Buscar

APS - INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA_ ATIVIDADE COMPLEMENTAR
 NOME: PATRICK CAMPOS LOPES TURMA:821
				MATRÍCULA: 2018102584
1) O tema é uma biografia não autorizada do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, e busca traçar através dessa personagem toda a história da corrupção política que, há mais de 20 anos, vem assolando o Brasil.
2) Aloy Jupiara é jornalista, formado na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. De 1987 a 2000. Trabalhou como repórter, coordenador e subeditor de Rio e Nacional/Política do jornal O Globo. Entre 2001 e 2004, foi editor do site do jornal. Em 2009, liderou a equipe que criou o site do jornal Extra. É gestor de projetos digitais para mídia. 
Chico Otavio é repórter do jornal O Globo e professor de jornalismo na PUC-Rio. Iniciou a carreira em 1985, no Última Hora, passou pela sucursal do Rio do Grupo Estado, produzindo reportagens para O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Agência Estado, e, em 1997, transferiu-se para O Globo, cobrindo Política. Ganhou sete vezes o Prêmio Esso. 
3) Há, antes de tudo, uma grande sacada no título: “Deus tenha misericórdia dessa nação” foi uma expressão proferida pelo próprio ex-presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha, durante a sessão de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ou seja, é fazer do limão a limonada. Além disso, todo esse oneroso trabalho de investigação dos jornalistas Aloy Jupiara e Chico Otávio resultou numa explicação ao povo brasileiro de quando, como e por que nós custeamos o alambrado da miséria política em nosso país. 
4) Chico Otávio, como repórter de política, já acompanhava a trajetória de Eduardo cunha há duas décadas, mas foi em 2016, durante o impeachment da ex-presidente Dilma, que surgiu a ideia de produzir a obra que levou três anos e meio de árdua investigação.

Continue navegando