Buscar

12 anos de escravidão filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12 Anos de Escravidão filme
A trama se passa em 1841, período pré-Guerra Civil (1861-1865) e logo alguns anos anteriormente da abolição definitiva da escravidão na nação.
O longa-metragem 12 Anos de Escravidão é uma adaptação do livro que relata a historia verdadeira de Solomon Northup, um homem negro que nasceu livre com ótimas condições de vida que morava com sua cônjuge e seus dois filhos em Nova York, era violinista e sabia ler e escrever. Depois de ser tapeado por uma proposta de emprego que o transportara para outro município é enclausurado, agredido e vendido como escravo. Solomon ficou doze anos na escravidão, operando, na maioria de seu tempo, em um plantio de algodão.
Ao longo dos anos de escravidão o personagem principal passa por dois senhores, William Ford e Edwin Epps, cada um com sua forma de explorar seus serviços. Ford dar a ele o tratamento normal incluso do nexo escravagista, porém ele se sobressai dos outros escravos e é advertido de morte, então é vendido para Epps. O segundo senhor, Epps, é um homem desumano, perverso com os escravos, martirizando-os por chateação ou deleite e tratando-os como simples mercadorias.
Com o Epps entra em vista outra personagem elementar, Patsy e com ela se evidencia outro assunto o tormento das escravas estupradas pelos seus senhores e o isolamento de seus filhos que nasceram nas senzalas. A trajetória dela é dolorosa, tanto que ela suplica para morrer, por não aguentar diversas desgraças.
Para Solomon, a independência só aconteceria doze anos após enorme tormento e com o auxílo de um homem que é contra a escravidão.
A obra cinematográfica retrata a crueldade humana com os outros, mais, especificamente, a relação do homem branco dos Estados Unidos do século XIX com as pessoas negras, o longa trata da escravidão daquela época de forma clara e verdadeira, sendo assim o filme pode ser utilizado como método didático em sala de aula para aprender muito mais sobre a escravidão.

Continue navegando

Outros materiais