A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Introdução às TICs Final

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Introdução às TICs (BIB04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:445854) ( peso.:3,00)
	Prova:
	11408768
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para Costa (2018), as tecnologias sem fio mudaram as relações entre os espaços urbanos e as pessoas, criando novas formas de mobilidade. A internet passou a ser usada como entretenimento e como meio de comunicação entre seus navegadores. Nesse sentido, estão os sistemas de comunicação. Analise as sentenças abaixo referente aos sistemas de telefonia móvel celular, classificando com V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.
(    ) Esse sistema se caracteriza por não possuir fio, constituído de rádios móveis, terminais de usuário e estações de rádio base.
(    ) Esse sistema permite a comunicação por voz, texto, vídeo ou fotos.
(    ) Esses sistemas precisam de um emissor laser, um receptor e um canal de transmissão.
(    ) O celular é um rádio transceptor portátil, ou seja, um equipamento de enviar e receber ondas de rádio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COSTA, Simone Erbs da. iLibras como Facilitador na Comunicação do Surdo: Desenvolvimento de um Recurso Colaborativo de Tecnologia Assistiva. Dissertação (Mestrado) -- Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Joinville, 2018.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	A produção das tecnologias atende às necessidades de cada época. As necessidades vão surgindo e o homem as cria em função da sua sobrevivência social e individual. Como toda ação possui uma reação, as tecnologias impõem ao homem novas formas de agir, pensar, trabalhar etc. Sobre as tecnologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) As mudanças são proporcionadas pela utilização que se faz das tecnologias, favorecendo as transformações sociais. 
(    ) As TIC proporcionam uma democratização no que se refere ao acesso ao conhecimento, à educação e à informação. 
(    ) As tecnologias por si só agem como motor de modificação social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	A perspectiva conceitual enfatiza o propósito principal dos sistemas de informação que apoiam as operações e a tomada de decisão gerencial. Os gerentes das empresas precisam de informações que os apoiem em suas tomadas de decisões. Sobre os dados que podem ser considerados informações gerenciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dados de uma nota fiscal.
(    ) Dados da folha de pagamento de um funcionário.
(    ) Dados sintetizados sobre os produtos mais vendidos em determinado período.
(    ) Telefones dos clientes.
(    ) Dados do endereço dos clientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F - F.
	4.
	De acordo com Rangel et al. (2015, p. 145), "ainda que haja discrepâncias entre as estimativas sobre os valores absolutos do comércio eletrônico mundial, sua tendência de crescimento não é questionada. Explicam esse fato a contínua ampliação do número de usuários da internet, o progresso tecnológico das TIC, melhorias contínuas na infraestrutura de telecomunicação, o crescente acesso a redes de banda larga, a difusão de dispositivos conectáveis à internet, a evolução de aparatos regulatórios e a presença de planos nacionais de banda larga (PNBL) na maior parte dos países, que buscam não apenas a ampliação do acesso, mas também a melhoria da qualidade das conexões. Contribuem também algumas mudanças culturais que tendem a reduzir a resistência à prática do e-commerce por parte da população, além de mudanças demográficas, principalmente a crescente incorporação ao mercado consumidor de pessoas que nasceram ou cresceram em um ambiente no qual o acesso ao mundo virtual é trivial". Para garantir essa evolução tecnológica, bem como fiscalizar o devido uso dos meios de telecomunicação, foram criados organismos nacionais e internacionais. Referente aos órgão de telecomunicação ITU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F as falsas:
(    ) ITU é a sigla de União Internacional de Telecomunicações, sendo uma organização internacional que tem o objetivo de coordenar a comunicação em rede e serviços no mundo, integrando todos os países. 
(    ) O ITU se divide em três segmentos distintos: ITU-R, ITU-D e ITU-T. 
(    ) O ITU-R tem a responsabilidade referente ao desenvolvimento das telecomunicações. 
(    ) O ITU-D é responsável pelas comunicações de rádio e frequência. 
(    ) O ITU-T tem a responsabilidade de padronizar a telefonia, a telegrafia e os dados. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RANGEL, G. et al. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES, 2015. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4285. Acesso em: 30 abr. 2019.
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	5.
	Os requisitos dos usuários de Wi-Fi aumentaram consideravelmente nos últimos anos. As pessoas usam para muito mais do que apenas e-mail ou mensagens - é uma ferramenta de comunicação essencial. Referente aos usuários móveis, assinale a alternativa INCORRETA.?
FONTE: http://portal.comunique-se.com.br/newsdino/?title=estudo-indica-que-comportamento-de-millennials-pode-representar-grande-risco-a-seguranca-de-sistemas-federais-de-ti&releaseid=122081&partnerid=33. Acesso em: 29 abr. 2019.
	 a)
	As tecnologias podem ser utilizadas no nosso cotidiano, permitindo aumentar a qualidade de vida, dos serviços e produtos comercializados.
	 b)
	Os eletrodomésticos não podem ser citados como a vertente de comunicação em rede por meio de dispositivos móveis.
	 c)
	É possível economizar dinheiro na leitura da energia elétrica.
	 d)
	Todo aquele equipamento que se conecta a outro sem o uso de um cabo é um equipamento móvel.
	6.
	De acordo com Costa (2018, p. 52), "a comunicação pode ser vista como o resultado de uma ação conjunta, desempenhada pelos indivíduos em uma sociedade, em que cada qual possui sua própria identidade comunicativa por meio da convivência e do diálogo, adicionando essa identidade na sociedade". Ademais, a autora coloca que as relações existentes dependem fundamentalmente de que seja estabelecida uma comunicação, sendo necessários alguns elementos. Vamos fazer uma analogia com os elementos de um sistema analógico elementar de comunicação que envolve elementos como: fonte de informação, transdutor, transmissor, canal de comunicação, transdutor, receptor e destinatários. Referente ao esquema de um sistema analógico elementar de comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, Simone Erbs da. iLibras como Facilitador na Comunicação do Surdo: Desenvolvimento de um Recurso Colaborativo de Tecnologia Assistiva. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Joinville, 2018.
	 a)
	O transmissor é o circuito interno, responsável por garantir a chegada ao transdutor de recepção.
	 b)
	O canal de comunicação é utilizado para transmissão da informação, ou seja, existe uma dependência da transmissão da informação para o canal de comunicação que está sendo utilizado, conectando os dois lados da comunicação. Para isso, ela utiliza fios e conexões.
	 c)
	A fonte de informação é a conexão da linha telefônica.
	 d)
	O receptor é o circuito interno, responsável por garantir que a informação chegue ao seu destinatário.
	7.
	Imagine o cenário a seguir: um acadêmico precisa escrever um artigo, sendo necessário utilizar o processador de textos Word que