Buscar

Tipos de flexão material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Flexão é uma deformação no material devido a força aplicada perpendicularmente ao corpo. Com essa força aplicada a peça sofre momento fletor, que analisando num plano x y, onde x é o eixo central longitudinal da peça, é possível verificar que o momento produzido pelo esforço tende a gerar uma curva no eixo central. O momento fletor gera na estrutura estudada tensões de tração e compressão.
FIGURA- O momento fletor sobre uma viga bi-apoiada
https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-momento-fletor.html
	O conceito de flexão é amplamente trabalhado sobre objetos alongados pois existe uma medida que se destaca das demais e propicia assim o torque devido ao desbalanço de massa nas estruturas se não estiverem bem apoiados. Além disso esses objetos apresentam os parâmetros ideais para ocasiões de momento fletor. De tal modo as vigas deste projeto seriam muito propícias a terem momento fletor.
	É preciso considerar também a Hipótese fundamental da teoria de flexão. Essa hipótese, segue as descobertas na viga de Leonhard EULER e Daniel BERNOULI, dizendo que “As seções planas de uma viga, tomadas normalmente a seu eixo, permanecem planas após a viga ser submetida à flexão”. Essa teoria abrange todos os tipos de vigas de quais quer materiais que sejam produzidas. Simplificando esse conceito pode-se dizer que, ao longo do eixo longitudinal X de um objeto alongado as linhas abaixo da linha neutra se alongam (são tracionadas) e as acima são reduzidas (comprimidas) perante o eixo Y.
FIGURA – Linhas longitudinais em viga deformada por flexão
http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/ftp_pub/lfm/civ1112-aula06.pdf
	Ao se tratar de flexão é preciso considerar que existem quatro tipos de flexões físicas com esforços e deformações diferentes aplicadas para variar as propriedades da hipótese de flexão:
· Flexão pura: O esforço interno é o próprio momento fletor e assim o esforço cortante e o esforço normal são de valores nulos.
Figura – Flexão pura com momento fletor aplicado em objeto alongado
https://imgv2-2-f.scribdassets.com/img/document/57563401/original/c71ebb7961/1586735582?v=1
· Flexão simples: Com o esforço normal nulo e com valores para momento fletor e esforço cortante. Distribuição linear de tensões.
FIGURA – Flexão simples com esforço e momento fletor sobre uma viga.
http://www.estruturas.ufpr.br/wp-content/uploads/resistencia/Apostila/Capitulo4.pdf
· Flexão composta: Os valores de esforço normais não são nulos. Em suma: possui os três esforços atuando juntos com apenas uma resultante de momento. 
FIGURA- Carga excêntrica gerando flexão composta em viga engastada
http://www.ufjf.br/flavia_bastos/files/2009/06/resmatII_031.pdf
· Flexão não-uniforme: esse tipo de flexão ocorre com forças de cisalhamento aplicadas e assim o momento fletor o acompanha, porém, varia ao longo do eixo longitudinal.
FIGURA- Flexão não-uniforme sobre uma viga
http://www.professores.uff.br/salete/wp-content/uploads/sites/111/2017/08/aula11.pdf
		A flexão ocorre em todos os pontos do eixo longitudinal da peça em um sentido perpendicular/oposto a força exercida sobre a viga ou objeto, afinal a força aplicada afeta toda a extensão. Entretanto, existem pontos onde esses valores de deformação são mais críticos. Estes pontos são aqueles onde o objeto alongado não tem apoio ou está mais distante dele, por exemplo, numa viga bi-apoiada onde o centro não é sustentado como as extremidades, tornando assim o centro da peça mais suscetível à torções por não estar amparado por um suporte que lhe ajude a resistir à tensão.
	A curvatura da flexão de um objeto alongado depende muito do material que o constitui, do alongamento da peça e distancia dos seus apoios e principalmente da força e local onde a pressão é aplicada, sendo que a força aplicada pode gerar um momento fletor com curvatura positiva o negativa. No geral, quanto mais distante do apoio, maior será a percepção da flexão do objeto. Isso ocorre seguindo os princípios de Euler-Bernouli, que afirmam em sua teoria a existência da Região de distensão (onde o comprimento do objeto permanece inalterado devido à proximidade com o apoio) e da região de compressão.
	PARA ESTE PROJETO ESTRUTURAL –
	Para este projeto estrutural é possível observar nas vigas primária e secundárias alguns pontos de flexão exercidas sobre a estrutura devido ao seu próprio peso. Seriam dessa forma:
REFERÊNCIAS: acesso de todos em 15/05
http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/ftp_pub/lfm/civ1112-aula06.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Flex%C3%A3o_(f%C3%ADsica)
http://www.estruturas.ufpr.br/wp-content/uploads/resistencia/Apostila/Capitulo7.pdf
http://www.estruturas.ufpr.br/wp-content/uploads/resistencia/Apostila/Capitulo4.pdf
https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-momento-fletor.html
http://www.professores.uff.br/salete/wp-content/uploads/sites/111/2017/08/aula11.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais