Buscar

AVALIAÇÃO SOCIOLOGIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rosangelo Regis Ramalho de Sousa (2512830)
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:514325) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	19119265
 1- No período conhecido como Modernidade, a Sociologia passou a ter a oportunidade de conhecer e estudar os períodos que lhe foram anteriores, como as Idades Antiga e Média, com suas formas de compreender a realidade que os cerca, bem como seus sistemas políticos. Sobre como era definido o sistema político no período medieval, assinale a alternativa CORRETA:
a) Antropocêntrico.
 b) Democrático 
c) Etnocêntrico.
 d) Teocêntrico.
2- A Sociologia surge no período da modernidade, num contexto fortemente influenciado pela Revolução Industrial, pelo Iluminismo, Renascimento Cultural, Reforma Protestante, entre outros eventos e movimentos que ocorreram a partir do século XV-XVI, estendendo-se até a contemporaneidade. A Sociologia surge com a preocupação de entender o funcionamento da sociedade daquela época, porém foram atribuídos concepções e pressupostos que acompanharam a disciplina em outros períodos. Com relação às concepções e pressupostos da Sociologia, analise as sentenças a seguir:
I- Pretende ser um estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos, as relações que estes estabelecem e as influências que estes recebem e exercem na sociedade.
II- Representa uma tentativa de compreender o indivíduo, suas manifestações e interações psíquicas em regime de confinamento e isolamento.
III- Parte do pressuposto de que os padrões e os valores sociais influenciam e interferem no comportamento dos indivíduos que compõem determinado grupo e sociedade. 
IV- Devem concentrar-se nos aspectos de organizações, instituições, mecanismos, manifestações, interações e problemas sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
c) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
d) As sentenças I, II e III estão corretas.
3-Pierre Bourdieu foi um grande sociólogo do século XX. Ele contribuiu para ampliar as interpretações sociológicas através dos conceitos que desenvolveu. Um desses importantes conceitos é o poder simbólico. Sobre o poder simbólico, assinale a alternativa CORRETA:
a) Designa não uma única forma, mas numerosas formas de exercício do poder presentes na vida social. Pressupõe como condições de seu sucesso que os indivíduos a ele submetidos acreditem na legitimidade do poder daqueles que o exercem.
b) Designa a confiança, a obrigação, a fidelidade pessoal, a hospitalidade, o dom, a dívida, a recompensa, a piedade, a generosidade e todas as demais virtudes que honram a moral do honrado
 c) Designa a superioridade que coloca um indivíduo ou uma categoria social acima das outras. A distinção define a hierarquia das práticas sociais, mas também das práticas esportivas e culturais, gerando um sentimento de superioridade ou inferioridade, segundo a posição na estrutura social.
d) Designa a superioridade que coloca um indivíduo ou uma categoria social acima das outras. A distinção define a hierarquia das práticas sociais, mas também das práticas esportivas e culturais, gerando um sentimento de superioridade ou inferioridade, segundo a posição na estrutura social.
 4-A Sociologia enquanto ciência surge num contexto em que o homem retoma a capacidade de racionalização dos fenômenos da realidade, o que será responsável também por impulsionar inúmeras outras transformações na sociedade. Para tanto, foi necessário superar e até deixar para trás o modelo vigente de sociedade anterior ao surgimento da Sociologia. Que modelo de sociedade antecedeu a sociedade na qual surgiu a Sociologia?
a) Pós-moderna.
 b) Antropocêntrica.
 c) Renascentista.
 d) Teocêntrica.
 5-A Sociologia nasceu num ambiente de profundas mudanças sociais. Assim, a ciência que estuda a sociedade foi construída paulatinamente desde o século XVI, com as correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia. Sobre esses alicerces, assinale a alternativa CORRETA:
a) O empirismo, o iluminismo e o teocentrismo. 
b) O racionalismo, o empirismo e o teocentrismo. 
c) O racionalismo, o teocentrismo e o iluminismo. 
d) O racionalismo, o empirismo e o iluminismo.
 6-O movimento positivista iniciado pelo teórico Auguste Comte causou alterações também na organização da sociedade brasileira. Essas características são visíveis no cotidiano, a exemplo da disciplina militar, do lema? Ordem e Progresso? Estampado na bandeira brasileira e até no sentimento de progresso do discurso sobre a economia. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
 I-A doutrina positivista estava fundamentada no pensamento racional sobre a sociedade.
 II- Comte acreditava que o Estado e o conhecimento positivista levariam a uma fraternidade universal.
 III- No Brasil, o regime político republicano foi constituído pela influência teórica do pensamento positivista.
 IV- Após a Revolução Industrial, o pensamento político brasileiro abandonou os ideais positivistas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
c) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
d) Somente a afirmativa IV está correta.
 7-Muitos pensadores da Sociologia dedicaram-se a tentar compreender as relações da sociedade através da economia, criando, assim, vários conceitos. Dentre os pensadores clássicos, qual cunhou o conceito de fetichismo pela mercadoria?
a)Comte.
b)Marx. 
c) Durkheim.
D)Weber.
 8-A industrialização modificou a percepção de tempo. Os povos possuidores de menor poderio tecnológico ficavam presos aos costumes, aos fenômenos naturais, como as estações do ano, as marés, a noite e o dia e o clima. A Revolução Industrial obrigou um registro mais contínuo e preciso do tempo na vida social. O empresário passou a comprar horas de trabalho e a exigir seu cumprimento. Com relação aos avanços da Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A criação da lançadeira (1733).
b) A locomotiva a vapor (1831).
c) A máquina a vapor (1768). 
d) A imprensa (1738).
 9-O contexto em que a Sociologia surgiu enquanto disciplina é o da passagem das mentalidades medievais às renascentistas. Estas se caracterizam por apresentar concepções e valores completamente antagônicos e por promoverem profundas mudanças na sociedade. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 I-Mentalidade medieval.
 II- Mentalidade renascentista.
(    ) Prevalecia a concepção de que Deus era o centro e o responsável pela criação do universo.
(    ) O ser humano era compreendido como a medida de todas as coisas, este deveria ser um aventureiro, conquistador e dominador da natureza.
(    ) Os fenômenos da natureza passaram a ser explicados e compreendidos pela justificativa da racionalidade e da ciência. 
(    ) O ser humano era visto como pecador e merecedor de sansões e sofrimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - I - II - II. 
b) II - I - I - II.
c) I - II - II - I.
d) II - II - I - I.
 10-"Renascimento comercial: no sistema feudal da Idade Média, a economia era basicamente agrária e autossuficiente. E a riqueza de uma pessoa era medida pela quantidade de terras. Contudo, a partir da segunda metade da Idade Média, o comércio começou a ser reativado. Dentre os fatores estavam as Cruzadas e a produção do excedente. Além disso, outros fatores estiveram inerentes ao renascimento comercial, como: ascensão do capitalismo, incremento do sistema bancário, o mercantilismo e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia." (URBANESKI; SILVA, 2010, p. 5)
 O texto citado descreve a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, momento em que várias transformações contribuíram para o surgimento de uma área do conhecimento chamado de sociologia. Nesse intuito, o termo? Modernidade, que não deve ser confundidocom o termo? Idade Moderna? Significa essa série de condições que foram alteradas. Entre elas, estão as relações comerciais. Nesse contexto do Renascimento Comercial, analise as afirmativas a seguir:
I-A consolidação do capitalismo faz parte das mudanças da modernidade.
II- As relações comerciais na modernidade influenciaram no surgimento de nova classe social.
III- O sistema bancário, presente na sociedade medieval, foi extinto na modernidade.
IV- Podemos considerar os termos? Idade Média? E Modernidade como sinônima.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a afirmativa IV está correta.
 b) As afirmativas III e IV estão corretas.
 c) As afirmativas I e IV estão corretas. 
d) As afirmativas I e II estão corretas.

Outros materiais