Buscar

POVOS INDIGINAS 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
			MODELOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
	CARACTERÍSTICAS
	1) Descritivos
	(     ) utilizam coleta de dados usando a avaliação participativa, a partir do diálogo e da reflexão, visando as formas e os processos de desenvolvimento das diversas atividades institucionais.
	2) Descritivos-analíticos
	(     ) apresentam diferentes interpretações, apresentando significados e aspectos relevantes, a partir de perspectivas sociocientíficas e culturais. Vale-se de diversificadas formas de coleta de dados: entrevistas individuais ou coletivas; observação; grupos focais; estudos de caso, etc.
	3) Reflexivos-interpretativos
	(     ) coleta de dados sobre características da instituição por meio de questionários, utilizando diferentes variáveis para traçar o seu perfil.
	4) Reflexivos-participativos
	(     ) em que se procura comparar ou cruzar variáveis relacionadas com os  processos internos e os produtos.
Relacione corretamente as colunas descritas na tabela acima. Marque a única opção correta que relaciona corretamenta as colunas.
 
	
	
	
	4 - 3 - 1 - 2
	
	
	1 - 2 - 4 - 3
	
	
	2 - 3 - 4 - 1
	
	
	4 - 2 - 3 - 1
	
	
	3 - 4 - 2 - 1
	
Explicação:
4 - 3 - 1 - 2
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa que traduz o pensamento do autor sobre a competência para o controle da qualidade do ensino.
"O ideal seria caminhar no sentido de uma profissionalização suficiente da profissão, para que o controlo sobre a qualidade do ensino fosse exercido pelos colegas, no seio da equipa pedagógica e para que o estabelecimento de ensino funcionasse segundo o modelo da auto-avaliação" (PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. Lisboa: Educa, 1992, p. 165).
	
	
	
	A auto-avaliação exercida pelos professores, provando a sua competência, imprimiria maior qualidade ao ensino.
	
	
	O ideal de uma profissionalização dos professores pouco contribuiria para a qualidade do ensino na auto-avaliação.
	
	
	O mais importante para a qualidade do ensino seria avaliar apenas a aprendizagem institucional.
	
	
	O mais importante para a qualidade do ensino seria avaliar apenas a aprendizagem dos alunos.
	
	
	A qualidade do ensino depende somente da competência dos professores para avaliar a educação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ao analisar os resultados das avaliações feitas pelo INEP, a equipe pedagógica de uma escola de educação básica discutiu possíveis alternativas para alcançar melhores resultados. A opção que indica uma ação pedagógica identificada com avaliação qualitativa é:
	
	
	
	Preparar alunos para futuras provas através de apostilas.
	
	
	Hierarquizar os resultados nominais dos alunos nos murais da escola.
	
	
	Agrupar os alunos em turmas classificadas pelas médias obtidas.
	
	
	Aplicar novas provas imediatamente para estimular o estudo.
	
	
	Definir prioridades para superar as deficiências identificadas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os resultados das avaliações realizadas nos diferentes níveis de escolarização atestam o baixo desempenho dos alunos brasileiros. Sáo açoes concretas que atualizam esses dados avaliativos: 1. SAEB, ENCEJA e ENEM 2. ENADE e Prova Brasil 3. Avaliaçao interna 4. Avaliação externa
	
	
	
	E) As opçoes 1 e 4
	
	
	A) As opções 1 e 2
	
	
	B) As opçoes 3 e 4
	
	
	C) As opçoes 1 e 3
	
	
	D) As opções 2 e 4
	
Explicação: A Avaliação interna e externa não buscam definir o nível de desempenho dos alunos, mas sim o nível de atuação da instituição.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Analise a relação entre as afirmativas e assinale a opção correta (FONTE: MEC/INEP - PROVÃO DE PEDAGOGIA, 2002) I-Quando as pesquisa e avaliações educacionais são conduzidas de modo apropriado, seus resultados podem ser de grande utilidade para os pedagogos que atuam nas escolas. POR QUE II- Provas e avaliações feitas com rigor metodológico apontam soluções eficazes para a maior parte dos problemas vividos nas escolas. Em relação às duas afirmações, a opção correta é:
	
	
	
	as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	a primeira é falsa e a segunda é verdadeira
	
	
	as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	
	a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Podemos afirmar que a metodologia de avaliação institucional pode ser aplicada com sucesso nas organizações não escolares por que toda organização possui objetivos:
	
	
	
	culturais e econômicos que incorporam em seus produtos;
	
	
	sociais e econômicos que podem ser medidos pela produtividade das pessoas.
	
	
	educacionais para promover a escolarização de seus colaboradores;
	
	
	de desenvolvimento, formação e aperfeiçoamento das pessoas que nela atuam;
	
	
	de integração e coordenação das equipes de trabalho para melhor desempenho;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Os fundamentos e os princípios de avaliação institucional recomendados para avaliação nas instituições escolares podem ser adaptados e aplicados com êxito nas organizações não- escolares quando seus objetivos visam os resultados apresentados nas opções, EXCETO quando visam:
	
	
	
	identificação de formas de superação para os pontos frágeis identificados
	
	
	integração das pessoas e das equipes no trabalho
	
	
	classificação do desempenho organizacional a partir da intuição dos gestores.
	
	
	valorização de valores humanos em sua missão
	
	
	formação contínua e aprimoramento profissional de seus colaboradores
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		(IADES/DF) Quanto à avaliação institucional, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Na administração científica, entende-se a necessidade exclusiva de utilização desse instrumento pelo pedagogo e psicólogo institucional, uma vez que esses profissionais exercem função semelhante.
	
	
	Trata-se de uma abordagem exclusivamente pedagógica, que consiste na aplicação de provas para gestores e colaboradores de empresas e indústrias. 
	
	
	A pedagogia empresarial usa a avaliação institucional para conferir quem pode, dentro das organizações, assumir cargos de gestão.
	
	
	A avaliação institucional possibilita um olhar crítico e detalhista sobre a instituição e seus colaboradores, abordando vários aspectos relevantes para a organização.
	
	
	A avaliação institucional é uma particularidade de instituições públicas, não se aplicando a outras instituições do setor privado.
	
Explicação:
A identificação do pedagogo como o profissional que pode contribuir para o aperfeiçoamento das capacidades intelectual e produtiva das pessoas de uma organização vem ganhando relevância e aumentando as ofertas de emprego. O olhar do pedagogo na empresa deve sempre deter-se nos aspectos relevantes para o aperfeiçoamento do ser humano, no desenvolvimento de suas potencialidades, de seu talento e da sua capacidade de gerir a própria vida, de integrar-se no grupo social, de participar de forma autônoma e produtiva em seu local de trabalho.
	
 
		
	
		1.
		Um projeto de avaliação institucional também pode ocorrer em um ambiente de uma organização não escolar.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A organização não escolar pode ser entendida como sendo as empresas produtoras de bens e serviços, uma organização não governamental (ONG), as indústrias, as fábricas, os clubes, as igrejas, e toda e qualquer instituição que não seja uma escola.
PORQUE
II. O fato de não atuar diretamente na educação básica ou superior, significa, portanto, que ela não possui em seu âmbito de atuação uma função educativa. 
	
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	A asserção I é uma proposição
falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
Explicação:
Essa palavra, organização, será compreendida como ¿unidade social¿ que existe para alcançar determinados objetivos. Então a organização não escolar pode ser entendida como sendo as empresas produtoras de bens e serviços, a organização não governamental (ONG), as indústrias, as fábricas, os clubes, as igrejas, e toda e qualquer instituição que não seja uma escola e, portanto não realize uma função educativa de caráter formal, encarregando-se de oferecer a educação básica ou superior. O fato de não atuar diretamente na educação básica ou superior, não significa, entretanto, que não possua em seu âmbito de atuação uma função, também, educativa. 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A avaliação institucional tem uma função diferente de outras metodologias avaliadoras porque quando parte do objetivo de contribuir para a formação e a humanização constante do homem.
Em relação a essa metologia, avalie as afirmativas abaixo:
I- Ela realiza uma função social de desenvolvimento dos talentos, das competências das habilidades dos sujeitos participantes da organização.
II- Trata-se apenas de um instrumento de testagem dos resultados e deve ser desconsiderada para fins de mudanças nos processos humanos.
III- Possui um aspecto político porque desconstrói as verdades sacramentadas nos ambientes e reconstrói com base nas evidências colhidas na prática avaliativa.
Qual das alternativas abaixo é a verdadeira, em relação à análise dessas afirmativas?
	
	
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas II está correta.
	
	
	Apenas I está correta.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
Explicação:
A avaliação institucional se apresenta com objetivos qualitativos e centrados no aperfeiçoamento das pessoas que integram os vários setores ou pontos de trabalho da organização na pretensão de aperfeiçoar as características culturais e humanísticas da população.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O tempo adequado para a avaliação institucional em educação deve ser:
	
	
	
	processual e dinâmica, formando grupos de avaliadores que tenham afinidades para se formar uma rede de pessoas bem relacionadas, favorecendo ter-se um ambiente acolhedor e harmônico.
	
	
	contínuo e semanal, controlando a práxis pedagógica de forma ostensiva, como sustentáculo para ações futuras de caráter meritocrático ou demissional.
	
	
	contínuo e diário, pois o controle é fator imprescindível para que os professores e funcionários saibam que estão sendo observados constantemente.
	
	
	processual, feito de forma contínua e sistemática, envolvendo tanto os sujeitos internos, alunos, professores, técnico-administrativos, quanto externos, como os pais dos alunos, pesquisadores, profissionais de educação etc envolvidos com a atividade da escola.
	
	
	pontual, feita apenas uma única vez a fim de verificar se o projeto político pedagógico está sendo executado pelo corpo docente ipsis litteris.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e não está relacionada:
	
	
	
	A melhoria da qualidade da educação superior.
	
	
	Ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
	
	
	Ao estrangulamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior.
	
	
	À orientação da expansão da sua oferta.
	
	
	A promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade.
	
Explicação: Na verdade deve haver um aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais e não o contrário um estrangulamento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		MARQUE UM X NA OPÇÃO QUE COMPLETE AS LACUNAS DA SEGUINTE AFIRMATIVA: A Avaliação Interna acontece de maneira _________________________ e _______________________, justamente para que se tenha um motivo primário de se verificar como o aprendizado está se dando e de uma maneira constante/metódica, assim se tem uma visão fidedigna da realidade e missão da instituição diante da sociedade.
	
	
	
	Quantitativa e Qualitativa
	
	
	Quantitativa e Intencional
	
	
	Somativa e Diagnóstica
	
	
	Intencional e sistemática
	
	
	Intencional e Somativa
	
Explicação:
A Avaliação Interna acontece de maneira sistemática e intencional , justamente para que se tenha um motivo primário de se verificar como o aprendizado está se dando e de uma maneira constante/metódica, assim se tem uma visão fidedigna da realidade e missão da instituição diante da sociedade.
	
		1.
		Durante uma reunião de gestores de escolas de ensino médio, o tema avaliação institucional entrou em pauta de discussão. Analise as falas dos gestores e identifique o que exemplifica, na prática,  uma efetiva postura de meta-avaliação:
 
	
	
	
	"Penso que não preciso fazer avaliação institucional pois  meus alunos já fizeram as provas que a Secretaria  Municipal enviou e, sinceramente, deu  muito trabalho."
	
	
	"Estamos constituindo um Grupo de Trabalho para realizar um Curso de Avaliação Institucional e , em seguida, dar início ao nosso projeto de avaliação interna."
	
	
	"O ano passado, a orientadora enviou questionários para os pais e professores, mas sinceramente não tenho pessoal para analisar a pilha de questionários que guardei no armário por medida de segurança."
	
	
	"Na próxima semana faremos uma reunião com toda equipe para comparar os   resultados das etapas de avaliação, realizadas  nos últimos três anos e debater novas formas de superação e de aprimoramento."
	
	
	"Os professores de minha escola resistem muito à avaliação e por isso evito avaliação interna , pois tudo anda bem em nosso trabalho."
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia o fragmento para responder a questão: "Na medida em que a comunidade universitária tiver uma avaliação clara de si mesma, do que vale, do que necessita e do que pode ou não fazer, terá melhores condições de conduzir ou pelo menos administrar as mudanças e pressões externas que inevitavelmente crescerão, ao invés de sofrer simplesmente conseqüências" (SCHWARTZMAN, S. Avaliação do Ensino Superior São Paulo; Edusp, 1992, p. 25). A partir da reflexão do autor, marque a alternativa correta quanto a importância e validade da Autoavaliação Institucional.
	
	
	
	O Estado Avaliador se coloca indiferente quanto à Autoavaliação e valoriza a avaliação externa.
	
	
	A Autoavaliação Institucional propicia um crescimento qualitativo das instituições e evita as punições e o aumento das pressões do Estado Avaliador.
	
	
	Quando a instituição avalia internamente a sua organização e os seus resultados, consequentemente vai sofrer mais pressões do Estado Avaliador.
	
	
	As pressões do Estado Avaliador crescem na medida que as instituições se tornam mais eficientes.
	
	
	A resistência interna procura isentar as instituições das pressões externas e colocá-las a salvo de críticas do meio social.
	
Explicação:
A auto avaliação permite que a instituição conheça cada vez mais seu trabalho, limites , desafios  e conquistas, ampliando suas possibilidades de conquista de objetivos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A metaavaliação pode ser entendida como:
	
	
	
	um novo ciclo de avaliação para rever seus objetivos e metas;
	
	
	um momento de análise das recomendações feitas no relatório da avaliação;
	
	
	um processo de validação da avaliação realizada corretamente;
	
	
	um sistema de retroalimentação do projeto de autoavaliação;
	
	
	um sistema de retroalimentação da avaliação realizada.
	
Explicação:
Atitude continua de reflexão sobre o processo avaliativo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O projeto de autoavaliação da UNESA foi elaborado:
	
	
	
	com a participação
de representantes do corpo social da instituição;
	
	
	com a participação das principais chefias e parte dos professores;
	
	
	com a participação de todos os professores e funcionários;
	
	
	com a participação de alguns professores e alunos;
	
	
	com a participação dos técnicos em avaliação.
	
Explicação:
O projeto de autoavaliação da UNESA foi elaborado com a participação de representantes do corpo social da instituição
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: "à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional" (BRASIL/INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional). Considerando a definição do Inep quanto às finalidades da Avaliação Institucional, marque a alternativa verdadeira.
	
	
	
	Para alcançar os fins da Avaliação Institucional foram instituídas duas modalidades de avaliação: Autoavaliação e Avaliação Externa.
	
	
	A Autoavaliação é um procedimento que define a qualidade da instituição por uma avaliação de agentes externos credenciados pelo Ministério da Educação.
	
	
	A Avaliação Externa é feita por agentes contratados pela instituição de ensino superior para avaliar a qualidade dos serviços educacionais.
	
	
	A Autoavaliação se refere apenas à avaliação dos professores pela instituição de ensino superior.
	
	
	Quando o Inep enfatiza a missão pública das instituições de educação superior está se referindo apenas à universidade pública.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Comissão de Avaliação da Escola Edson Arantes desenvolve seu Projeto de Avaliação Institucional, aplicando procedimentos de pesquisa . Desse modo ao repensar suas práticas percebe que os resultados têm contribuído para a escola por diversos motivos, EXCETO:
	
	
	
	Subsidiar as decisões dos gestores da escola de modo fundamentado
	
	
	Substituir o (PPP) Projeto Político Pedagógico.
	
	
	Indicar aspectos a serem adotados para a superação dos pontos fracos.
	
	
	Conquistar credibilidade junto à equipe escolar.
	
	
	Consolidar a cultura de avaliação institucional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para avaliar o currículo é importante considerar o contexto sociocultural onde a escola está inserida. A opção que destaca o indicador que, essencialmente, revela a necessita de revisão e redefinição de práticas curriculares planejadas e efetivamente desenvolvida com os alunos é
	
	
	
	a diversidade dos instrumentos de verificação do aprendizado.
	
	
	a ausência dos pais e responsáveis na vida escolar.
	
	
	deficiência na formação e atualização docente.
	
	
	o percentual elevado de índices de fracasso escolar e evasão.
	
	
	o quantitativo de pessoal especializado nas escolas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O projeto de autoavaliação interna  deve ser articulado ao plano institucional e sua  elaboração deve  apresentar as seguintes características:
	
	
	
	centralizado e eficiente.
	
	
	burocrático e integrado .
	
	
	fundamentado e  sigiloso.
	
	
	amplo e  centralizado.
	
	
	flexível e aberto à mudanças.
	
 
		
	
		1.
		A participação do aluno na autoavaliação da UNESA é importante por que:
	
	
	
	permite ao responsável pela instituição conhecer o que o aluno deseja como mudança;
	
	
	permite a todos da universidade conhecer a opinião do aluno;
	
	
	permite ao aluno falar sobre as falhas da instituição e dar sugestões.
	
	
	permite ao gestor do campus conhecer os pontos fracos da instituição;
	
	
	permite ao aluno contribuir para o aperfeiçoamento da instituição na qual estuda.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Outro princípio da Avaliação institucional é a ADESÃO VOLUNTÁRIA dos alunos ao processo de avaliação. Assinale o único item que NÃO reforça a importância da adesão voluntária à avaliação Institucional.
	
	
	
	A adesão voluntária confere LEGITIMIDADE ao processo de Avaliação Institucional.
	
	
	Tem-se uma certa garantia de que A avaliação institucional refletirá a verdade sobre a instituição;
	
	
	A adesão voluntária ao processo de Avaliação Institucional não dá possibilidade de se que possa alcançar a realidade da universidade, pois a universidade é muito maior do que os alunos pensam
	
	
	Na medida em que cresce a participação livre e consciente, maior é a possibilidade de se ter um instrumento eficiente eficaz de construção de uma universidade de qualidade
	
	
	O próprio grupo identifica até que ponto a prática está coerente com o que se deseja na IES.
	
Explicação: Como a avaliação institucional é feita através de indicadores, não importa o tamanho da instituição de ensino , mas a clareza dos aspectos colocados à avaliação dos participantes e a liberdade de participação confere legitimidade ao processo, pois se o aluno for obrigado a participar, ele pode desvirtuar a avaliação por meio de respostas aleatórias e sem sentido.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(UTFPR - Prova: Pedagogo - 2017 - Adaptada.) As opções a seguir apresentam características da avaliação institucional. Coloque V para s verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ultrapassa as questões da aprendizagem individual e busca compreender as relações e as estruturas.
( ) Deve ter caráter esporádico e sempre ser realizada por um agente externo à escola.
( ) Pode ser diagnóstica, formativa ou de resultados.
( ) Torna-se importante estratégia para o processo de tomada de decisão.
( ) Vem ganhando destaque nas políticas públicas, como, por exemplo, o caso da Prova Brasil.
A sequência correta é:
	
	
	
	V-V-F-F;
	
	
	F-V-V-V;
	
	
	F-F-V-V;
	
	
	V-F-F-F.
	
	
	V-F-V-V;
	
Explicação:
Estão corretas: 
 Ultrapassa as questões da aprendizagem individual e busca compreender as relações e as estruturas.
Pode ser diagnóstica, formativa ou de resultados.
Torna-se importante estratégia para o processo de tomada de decisão.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O projeto de autoavaliação interna  deve ser articulado ao plano institucional e sua  elaboração deve  apresentar as seguintes características:
	
	
	
	fundamentado e  sigiloso.
	
	
	burocrático e integrado .
	
	
	centralizado e eficiente.
	
	
	flexível e aberto à mudanças.
	
	
	amplo e  centralizado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para avaliar o currículo é importante considerar o contexto sociocultural onde a escola está inserida. A opção que destaca o indicador que, essencialmente, revela a necessita de revisão e redefinição de práticas curriculares planejadas e efetivamente desenvolvida com os alunos é
	
	
	
	a diversidade dos instrumentos de verificação do aprendizado.
	
	
	a ausência dos pais e responsáveis na vida escolar.
	
	
	o percentual elevado de índices de fracasso escolar e evasão.
	
	
	o quantitativo de pessoal especializado nas escolas.
	
	
	deficiência na formação e atualização docente.
		
	
		1.
		A concepção de educação que a equipe escolar adota reflete em suas práticas de avaliação institucional. Existem diferenças entre uma visão ou concepção de educação racionalista, tradicional, progressista e holística. Quando a escolha da equipe pauta-se por um modelo de avaliação democrático e participativo a cultura avaliativa apresenta as características destacadas nas opções, EXCETO:
	
	
	
	Ressignificação do erro como ponto de partida para aprendizagem
	
	
	Valorização do pensamento
analítico da equipe sobre a realidade.
	
	
	Socialização dos critérios e dos indicadores a serem considerados.
	
	
	Explicação das fragilidades do fracasso escolar na perspectiva do aluno.
	
	
	Utilização de diferentes instrumentos e técnicas da avaliação interna e externa. .
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As opções apresentam características dos exames nacionais aplicados aos estudantes da Educação Básica, realizados pelo INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). Estes exames tomam com base uma MATRIZ DE REFERÊNCIA que inclui os tópicos, destacados nas opções, EXCETO:
	
	
	
	competências pertinentes ao nível de escolaridade
	
	
	habilidades de estudo desenvolvidas
	
	
	metodologia de ensino específicas aplicadas pelas escolas
	
	
	conteúdos dos currículos escolares
	
	
	competências cognitivas das áreas avaliadas
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A habilidade envolve um saber/fazer que significa para o aluno que ele:
	
	
	
	é capaz de entender e realizar o que lhe foi pedido;
	
	
	é capaz de tentar e pode ser que consiga fazer o que lhe foi pedido;
	
	
	é capaz de modificar com eficiência o que lhe é pedido;
	
	
	é capaz de realizar com eficiência a tarefa que lhe é pedida;
	
	
	é capaz de realizar a tarefa pedida.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando que na escola de qualidade o aluno deve desenvolver suas habilidades e competências e que as competências envolvem operações mentais, podemos dizer que o aluno ao dominar uma atividade proposta pelo professor demonstra:
	
	
	
	a capacidade de transferir para uma situação nova, com eficiência e sozinho, o conhecimento;
	
	
	a capacidade de resolver uma situação nova, com base nos conhecimentos que possui;
	
	
	a capacidade de resolver um problema novo, de forma correta e rápida;
	
	
	a capacidade de conhecer e entender o contexto de uma situação nova;
	
	
	a capacidade de resolver uma situação nova e transferir os conhecimentos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É extensa a lista de elementos que podem ser considerados essenciais para construção de uma educação escolar eficaz, sendo fundamental identificá-los. Refletir sobre os conceitos de uma boa educação é da maior importância porque se não sabemos o que é uma boa escola, um bom ensino e uma educação de qualidade não poderemos exigir e lutar por nossos direitos.
O que é necessário que a escola possua para que possamos dizer que ela é uma escola de qualidade? 
	
	
	
	Ela deve fornecer o livro didático, a merenda e o material escolar.
	
	
	Deve atender à diversidade e à individualidade de seus alunos e oferecer a tranquilidade necessária para se aprender.
	
	
	Deve possuir currículos unidimensionais, adequados às particularidades de cada disciplina de forma isolada.
	
	
	As boas notas nos exames já representa toda a aprendizagem do aluno.
	
	
	O acesso ao computador e à internet soluciona o problema da falta de outros recursos.
	
Explicação:
De acordo com as diretrizes curriculares para a educação básica (2010), ¿a escola de educação básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do país¿. Uma escola que atenda à diversidade e à individualidade de seus alunos e que em seu espaço eles usufruam da tranquilidade necessária para aprender pode se considerada uma escola de qualidade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"No ranking de Matemática, área que é o foco do PISA 2012, as sete primeiras colocações são ocupadas por países ou províncias asiáticas . O domínio oriental não se restringiu à Matemática . Em Leitura e Ciências, os líderes no ranking também foram asiáticos." ( O GLOBO: 4/12/2013).
Os professores da Escola Manoel de Abreu estão conversando na sala dos professores sobre os desafios brasileiros para alcançar a meta de qualidade prevista para 2022, depois que   um colega leu a reportagem sobre os resultados do PISA.
Em relação ao PISA, verifique os comentários  apresentados pelos  professores.
I- "O PISA apresenta o cenário de desempenho de alunos entre mais de 60 nações do mundo."
II- "O PISA mostra a posição preocupante em relação ao desempenho dos alunos brasileiros."
III- "Trata-se apenas de uma avaliação interna organizada pelas escolas das nações participantes."
IV-  "As provas verificam apenas o desempenho dos países asiáticos."
V- "As metas de qualidade para 2022 dependem apenas de nova legislação para educação."
Os comentários corretos em relação ao PISA são:
	
	
	
	I e V.
	
	
	I e IV
	
	
	I e II.
	
	
	II e IV.
	
	
	 III e V.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para ser considerada uma escola de qualidade, de acordo com os conteúdos apresentados na disciplina, é importante que o aluno tenha minimamente acesso a: I. Equipamentos e espaço físico que favoreçam a aprendizagem; refeições com alimentos de origem orgânica, acesso a computador e internet. II. Espaço físico e equipamentos bem cuidados; Professores qualificados; acesso a computador e internet; livros didáticos e Biblioteca. III. Salas de aula equipadas com datashow (projetores), refeitório, biblioteca, auditório, boa origem socioeconômica e cultural das família dos alunos, livros didáticos, quadra polivalente de esportes. Entre os itens anteriores, está(ão) correto(as):
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente I e II
	
	
	Somente II
	
	
	II e III
	
	
	           I e III
	
Explicação:
Compreender que a gestão da qualidade na prestação dos serviços educacionais, envolve a oferta mínima ao aluno de recursos materiais e de profissionais da educação devidamente qualificados.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre competências e habilidades, é correto afirmar: I. O processo ensino/aprendizagem poderia ser retratado como uma gangorra, na qual o professor ficasse em uma ponta e o aluno na outra. A situação ideal é que houvesse o equilíbrio entre os dois. II. Quando o professor ensina e o aluno aprende, há uma mediação do processo ensino/aprendizagem entre os dois. Para que o professor possa dizer que ensinou, tem que ter a contrapartida do aluno, que aprendeu. III. Com base em Perrenoud o MEC/Inep define a competência como sendo a ¿capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles.¿  IV. As habilidades têm um caráter prático e são entendidas como um saber fazer e se originam nas competências já adquiridas e transformadas em habilidades. Entre os itens anteriores, está(ão) correto(as):
	
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente I e II
	
	
	           I e III
	
	
	Somente IV
	
Explicação:
A questão enfatiza o necessário equilíbrio entre o professores e o aluno no processo de ensinar e aoprender, quando ambos devem privilegiar o desenvolvimento de habilidades e competências.
		1.
		Desde meados dos anos 90, o SAEB foi implantado e tem-se consolidado no campo das políticas públicas, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação ¿ (BRASIL, 2002, p. 9). Entre seus principais objetivos é possível destacar:
	
	
	
	C) contribuir para a qualidade da educação e proibir o excesso de reprovações, principalmente nas séries iniciais.
	
	
	A) contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e para a universalização do acesso à escola.
	
	
	D) a universalização do ensino superior e a qualidade do mesmo, em todo o território nacional
	
	
	B) garantir a formação de docentes e a escolaridade mínima no sistema nacional de educação
	
	
	E) garantir a formação de docentes para e educação básica e a qualidade do ensino fundamental
	
Explicação: Entre as opções apresentadas apenas contribuir para
a melhoria da qualidade da educação básica e para a universalização do acesso à escola são os principais objetivos do sistema de Avaliação da educação básica.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.
	
	
	
	A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.
	
	
	A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.
	
	
	A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.
	
	
	A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.
	
	
	A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.
	
Explicação: A Avaliação somativa inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução; visa à atribuição de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nível de aprendizagem alcançado) e presta-se à comparação de resultados obtidos com diferentes alunos,
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para considerar uma escola como sendo de qualidade em um mundo globalizado, repleto de apelos para a comercialização de produtos industrializados, sem tempo para o lazer devemos identificar os elementos que consideramos básicos e necessários para favorecer o aprendizado do aluno.
Em relação a esses elementos, analise as proposições abaixo em relação à qualidade de uma escola, julgando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
(     ) Acesso ao computador e à internet é um aspecto importante para conectar o aluno às trasformações da sociedade.
(     ) O livro adotado pela escola deve ser considerado como mais um importante instrumento de aprendizagem.
(     ) É interessante possuir um espaço para atividades envolvendo leitura, como uma biblioteca, com bons exemplares.
(     ) É importante ter professores equipados com material didático inovador, mas que sigam as mesmas normas há 50 anos.
(     ) Prédios escolares construídos de acordo com a concepção de uma educação de qualidade é um aspecto necessário.
Qual a ordem correta da análise dessas proposições?
	
	
	
	F, V, V, F, V
	
	
	F, V, F, F, V
	
	
	V, V, V, F, V
	
	
	V, F, F, V, V
	
	
	V, V, F, F, V
	
Explicação:
Um elemento a considerar é a formação do professor. Podemos ter todos os professores equipados com um material didático inovador e as aulas serem dadas da mesma maneira que há 50 anos. O professor deve se atualizar.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando a escola pública realiza uma gestão centrada na participação democrática ela tem mais chance de realizar um trabalho pedagógico permitindo a superação dos seus pontos frágeis e pode mudar a realidade adversa que prejudica o pleno desenvolvimento de seu projeto pedagógico e o atendimento das aspirações e desejos de seus alunos e pais.
Assinale, abaixo, uma das características de uma escola pautada na gestão democrática:
	
	
	
	As desigualdades de origem socioeconômica e cultural dos alunos devem ser excluídas.
	
	
	São atendidos os desejos de seus alunos e pais, que estão sempre corretos.
	
	
	Deve ser obrigatório para os professores que estes participem dos cursos oferecidos pela escola.
	
	
	O grupo de pais não devem se reunir para discutir os problemas encontrados, indepedente da escola.
	
	
	As relações estabelecidas pela equipe da escola deve ocorrer de forma harmônica e coerente.
	
Explicação:
Além de cuidar para que os professores tenham a formação ideal, precisamos nos preocupar com a dinâmica interna da escola, das relações estabelecidas para que a equipe da escola atue de forma harmônica e coerente. O grupo pode se reunir e discutir os problemas encontrados, as inovações de que ficou sabendo sobre os seus conteúdos ou de outros colegas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		É extensa a lista de elementos que podem ser considerados essenciais para construção de uma educação escolar eficaz, sendo fundamental identificá-los. Refletir sobre os conceitos de uma boa educação é da maior importância porque se não sabemos o que é uma boa escola, um bom ensino e uma educação de qualidade não poderemos exigir e lutar por nossos direitos.
O que é necessário que a escola possua para que possamos dizer que ela é uma escola de qualidade? 
	
	
	
	O acesso ao computador e à internet soluciona o problema da falta de outros recursos.
	
	
	Ela deve fornecer o livro didático, a merenda e o material escolar.
	
	
	Deve atender à diversidade e à individualidade de seus alunos e oferecer a tranquilidade necessária para se aprender.
	
	
	As boas notas nos exames já representa toda a aprendizagem do aluno.
	
	
	Deve possuir currículos unidimensionais, adequados às particularidades de cada disciplina de forma isolada.
	
Explicação:
De acordo com as diretrizes curriculares para a educação básica (2010), ¿a escola de educação básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do país¿. Uma escola que atenda à diversidade e à individualidade de seus alunos e que em seu espaço eles usufruam da tranquilidade necessária para aprender pode se considerada uma escola de qualidade.
		1.
		Ser sujeito social da prática avaliativa significa:
	
	
	
	estar comprometido com a gestão da instituição;
	
	
	estar comprometido com a realização da missão institucional;
	
	
	estar ciente de todos os fatos que ocorrem na instituição;
	
	
	estar comprometido com o currículo do aluno.
	
	
	estar ciente e ser cumpridor das normas da instituição;
	
Explicação:
Ser sujeito social da prática avaliativa significa estar comprometido com a realização da missão institucional.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Cabe ao Coordenador da CPA:
	
	
	
	Todas as alternativas não pertencem as atribuições do Coordenador da CPA.
	
	
	Representar a CPA interna e externamente.
	
	
	Não permitir que ninguém o represente nas reuniões institucionais.
	
	
	Convocar reuniões somente no final do semestre.
	
	
	Encaminhar relatórios para a divulgação apenas para os professores.
	
Explicação: O coordenador da CPA possui a função de atuar em todos os momentos da vida acadêmica, participando de reuniões e representando a unidade escolar interna e externamente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:
	
	
	
	Avaliação institucional.
	
	
	Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes.
	
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
	
	
	Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação.
	
Explicação:
A avaliação institucional leva a instituição a refletir sobre seus objetivos e práticas , redefinindo estratégias.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A avaliação externa de cursos e de instituições é realizada...
	
	
	
	Pelas equipes técnicas das Secretarias Estaduais e Municipais.
	
	
	Pelas Comissões designadas pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
	
	
	Pelas Equipes Técnicas do Ministério da Educação (MEC).
	
	
	Pelas Secretarias de Educação Estaduais.
	
	
	Pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
	
Explicação:
A avaliação institucional externa é realizada por representantes do estado Avaliador.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A CPA - Comissão Própria de Avaliação possui objetivos bem definidos. Qual das opções abaixo relacionadas NÂO apresenta um objetivo da CPA nas Instituições de Ensino Superior ?
	
	
	
	Analisar e divulgar os resultados apenas para as
coordenações e diretoria da IES - Instituições de Ensino Superior.
	
	
	Preparar e sensibilizar a comunidade acadêmica quanto ao processo de avaliação institucional.
	
	
	Coordenar o processo de auto avaliação.
	
	
	Coordenar, se necessário, atividades de descentralização do processo de avaliação.
	
	
	Desenvolver metodologias para pesquisa e/ou colata de dados.
	
Explicação: Os resultados devem ser divulgados para toda a comunidade acadêica incluindo o corpo discente neste processo.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(Pedagogo - Pref. Maracaçumé-/MA - 2016). A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de:
	
	
	
	oferecer um panorama do desempenho educacional da escola possibilitando  a implementação de políticas públicas;
	
	
	orientar o coordenador da escola sobre a formação didática e teórica dos docentes;
	
	
	apontar as fragilidades da instituição para que estas se tornem autônomas e busquem resolver seus problemas internos e externos através da aquisição de recursos.
	
	
	classificar as escolas e premiar os gestores e coordenadores pedagógicos com maior proficiência;
	
	
	orientar a prática docente, através da análise de especialistas e de dicas sobre como ensinar;
	
Explicação:
A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de oferecer um panorama do desempenho educacional da escola possibilitando a implementação de políticas públicas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A cultura da avaliação na escola envolve:
	
	
	
	a participação de todos os professores;
	
	
	a participação dos professores e da equipe de gestão;
	
	
	a participação dos professores e alunos;
	
	
	a participação de toda a comunidade escolar;
	
	
	a participação dos professores e da direção.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre os pressupostos ou princípios básicos da avaliação institucional qual das afirmativas não estão de acordo:
	
	
	
	¿ A avaliação institucional não é só um debate técnico, mas ético e político sobre os meios e os fins da educação.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Pressupõe uma postura de análise de causas e efeitos.
	
	
	É um processo constante de reflexão sobre a prática pedagógica.
	
	
	A avaliação institucional deve envolver apenas os atores ou sujeitos sociais como os alunos e professores bem como as únicas referências para serem avaliados.
	
Explicação: Avaliação institucional envolve outros sujeitos ou agentes sociais da educação como os gestores, o corpo administrativo, a comunidade, a família e o estado.
	
 
		
	
		1.
		O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:
I) avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.
II) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.
III) o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.
IV) a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.
Estão corretas apenas: (escolhar só uma alternativa)
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	Somente I e II.
	
	
	Somente II e III.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	III e IV.
	
Explicação:
na atuação  do SINAES são encontrados os aspectos abordados em todos os ítens sugeridos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), o ENEM é uma das formas de avaliar a qualidade do ensino e o rendimento dos estudantes. As opções apresentam objetivos do ENEM, EXCETO:
	
	
	
	Acompanhar o desempenho das escolas no desenvolvimento das propostas curriculares nacionais
	
	
	Possibilitar o acesso ao ensino superior.
	
	
	Garantir o ingresso no mundo do trabalho.
	
	
	Verificar habilidades de raciocínio e de estabelecer relações.
	
	
	Estruturar uma avaliação ao final da educação básica.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A avaliação institucional, como instrumento de gestão, corresponde a um processo que se integra ao planejamento educacional. Desse forma, podemos dizer que ela pode ajudar o gestor escolar a:
	
	
	
	organizar o rankeamento dos melhores professores da escola.
	
	
	punir os alunos e professores com os piores desempenhos.
	
	
	monitorar objetivamente as práticas escolares, contribuindo para o processo de planejamento.
	
	
	controlar, de maneira eficaz, o que os professores fazem em sala de aula.
	
	
	premiar os alunos com melhor desempenho.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:
	
	
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	Avaliação institucional.
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
	
	
	Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação.
	
	
	Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes.
	
Explicação:
A avaliação institucional leva a instituição a refletir sobre seus objetivos e práticas , redefinindo estratégias.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A avaliação externa de cursos e de instituições é realizada...
	
	
	
	Pelas Comissões designadas pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
	
	
	Pelas Equipes Técnicas do Ministério da Educação (MEC).
	
	
	Pelas Secretarias de Educação Estaduais.
	
	
	Pelas equipes técnicas das Secretarias Estaduais e Municipais.
	
	
	Pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
	
Explicação:
A avaliação institucional externa é realizada por representantes do estado Avaliador.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Ser sujeito social da prática avaliativa significa:
	
	
	
	estar comprometido com o currículo do aluno.
	
	
	estar comprometido com a realização da missão institucional;
	
	
	estar ciente e ser cumpridor das normas da instituição;
	
	
	estar comprometido com a gestão da instituição;
	
	
	estar ciente de todos os fatos que ocorrem na instituição;
	
Explicação:
Ser sujeito social da prática avaliativa significa estar comprometido com a realização da missão institucional.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(Pedagogo - Pref. Maracaçumé-/MA - 2016). A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de:
	
	
	
	apontar as fragilidades da instituição para que estas se tornem autônomas e busquem resolver seus problemas internos e externos através da aquisição de recursos.
	
	
	oferecer um panorama do desempenho educacional da escola possibilitando  a implementação de políticas públicas;
	
	
	classificar as escolas e premiar os gestores e coordenadores pedagógicos com maior proficiência;
	
	
	orientar a prática docente, através da análise de especialistas e de dicas sobre como ensinar;
	
	
	orientar o coordenador da escola sobre a formação didática e teórica dos docentes;
	
Explicação:
A avaliação institucional externa assume no contexto educacional a função de oferecer um panorama do desempenho educacional da escola possibilitando a implementação de políticas públicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando