Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

SEGURANÇA DA EDIFICAÇÃO EM WOOD FRAME CONTRA INCÊNDIO:
 Uma das maiores preocupações das construções nos sistemas existentes é o perigo dos acidentes provocados pelo fogo. Dessa maneira, o objetivo inicial a ser considerados voltado para uma maior segurança contra incêndio, deve-se analisar, antes de tudo, as formas de propagação do fogo e de como o mesmo se comporto em ambiente de madeira. 
 O preconceito acerca das construções de madeira, como já relatado anteriormente, no Brasil se apresenta como um dos maiores empecilhos que colaboram para a fabricação em massa desse modelo construtivo. Dessa forma, precisa-se analisar e comprovar a segurança que tal modelo possui, a fim de sanar toda dúvida e desconfiança.
 Nesse contexto, em termos estruturais, quando comparada com o sistema de stell frame, por exemplo, a madeira, apresenta ótimas condições de comportamento contra o fogo. Isso se deve a uma propriedade muita especial desse material. Segundo Pinto (2001), elementos estruturais de madeira, quando expostos ao fogo, carbonizam primeiramente seu perímetro externo, ficando o interior da madeira praticamente intacto.
 Os incêndios possuem origem nas instalações elétricas, gás e muitas vezes em acidentes domésticos relacionados aos bens materiais de uma edificação. Segundo a AMERICAN PLYWOOD ASSOCIATION, APA, (2005) o conceito de proteção ao fogo não se resumo em criar soluções para que uma edificação seja a prova de fogo. Tal conceito não existe e o desafio é criar alternativas tecnológicas para proteger a estrutura de danos estruturais que podem causar percas de vidas.
ESTRUTURA DA MADEIRA E SUAS PROPRIEDADES:
 A madeira é um material heterogêneo e sua composição possui diferentes tipos de células que apresentam funções diversas, como, por exemplo: condução de liquido, resistência e armazenamento de energia. 
 Suas variações físicas e anatômicas são diversas entre as espécies que podem ser encontradas em todas as regiões do mundo, e sua disposição leva em conta, além de tudo, da região e sua condição de adaptação a um determinado ambiente. Na figura abaixo, podemos analisar algumas das principais estruturas de um tronco de madeira 
 Os principais polímeros que compõem a madeira são celulose, hemicelulose, lignina e extrativos em geral. (WINANDY; ROWELL, 2005). Tais polímeros possuem a função de se estruturarem e fornecer sustentação crucial a madeira. Na Tabela abaixo, conseguimos analisar as alterações das propriedades desses materiais de acordo com a alteração da temperatura ambiente. 
Fonte: Schaffer (1973) - Alterações provocadas termicamente na madeira seca em atmosfera inerte
 A madeira, que é um polímero natural, sofre degradação e carbonização ao ser queimada e muda suas propriedades mecânicas de acordo com o nível de temperatura e o tempo de exposição ao calor. As seções a seguir discutem esse tópico em detalhes:
DEGRADAÇÃO OU DESPOLIMERIZAÇÃO TÉRMICA:
 A despolimerização é um processo na qual pela presença de altas temperaturas de calor causa a redução dos materiais orgânicos da estrutura celular de um corpo. quando as temperaturas forem elevadas, ocorrerá a despolimerização da madeira com liberação de gases voláteis inflamáveis ou não, a combustão do material lenhoso, a carbonização e a combustão incandescente do carbono fixo (BROWNE, 1958; WINANDY; ROWELL, 2005).
 Durante o aquecimento da madeira, muitos compostos orgânicos voláteis são produzidos e liberados, tais como álcoois, resinas, terpenos. São eles que participam na reação em cadeia durante o processo de combustão da madeira (MANNINEN; PASANEN; HOLOPAINEN, 2002).
Abaixo seguem segue as fases da Degradação da madeira:
 Fases de degradação da madeira
 Fonte: Figueroa, M. J. M.; Moraes, P. D. de
· Materiais de fabricantes – Tratada 
· Código de bombeiros diz sobre essas instalações 
· O que é uma madeira tratada? Exemplo: Tecverde 
· Controle de qualidade da madeira
www.www.itaconstrutora.com.

Mais conteúdos dessa disciplina