Buscar

Atividadede Envio -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
Avaliação Financeira em Logística
Aluno(a):
 
Data
: 05
 
 /
10
 /
20
Atividade
 de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
contém 
1
0
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
de Envio
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) Descreva as etapas necessárias à elaboração do Fluxo de Caixa e das etapas descritas acima, qual delas é a mais importante? Por quê?
Resposta:  Obtenção de informações quantitativas e principalmente qualitativas necessárias á elaboração do fluxo.
   - Escolha da Metodologia do Fluxo de Caixa
   - Analise dos resultados obtidos
 As etapas andam em paralelo e são dependentes uma das outras, porém na minha concepção a primeira etapa é a primordial pois as informações são necessárias para a elaboração do fluxo.
2) Qual o significado, do ponto de vista gerencial, do capital de giro?Como ele é calculado?
Resposta:  Capital de giro  é o valor que a empresa possui disponível para pagar suas despesas operacionais e serve para manter a empresa aberta e circulando. Isso inclui as mercadorias prontas para a venda, as que ainda estão em produção; os valores em caixa, no banco; e recebimentos dos clientes. Ele é calculado :
Ativo Operacional – Passivo Operacional.
3) Sabendo que o beta da empresa Alfa é de 1,6, a taxa livre de risco é de9% e o retorno médio sobre o mercado é de 13%, determine o custodo capital próprio da empresa, utilizando o modelo CAPM.
Resposta:  9%+[1,6 x (13%-9%)]
     9%+6,4% = 15,4%
4) Identifique um instrumento de avaliação financeira na logística, expliquequal a informação gerada por ele e quais possíveis decisões ogestor poderia tomar?
Resposta: Instrumento: Fluxo de Caixa;
 Informação gerada: A qualidade da gestão financeira para o processo de tomada de decisão;
 Decisões gestor: Observar as características importantes na empresa para a elaboração do fluxo de caixa.
5) Comente sobre o objetivo da pré-orçamentação e da orçamentação.
Resposta: O orçamento deve fazer parte do planejamento estratégico de uma empresa para auxiliar os gestores a acompanharem os resultados dos setores. Isso porque os gerentes devem buscar formas para melhorar o trabalho em conjunto e, assim, obter os melhores resultados para a empresa, funcionários e cliente.
6) Caracterize os seguinte tipos de orçamento: por período, por projeto,histórico, base zero, estático, flexível, participativo e não participativo.
Resposta: Por Período: Atende a necessidade de operações cotidianas, com base em períodos relativamente regulares, que normalmente são abertos em curto, médio ou longo prazos.
   - Por Projeto: Conhecido como orçamento de capital ocorre quando o centro da atenção é o próprio projeto. tem como finalidade adotar um esquema diferente do orçamento por período.
  - Histórico: O referencial histórico é uma informação útil na gestão de uma organização. A base para a estimativa do planejamento ocorre alicerçada nos acontecimentos do passado.
 - Base Zero: Permite o entendimento parcial  de alguns fatores mas pode se revelar inadequado quando a comparação é com o que se deseja atingir.
 - Estático: Conhecido como orçamento fixo ,não considera a influência  de mudanças ambientais , como variações no volume de venda.
  - Flexível: Oferece um modo de assimilar aumento ou reduções inesperadas de volume durante um determinado período operacional. É definido como aquele que pode ser ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real. 
 - Participativo: Este orçamento privilegia a política de participação dos gestores na escolha das prioridades de investimentos. Trata-se de uma consulta aos executores das atividades a respeito do destino dos recursos a serem adquiridos.
   - Não participativo: O processo orçamentário é dissociado dos gestores que a executam. As decisões são tomadas com base na visão da alta diretoria e são entregues para o corpo gerencial executar. Esse tipo de orçamento privilegia as decisões de alta administração.
7) Defina os métodos de custeio: variável, por absorção e pleno. Quaissão as medidas de lucratividade relacionadas com esses métodos?
Resposta:  Custeio variável: Existem muitas criticas :
 Custos fixos são estruturais - existem independente da produção de um determinado produto. Os custos fixos são encargos para a empresa como um todo.
 Subjetividade do rateio - como os custos fixos são estruturais , não dizem respeito a um produto especifico, então são quase sempre distribuídos á base de critérios de rateio. Esse critério pode alterar a distribuição de custos fixos.
 Variação conforme  volume de produção - tem-se um menor custo fixo por unidade quando o volume de produção aumenta. Assim o produto não tem um custo de produção mais sim um custo dependente do volume de produção ; pior do que isso aumentar a quantidade de outros produtos elaborados.
A medida de lucratividade associada ao custeio variável é a margem de contribuição ( MC ).
  Custeio por absorção: atribui as entidades objeto de custeio todos os custos de produção, e somente eles. A medida de lucratividade associada é a margem bruta ou lucro bruto ( MB ) Sendo que a margem bruta é o excesso do preço de venda líquido em relação aos custos de produção e destina-se a amortizar as despesas e a formar o lucro da empresa.
Custeio pleno: Consiste no rateio não só dos custos de produção , mas também de todas as despesas da empresa, inclusive  financeiras , a todos os produtos. Atribui ás entidades objeto de custeio todos os custos e despesas. A medida de lucratividade  associada é a margem operacional ( MO ).
8) Defina o que é lucratividade. Exemplifique quais são as quatro margensde lucratividade mais conhecidas.
Resposta: A lucratividade é um indicador utilizado para apontar o ganho de uma empresa em relação à atividade que ela desenvolve. Ela aponta se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e as despesas e ainda gerar lucro.
Margem de Contribuição - É o excesso do preço de venda líquido em relação aos custos e despesas variáveis;
Margem Bruta - É o excesso do preço de venda líquido em relação aos custos de produção;
Margem operacional - É o excesso do preço de venda líquido em relação aos custos e despesas;
Margem líquida - É o excesso do preço de venda líquido em relação aos custos , despesas e impostos. 
9) Comente sobre as abordagem de precificação: de mercado, econômicae de custos.
Resposta:  Mercado: A empresa deve de se atentar para que o cliente está querendo , como também  o que os concorrentes estão fazendo. Quando aprofundamos na visão das necessidades dos clientes, devemos pesquisar a sensibilidade dele quando aos diversos aspectos de suas necessidades e preferências. 
 - Econômica: Existem dois princípios básicos: otimização e equilíbrio. O princípio  da otimização fundamentado na racionalidade econômica , influencia na escolha dos clientes ou seja as pessoas tentam escolher o melhor padrão de consumo possível. Já o princípio do equilíbrio está mais voltado ao ajuste de mercado. Ou seja os preços se ajustam até que o total da demanda  seja igual á oferta.
- Custos: Os preços são calculados de dentro para fora, o ponto de partida é o custo do bem ou serviço apurado segundo um dos métodos de custeio: variável, por absorção, pleno, por atividade. Sobre esse custo agrega-se uma margem denominada mark-up , que deve ser estimada para cobrir os gastos não incluídos no custo, os tributos e comissões incidentes  sobre o preço e lucro desejado pelos administradores.
10) O que é Gestão de Custos Interorganizacionais e qual é sua funcionalidade?
Resposta:  A gestão estratégica de custos nas cadeias de suprimento não é um conceito novo. ... Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) é uma abordagem estruturada com visãoampla, além das fronteiras da organização, que visa a redução de custos em âmbito interno e externo.
 A Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) focaliza a minimização de custos, criando vantagens competitivas frente às cadeias concorrentes. ... A GCI é ferramenta capaz de gerar benefícios para toda a cadeia, devendo ser incluída na gestão estratégica das empresas.
 
 (
Atividade
de Pesquisa
: 
Avaliação Financeira em Logística
)

Continue navegando