Buscar

Prova Online 12-05-2019 Sociologia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Sociologia Online – 12/05/2019
1 - Positivismo é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX. Desde o seu início, com Augusto Comte (1798-1857) na primeira metade do século XIX, até o presente século XXI, o sentido da palavra mudou radicalmente, incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si. Entretanto, para Comte, o Positivismo é:
· 1 - a) Lei da persistência da força. Segundo ela, a tendência natural de todas as coisas é, desde a primeira interação com forças externas, sair da homogeneidade rumo à heterogeneidade e à variedade.
· 2 - b) É uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical.
· 3 - c) Constitui-se como a concepção materialista da História, longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominância da materialidade sobre a ideia, sendo esta possível somente com o desenvolvimento daquela, e a compreensão das coisas em seu movimento, em sua Inter determinação, que é a dialética.
· 4 - d) Tem por alvo principal a compreensão da relação entre os indivíduos e a sociedade através das relações interpsíquicas, isto é, como espaço de subjetividade que se realiza, na sua forma comunicacional, pela e através da troca intersubjetiva.
· 5 - e) Todas as alternativas estão corretas.
2 - O Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical, desenvolvida na segunda fase da carreira de Comte. O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste:
· 1 - a) Na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado da experiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência (na concepção positivista), sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou matéria.
· 2 - b) Leis sem fundamentos (relações constantes entre os fenômenos observáveis).
· 3 - c) Em uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade
· 4 - d) Heterogeneidade e à variedade. À medida que as forças vindas de fora continuam a agir sobre o que antes era homogêneo, maior se torna o grau de variedade.
· 5 - e) Todas as alternativas estão erradas.
3 - Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. Surge posteriormente à constituição das ciências naturais e de diversas ciências sociais. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. Marque a opção a qual NÃO está relacionada aos TEÓRICOS - TEORIAS SOCIOLÓGICAS.
· 1 - a) O positivismo - Augusto Comte
· 2 - b) Herbert Spencer - Evolucionismo
· 3 - c) Gabriel Tarde - teoria da imitação
· 4 - d) Le Play - Pioneiro do método monográfico
· 5 - e) Georg Simmel - Formalismo Sociólogo
4 - Com relação às Vertentes Sociológicas Voltadas para a Construção Capitalista, muitos autores sociólogos tiveram grande importância nessa época. Julgue os itens a seguir:
I - Pai do realismo sociológico, Émile Durkheim, explica o social pelo social, como realidade autônoma. Tratou em especial dos problemas morais (o papel que desempenham, como se formam e se desenvolvem), concluindo que a moral começa concomitantemente à vinculação com o grupo. Durkheim considerava a educação como imagem e reflexo da sociedade, como um fato fundamentalmente social.
II - Georg Simmel foi um sociólogo alemão,desenvolveu a sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana (o neokantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da época) que distinguia a forma do conteúdo dos objetos de estudo do conhecimento humano. Tal distinção pretendia tornar possível o entendimento da vida social já que no processo de associação (Vergesellschaftung, termo que cunhou para o estudo da sociologia) o invariante eram as formas em que os indivíduos se agregavam e não os indivíduos em si.
III - Leopold Von Wiese caracteriza-se pela preocupação em desenvolver a sociologia como disciplina científica autônoma, com objeto e método próprios que a diferenciam das outras ciências, especialmente das que também se dedicam ao estudo do homem.
· 1 - a) Apenas I é verdadeira
· 2 - b) Apenas II é verdadeira
· 3 - c) Apenas a III é verdadeira
· 4 - d) I, II, III são verdadeiras
· 5 - e) I, II, III são falsas
5 - A ação é um comportamento humano ao qual os indivíduos vinculam um significado subjetivo e a ação é social quando está relacionada com outro indivíduo. A análise da teoria weberiana como ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação social. Marque a opção que NÃO está atrelada aos tipos de Ação Social de Max Weber.
· 1 - a) A ação racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim específico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte.
· 2 - b) A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor.
· 3 - c) A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática.
· 4 - d) A ação irracional com relação a um valor é aquela definida pela crença consciente no valor.
· 5 - e) A ação racional com relação a um valor é aquela definida pela crença consciente no valor.
6 - Quanto ao conceito de estratificação social podemos salientar que é:
· 1 - a) É um conjunto de regras, com distinção social, política e econômica.
· 2 - b) É um conjunto de posições relativamente fixas na estrutura social constituindo como que uma camada ou um estrato que influencia as posições sociais da pessoa nas estruturas de outras organizações sociais.
· 3 - c) É um tipo especial de desigualdade.
· 4 - d) São organizações, incumbem-se de ensinar aos indivíduos o seu lugar na sociedade.
· 5 - e) Todas as alternativas estão corretas.
7 - A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócio-educacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores exceto:
· 1 - a) Lev Vygotsky
· 2 - b) Émille Durkheim
· 3 - c) Karl Marx
· 4 - d) Max Weber
· 5 - e) Todas as alternativas estão erradas
8 - É a perspectiva ou visão de mundo que as pessoas de toda uma sociedade tem em comum. Tal perspectiva é constituída por um conjunto de ideias sobre o que é a verdade, por um conjunto de valores e objetivos e por um conjunto de normas. Este conceito se aplica a:
· 1 - a) Subcultura
· 2 - b) Contracultura
· 3 - c) Cultura
· 4 - d) Valores
· 5 - e) Nenhuma das alternativas
9 - Expressa uma cultura contrária à cultura dominante, uma cultura que rejeita as normas e valores da sociedade dominante que tem como exemplo os Hippies de 1960; esse conceito se aplica em qual tipo de cultura:
· 1 - a) Subcultura
· 2 - b) Contracultura
· 3 - c) Cultura dominante
· 4 - d) Apenas a Cultura
· 5 - e) Nenhuma das alternativas
10 - A cultura é um conjunto de normas. A norma é uma regra que estabelece um padrão; um princípio que obriga e prescreve uma determinada ação ou conduta, permitindo distinguir entre o certo e o errado ou entre o justo e o injusto. A cultura pode ser dividida em:
· 1 - a) Cultura / subcultura / contracultura
· 2 - b) Valores / crenças
· 3 - c) Cultura complexa / cultura formal
· 4 - d) Conjunto de normas
· 5 - e) Todas as alternativas estão corretaIniciar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando