciência moral induz o comportamento de um indivíduo para com o seu semelhante e para com a sociedade. A moral está fundada nos conceitos do bem e do mal, do dever e da honestidade, da consciência e da honra. 
Distingue-se das normas do Direito, no entanto, por não contar com o poder coercitivo do Estado, mas, sobretudo, pelo fato se fundamentar na força da aceitação social, na convicção interior de cada um e dos costumes
O Direito e Moral são instrumentos de controle social que se completam e se influenciam mutuamente. No entanto as normas morais se distinguem das normas jurídicas, a saber: 
o direito é concreto exteriorizado por normas escritas e a moral abstrata, no sentido de que são conceituais e não escritas; 
b) o direito é bilateral, pois a cada direito corresponde a um dever por parte de outrem, enquanto a moral é unilateral uma vez que se subsume no próprio individuo;
c) O direito regula o comportamento exterior e a moral regula o comportamento interno; 
d) O direito é coercível no sentido de que se utiliza de possibilidade do uso da força para a atingir seus objetivos contando com sanções formais enquanto a moral é incoercível, embora possa contar com algum grau de sanção, sendo estas difusas e informais.
Ética - Enfoque filosófico
Embora etimologicamente parecidas, a moral e a ética são diferentes. A moral possui um caráter prático imediato e restrito, correspondendo a um conjunto de normas que regem a vida do indivíduo e, portanto, da própria sociedade, sinalizando o que é bom e o que é mal, de modo a influenciar o juízo de valor. De outro lado, a ética evidencia-se como uma reflexão filosófica de índole universalista sobre a moral, com a finalidade de analisar os princípios, causas e consequências das ações dos indivíduos para a sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando