Buscar

aps - radio 1


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REPORTER ESSO: 
Esse tipo de repórter, importado de um projeto americano, foi algo que revolucionou a produção noticiosa do rádio brasileiro. Depois de implantado caiu no gosto popular rapidamente pela rapidez. 
O que consiste esse tipo de telejornalismo é a rapidez na informação, sem muita enrolação, as matérias são lidas e informadas a população, bem monótono e sem dinamismo, o que atende a sociedade, baseado nas agências de notícias do EUA. Trazendo coberturas sobre a segunda guerra mundial diretamente do front. Assim, o programa pôde mostrar que o rádio era o meio ideal para esta função. E até hoje, ainda é a mídia capaz de reportar a informação mais rapidamente.
Alguns marcos importantes na história foram informados ao público através dele: o anúncio do fim da 2 Guerra Mundial, e entre outras que foram anunciadas.
Noticiou com exclusividade o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954 pelo fato de a empresa patrocinadora ter amplo trânsito no Palácio do Catete.
 Em 1957, informou com grande ênfase a explosão da Bomba de Hidrogênio. 
Em 1959 informou que Fidel Castro vencera a Revolução Cubana reforçando o avanço do perigo comunista na América Latina.
Realizou uma grande cobertura na Guerra da Corea, em 1950, enviando alguns correspondentes para o campo de batalha.
Repórter Esso encerrou suas atividades, na rádio, na virada do ano de 1969 para 1970. Na televisão, o noticiário foi apresentado pela última vez em 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi e na TV Record.

Continue navegando