Buscar

Microbiota normal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MICROBIOTA NORMAL
1- O termo “Flora microbiana normal” é incorreto. Devemos dizer microbiota normal. Por que FLORA microbiana não é apropriado? 
Pois as bactérias eram classificadas como plantas até 1866, quando ganharam reino próprio. A expressão correta e usada cientificamente é microbiota e flora se remete a um conjunto de plantas, como estamos nos referindo a microrganismo a forma “microbiota normal” fica melhor apresentada.
2- Como você definiria microbiota normal? A microbiota normal é igual em todos os indivíduos? Como determinamos se um micro-organismo faz parte da microbiota normal humana? 
Definiria como população de microrganismos que habita a pele e às mucosas de pessoas normais e sadias.
Não, é diferente em cada organismo.
Microrganismo que não faz parte da microbiota normal humana pode fazer mal ao organismo
3- Como a microbiota normal se estabelece? Descreva as etapas 
Ao nascimento, no entanto, populações microbianas normais e características começam a se estabelecer. Imediatamente antes de a mulher dar a luz, lactobacilos em sua vagina se multiplicam rapidamente. O primeiro contato entre o recém-nascido e os micro-organismos em geral ocorre com esses lactobacilos, que se tornam os micro-organismos predominantes no intestino do bebê. Com a respiração e o início da alimentação, mais micro-organismos são introduzidos no corpo do recém-nascido a partir do meio ambiente. Após o nascimento, E. coli e outras bactérias provenientes de alimentos começam a habitar o intestino. Esses micro-organismos permanecerão nesse sítio para o resto da vida do indivíduo e, em resposta a condições ambientais anormais, podem aumentar ou diminuir seu número e contribuir para o surgimento de doenças.
4- Quais os fatores que determinam a distribuição e a composição da microbiota normal no organismo humano? Explique cada um deles
Muitos fatores determinam a distribuição e a composição da microbiota normal. Entre eles estão nutrientes, fatores físicos e químicos, defesas do organismo hospedeiro e fatores mecânicos.
Umidade, acidez, temperatura e disponibilidade de nutrientes. Alguns microrganismos precisam de alta umidade para construir seus corpos. A temperatura é outro fator importante na manutenção da microbiota que, combinada com a acidez, pode desnaturar proteínas e outras substâncias da microbiota, levando à morte. Por fim, a disponibilidade de nutrientes é extremamente importante, porque sem alimentos os microrganismos não podem se sustentar para se dividir e sobreviver.
5- Quais são as partes do organismo humano colonizadas por micro-organismos? Quais as partes que devem ser livres de colonização microbiana? Quais as regiões mais colonizadas? Quais as menos colonizadas? 
Pele – áreas úmidas especialmente, como por exemplo a virilha ou entre os dedos dos pés.
Trato respiratório – nariz e orofaringe
Trato digestivo - boca e intestino grosso
Trato urinário – parte anterior da uretra
Trato genital – vagina
As partes livres são as partes restantes dos tratos respiratório e digestivo, a bexiga urinária e o útero.
Existem mais colonização na pele em regiões mais quentes e úmidas e o trato gastrointestinal e as mucosas.
Existem menos colonização são as que não possuem grande função de absorção e/ou síntese de substâncias.
6- Observe a tabela 14.1 do livro Tortora e explique por que nem todos os micro-organismos que entram em contato com a pele se estabelecem como microbiota normal. 
Devido a secreções de glândulas de óleos e suor, que possuem propriedades antimicrobianas
7- Observando a mesma tabela, responda quais são as pressões adversas e fatores atrativos que os micro-organismos encontram para se estabelecer no intestino grosso, cavidade oral 
No intestino grosso: em razão da disponibilidade de umidade e nutrientes. O muco e a descamação periódica previnem que muitos micro-organismos colonizem o revestimento do trato gastrintestinal. Além disso, a mucosa produz uma série de substâncias antimicrobianas. A diarreia também acaba por eliminar parte da microbiota normal.
Na cavidade oral: Umidade abundante, calor e a presença constante de alimentos fazem da boca um ambiente ideal que suporta uma vasta e diversa população microbiana na língua, nas bochechas, nos dentes e nas gengivas. Entretanto, as mordidas, a mastigação, os movimentos da língua e o fluxo de saliva desalojam diversos micróbios. A saliva contém várias substâncias antimicrobianas.
8- Explique o papel da fibronectina na colonização do trato respiratório e as consequências da alteração na quantidade de fibronectina nos locais onde ela exista naturalmente? 
A fibronectina é uma substância presente no trato respiratório e na cavidade oral, que auxilia na não fixação de microrganismos patogênicos. À medida que a substância diminui no trato respiratório, bactérias prejudiciais permanecerão na área devido a mudanças na saliva (porque a saliva contém enzimas hidrolase, essas enzimas hidrolase reduzirão a adesão do receptor à adesina bacteriana), e também altera o pH do trato respiratório. Trato respiratório e cavidade oral, causando doenças respiratórias e / ou enfermidades.
9- O que é tropismo tissular?
Quando os vírus são mais tecido-específico que as bactérias. Ele conta, normalmente, com a existência de receptores específicos nas superfícies de determinadas células. 
10- Quais os benefícios (funções) da microbiota normal? 
A produção de inúmeros odores associados à superfície epitelial do corpo. 
Pode ser uma fonte comum de infecção, mesmo eu não achando isso benéfico, estimulação imune e impede a entrada de invasores.
11- O que são animais germ free (Livres de micro-organismos)? O que ausência de micro-organismos provoca nestes animais? 
São a maioria dos mamíferos livres de germes obtido em laboratório, por sua criação em ambientes estéreis. Por um lado, pesquisas com animais livres de germes mostram que a presença de micróbios não é absolutamente necessária à vida animal. Por outro lado, as mesmas pesquisas mostram que animais livres de germes apresentam sistema imune subdesenvolvido e são extremamente suscetíveis a infecções e doenças severas. Animais livres de germes também requerem mais calorias e vitaminas em sua alimentação do que animais normais.
12- O que são Micro-organismos oportunistas. Dê exemplos de infecções por micro-organismos oportunistas
Em circunstâncias apropriadas, um organismo mutualístico como a E. coli pode se tornar prejudicial. A E. coli geralmente é inofensiva enquanto permanece no intestino delgado de seu hospedeiro; mas, ao acessar outras regiões do corpo, como o trato urinário, pulmões, medula espinal ou feridas, ela pode causar infecções urinárias, infecções pulmonares, meningites ou abscessos, respectivamente. Micróbios como a E. coli são chamados de patógenos oportunistas. Eles normalmente não causam doença quando presentes em seu habitat normal em uma pessoa saudável. Entretanto, podem gerar doença quando em diferentes ambientes. Por exemplo, micróbios que penetram o corpo através da quebra da barreira da pele ou das membranas mucosas podem causar infecções oportunista. Alternativamente, se o hospedeiro se encontra enfraquecido ou comprometido por uma infecção, micróbios que normalmente são inofensivos podem causar doença.

Outros materiais