Buscar

As funções cognitivas são as abilidades do cérebro que podem ser divididas em grandes grupos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neurociência cognitiva
As funções cognitivas são as habilidades do cérebro que podem ser divididas em grandes grupos:  memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas. O sistema cognitivo nada mais é do que a relação entre estas funções, desde os comportamentos mais simples até os de maior complexidade, que exigem muito mais do nosso cérebro.
 	A memória é a capacidade que temos de registrar informações, lembrar-se delas e depois aproveitá-las no presente. Existem várias etapas na memória, sendo estabelecidas por: memória de curto prazo, que utilizam os nossos sentidos e a memória de longo prazo, que nada mais são do que os conhecimentos que demarcamos como os mais importantes e ficam presentes no nosso cérebro por mais tempo.
 	A atenção é essencial para os processos existentes para a memorização. Esta é uma função muito complexa e o nível dela é determinado pelo comportamento. A atenção pode ser dividida em Atenção seletiva que ocorre quando uma pessoa escolhe um estímulo que ela deseja prestar atenção e Atenção dividida que é uma capacidade que a pessoa possui de prestar atenção em mais de um estímulo.
Percepção é uma função cognitiva onde o indivíduo é capaz de formar e distinguir os estímulos vindos de um ambiente através dos órgãos sensoriais e poder dar um significado para eles. E a Linguagem é uma função que utilizamos para nos comunicar, ela pode ser de maneira oral e escrita ou ainda através de formas não verbais como os desenhos e gestos.
As funções executivas constituem um conjunto de habilidades que possibilitam uma reflexão atenta, isto é, deliberada e intencionada a alcançar um objetivo. Um bom funcionamento executivo permite ao indivíduo refletir antes de agir, trabalhar diferentes ideias mentalmente, solucionar desafios inesperados, pensar sob diferentes ângulos, reconsiderar opiniões e evitar distrações. Assim, essas habilidades são fundamentais para tomar decisões, viver e pensar com autonomia. Seu principal desenvolvimento ocorre de zero a seis anos de idade, período que corresponde à primeira infância, e é fortemente influenciado pela qualidade e quantidade de experiências que as crianças podem ter, inclusive relacionadas aos aspectos biológico e emocional. 
No ambiente escolar as habilidades de funções executivas ajudam as crianças a lembrarem-se e seguirem instruções com várias etapas, evitar distrações, controlar respostas precipitadas, ajustar quando as regras mudam, persistir na solução de problemas e controlar obrigações de longo prazo.
Além das funções executivas ajudarem as crianças a desenvolverem comportamentos positivos (desenvolver trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão) auxiliam a fazerem escolhas melhores em relação a saúde, como nutrição e exercício e resistir a pressão de corre riscos. Elas também aumentam nosso potencial de sucesso econômico, pois somos mais bem organizados, aptos a resolver problemas que exijam planejamentos e preparados para nos adaptar a mudanças de circunstâncias.
 	Para a sociedade, o resultado é uma população mais bem-educada e com maior prosperidade, capaz de enfrentar os desafios da atualidade e uma população mais saudável com uma força de trabalho mais produtiva e redução de custos com cuidados a saúde.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/neuropsicologia-funcoescognitivas/52407#:~:text=As%20fun%C3%A7%C3%B5es%20cognitivas%20s%C3%A3o%20divididas,muito%20mais%20do%20nosso%20c%C3%A9rebro.

Continue navegando